Fortaleza -

O que é uma célula saudável?

Células saudáveis multiplicam.  Se células saudáveis multiplicam, então a pergunta natural é: “Do que é constituída uma célula saudável para que esta esteja pronta para multiplicar?” Creio que há pelo menos quatro características de uma célula saudável:

1. Comunidade: Antes de uma multiplicação os integrantes da célula deveriam experimentar primeiro o que significa ser a família de Deus. A Trindade ama ter comunhão e uma razão-chave do ministério de células é do povo de Deus refletir a natureza de amor e unidade da Trindade. Mas o caminho para a verdadeira comunidade nos leva através de conflitos. Em meus seminários muitas vezes sou questionado sobre conflitos de relacionamento entre membros das células — como se algo estivesse muito errado quando conflitos acontecem. Lembro-os, então, que o conflito é a ferramenta de Deus para nos deixar mais parecidos com Jesus e a cumprir o mandamento de Cristo de amar uns aos outros apesar de nossas diferenças. Vale a pena o esforço de passar pelo conflito para chegar à comunidade, e não é sábio apressar o processo da multiplicação antes que a comunhão realmente acontece. Na verdade, se não houver comunidade no grupo, o que a célula filha terá para oferecer? Comunidade é um atrativo maravilhosos tanto para crentes como para não crentes. E o grupo não está pronto para multiplicar antes de experimentar a verdadeira comunidade.

2. Sacerdócio de todos os crentes: O ministério de células tem tudo a ver com participação. Permite a cada membro a tornar-se um sacerdote do Deus altíssimo. É o oposto de sentar passivamente ouvindo alguém falar. Recomendo aos líderes a falarem apenas 30% do tempo e a estimular os membros a falar os 70% restantes. Mas não estou apenas me referindo a “falar”. Participação também inclui o envolvimento nos 4Es, oração, evangelismo e o uso dos dons espirituais. Lembre que a célula é o corpo de Cristo, uma entidade sobrenatural que funciona de acordo com os dons de cada membro. A célula é o melhor lugar para os crentes descobrirem e usarem os seus dons espirituais. Você está ensinando a respeito dos dons espirituais e identificando esses dons nos membros da sua célula? Se os membros estão passivos na célula mãe, como se tornarão de ajuda quando o grupo multiplica?

3. Evangelismo em grupo: Uma das diferenças-chave entre células e outros grupos pequenos é a ênfase no evangelismo. A exemplo das igrejas nas casas do Novo Testamento, células priorizam ganhar almas perdidas para Jesus Cristo e discipula-las na célula. Membros crescem na unidade quando evangelizam em grupo. Se a célula mãe não praticou o evangelismo em conjunto, da mesma forma a célula filha não o praticará. Células que levam a multiplicação a sério, enfatizarão o evangelismo em cada encontro da célula. Como?  Uma das maneiras principais é orar pelos contatos do “oikos” e então planejar como alcança-los. A cadeira vazia é outra ferramenta poderosa (colocar uma cadeira vazia no centro do grupo e orar por uma pessoa nova para ocupa-la). Creio que também é uma grande ideia ocasionalmente substituir o encontro da célula regular por uma atividade de evangelismo planejada (p.ex. alimentar os famintos e distribuir folhetos da igreja etc).

4. Fazer novos discípulos. Creio que a essência do ministério de células é fazer discípulos que fazem outros discípulos. Lembre-se de que os membros das células amadurecem em estágios:

  • Observação
  • Participação
  • Supervisão

O primeiro passo para o líder é observar os membros na célula, prestando bastante atenção no desenvolvimento do seu caráter. O líder deve se certificar de que os membros estão usando ativamente os seus dons e participando na célula. Os melhores líderes permitem os membros a dirigir o tempo da edificação sob a supervisão e encorajamento da equipe de liderança. Enquanto novos discípulos são formados, eles também completam o trilho de treinamento (isso normalmente leva de quatro meses a um ano). Finalmente aqueles que estão supervisionando os líderes em potencial devem dar a sua aprovação final.

Deus ama a multiplicação das células, mas ele está igualmente preocupado para que a célula mãe e a célula filha sobrevivam o processo! Você está praticando as quatro características de células saudáveis mencionadas acima? Por que? Por que não?

 

 

Fonte: http://www.revistamda.com/

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo