Fortaleza -

TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE OUTUBRO 2016

 

TEMA: José e a lei do processo

TEXTO:  (Gênesis 37:1-36; 39:1- 42; 47:13-26)

 INTRODUÇÃO:

 

Antes que Deus possa usar alguém, Ele precisa preparar essa pessoa, purificar e moldar o líder que, em potencial, está dentro de cada um. Com José, não foi diferente. E ele nos deixou, com sua vida irrepreensível, um modelo de como um jovem sonhador pode se transformar em um líder de grande êxito.

José era como outros grandes líderes em um aspecto muito forte: tinha sonhos! Quais são os seus sonhos? O que você tem sonhado para contribuir para o Reino de Deus?

Você, que hoje está firme em uma Célula, deve, desde já, alimentar a busca por ser um líder de êxito, para cumprir com zelo e dedicação os sonhos de Deus para você. No futuro, você será levantado como um líder de Célula e estará também cuidando de vidas. Assim, deve entender que tudo na vida obedece à Lei do Processo.

Três aspectos são fundamentais na vida de alguém que deseja ser um líder de êxito:

1. Tempo para amadurecer

Como a maioria dos grandes líderes, José trabalhou na obscuridade por um período de sua vida antes de se tornar qualificado para liderar outras pessoas. Vendido como escravo com apenas 17 anos, ele se colocou diante de Faraó somente aos 30 anos. Foram precisos 13 anos de preparação. Na época em que interpretou os sonhos do monarca, ele era um homem transformado. Estava equipado. Era humilde e um grande líder.

 

2. Provas para se fortalecer

O ouro só é purificado depois de passar diversas vezes pelo fogo. Os diamantes são criados a partir de enorme pressão. Os grandes líderes são formados apenas a partir de provações. José nunca teria alcançado seu potencial se tivesse ficado em casa. Para tornar-se um grande líder, ele precisou ser primeiro um escravo e um prisioneiro.

 

3. A bênção de Deus

Sem Deus, um líder não pode fazer nada de valor real. Jesus declarou: “Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:5). Deus abençoou José enquanto ele trabalhava como escravo na casa de Potifar. Também o abençoou enquanto trabalhava na prisão. A Bíblia relata em Gênesis 39 quatro expressões do favor de Deus. Gênesis 39:23, por exemplo, afirma que “o Senhor era com ele, e tudo o que ele fazia o Senhor prosperava”. Se você está do lado de Deus, então não pode perder.

 

Conclusão

A Visão do MDA não é uma proposta de ilusões nem de sucesso conquistado sem mérito. Nela, Deus está equipando líderes para cuidar de uma grande multidão. E o tratamento e preparação começam no Discipulado, na CélulA, no TADEL, no Encontro, no EDD.

Todo líder na Visão precisa ter a compreensão que Deus usará de processos semelhantes aos da vida de José, para que também possa confiar-lhe um crédito de maior valor que o recebido por José: Deus quer lhe confiar o cuidado da Sua Igreja. Você está disposto a pagar o preço para realizar este sonho? Não corra do processo, vença os seus próprios limites, e, no tempo certo, você estará cumprindo essa, que é a missão mais nobre da Terra: ir e fazer discípulos de todas as nações.

 

AVISOS:

  • TADEL – Todas as terças, as 19:30hs.
  • Culto de Celebração – Domingo, as 18:30
  • Se você já fez o Encontro com Deus, não perca tempo, faça já sua inscrição para o EDD, que acontecerá nos dias 7,8 e 9 de outubro.
  • I Conferência de Discipulado na Visão do MDA no Conjunto Esperança – de 14 a 16 de outubro.

 

********************************************************************************************************************

 

TEMA: ARREPENDIMENTO

TEXTO: (Mt 3:1-2 – Mt 4:17 – At 2:38)

 

Quebra-gelo: Em sua opinião, o que é um verdadeiro arrependimento?

INTRODUÇÃO: Muitos pensam que arrependimento é apenas para quem ainda não aceitou a Jesus, mas na verdade, arrependimento é algo que tem que estar presente diariamente na vida de um verdadeiro cristão. Conforme os textos lidos, ARREPENDIMENTO foi o centro da mensagem pregada por João Batista, Jesus Cristo e também pelos Apóstolos. Nesta noite vamos aprender juntos:

 

04 ATITUDES necessárias para provarmos um ARREPENDIMENTO GENUÍNO

1ª AtitudePERCEPÇÃO DO PECADO.  (Atos 26:18)

Precisamos ter os olhos abertos para o pecado. Infelizmente muitos ainda são insensíveis para perceber o pecado em sua vida. Percepção do pecado foi um dos aspectos mais importante no arrependimento do filho pródigo. Lc 15:17 diz:…então caindo em si… Antes que um homem vá a Cristo, ele precisa primeiramente ir a si mesmo.

PERGUNTA: Em sua opinião, o que leva um homem a perder a sensibilidade para o pecado?

 

2ª Atitude: TRISTEZA PELO PECADO. (Salmos 38:18b)

…entristeço-me por causa do meu pecado…

A tristeza pelo pecado, também precisa estar presente no arrependimento. No texto lido, Davi sentiu profunda tristeza pelo pecado. Aquele que se arrepende sem se entristecer, ainda não se arrependeu verdadeiramente, porque enquanto o nosso coração não estiver cheio de tristeza, não estará pronto para o arrependimento, ou seja, um cristão que nunca sentiu tristeza pelo pecado ele ainda não provou um verdadeiro arrependimento.

PERGUNTA: Você já teve uma experiência de se entristecer com algo errado que fez? (Pergunte se alguém pode compartilhar com o grupo.)

 

3ª Atitude: CONFISSÃO DE PECADO. (SALMOS 32:5-6)

A tristeza é um sentimento tão forte, que terá expressões, suas expressões são lágrimas nos olhos e confissão nos lábios. A confissão impede satanás de nos acusar, porque quando nos julgamos a nós mesmos não somos julgados (1 Co 11:31).

PERGUNTA: Em sua opinião, como fazer uma confissão verdadeira?

 

4ª Atitude: CONVERTER-SE DO PECADO. (Isaías 55:7)

Esse converter-se é chamado de abandonar o pecado. Morrer para o pecado é a vida do arrependimento. Esse converter-se do pecado também implica numa mudança notável, é tão visível, que os outros podem percebê-lo.

PERGUNTA: Com suas palavras defina o que é conversão?

 

CONCLUSÃO: Sem um genuíno arrependimento não tem como entrarmos no REINO DE DEUS, que possamos pedir para Deus um coração quebrantado e sensível para perceber o pecado, confessando e abandonando sempre os mesmos.

 

AVISOS:

  • TADEL – Todas as terças, as 19:30hs.
  • Culto de Celebração – Domingo, as 18:30
  • Se você já fez o Encontro com Deus, não perca tempo, faça já sua inscrição para o EDD, que acontecerá nos dias 7,8 e 9 de outubro.
  • I Conferência de Discipulado na Visão do MDA no Conjunto Esperança – de 14 a 16 de outubro.

 

***********************************************************************************************************

 

TEMA: UM RELACIONAMENTO PROFUNDO COM DEUS

Texto: Gênesis 32: 22-32)

Quebra-gelo: Em sua opinião, qual a maior dificuldade para construir um relacionamento profundo com pessoas?

Introdução: Deus criou o homem para ter um relacionamento profundo com Ele. Mesmo este relacionamento sendo quebrado pelo pecado, Jesus restaurou através do seu próprio sangue. Deus não espera que ao decidirmos ter uma vida com Ele, continuemos a viver como se ainda existisse uma enorme barreira entre nós e Ele. Pelo contrário, o Senhor quer que compreendamos que Ele está próximo de nós e que o véu que nos separava Dele, já não separa mais. Deus tem ao longo do tempo buscado esse relacionamento com o homem. E o relacionamento que Deus espera ter conosco é um relacionamento profundo. Relacionamentos superficiais são vulneráveis e sem sustentação, e não é isto que Deus quer de nós. Nesta noite vamos aprender juntos

 

 

03 LIÇÕES PARA CULTIVARMOS UM RELACIONAMENTO PROFUNDO COM DEUS

1ª Lição - É NECESSÁRIO TIRAR TEMPO SOZINHO COM DEUS. - v.24ª…Jacó porém ficou só… - Mt 14:23

TSD, tempo sozinho com Deus, este é o primeiro grande segredo para termos um relacionamento profundo com Deus. No texto lido diz que Jacó fez passar tudo o que tinha, porém ele ficou a sós com Deus. Temos também o exemplo de Jesus, que deixava a multidão e subia sozinho ao monte para orar. Se você está buscando por um relacionamento mais profundo com Deus decida ainda hoje passar mais tempo com Deus.

PERGUNTA: Em sua opinião, o que fazer para melhorar o nosso TSD (tempo sozinho com Deus).

 

2ª Lição - EU PRECISO LUTAR COM DEUS EM ORAÇÃO - v.24b …e lutou com ele um homem até o romper do dia… – Lc 11:10-13

Lutar com Deus é PEDIR, BATER, BUSCAR, é realmente desejar um encontro, ninguém consegue ter um relacionamento profundo com Deus sem desejar. Jacó passou a noite inteira lutando com Deus em oração, revelando seu desejo de ser tocado por Deus. Outro exemplo é Zaqueu que ...procurava ver quem era Jesus… (Lc 19:2). Zaqueu também lutou. Venceu a multidão, subiu numa figueira, mostrou-se disposto a restituir o que havia roubado, disposto a dividir sua riqueza com os pobres, mas não abriu mão de um encontro profundo com Jesus. Este tem que ser o nosso desejo por um encontro com Deus.

PERGUNTA: Em sua opinião, o que fazer para nossa sede espiritual aumentar?

 

3ª Lição - EU PRECISO ACEITAR O CONFRONTO DE DEUS. v.27 . Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó...

Não tem como se relacionar profundamente com Deus sem um confronto com Ele. Deus sabe tudo a nosso respeito, mas espera ouvir de nossos lábios qual é realmente o nosso nome. Quando JACÓ falou o seu nome para Deus, revelou toda sua identidade, ele havia mentido, enganado, usurpado, mas Deus que já sabia de tudo isto. Após sua confissão, Deus mudou o nome dele para Israel que significa “homem que luta com Deus” ou “homem que vê Deus”.

PERGUNTA: Em sua opinião, porque o homem foge do confronto com Deus?

 

CONCLUSÃOO v.31 diz que Jacó saiu do encontro com Deus manquejando de uma coxa. Todo relacionamento profundo com Deus deixa marcas para sempre sobre nós. Deus te trouxe aqui porque Ele também deseja ter um relacionamento profundo com você, Ele está esperando por você!!!

 

AVISOS:

  • TADEL – Todas as terças, as 19:30hs.
  • Culto de Celebração – Domingo, as 18:30
  • Se você já fez o Encontro com Deus, não perca tempo, faça já sua inscrição para o EDD, que acontecerá nos dias 7,8 e 9 de outubro.
  • I Conferência de Discipulado na Visão do MDA no Conjunto Esperança – de 14 a 16 de outubro.

 

****************************************************************************************************

 

TEMA: PERDIDO NA CASA DO PAI  

Texto: Lucas 15:25-32

Quebra-gelo: Você já ficou ressentido e indignado contra alguém sem motivo? Como se sentiu?

Introdução: O texto de Lucas 15:25-32, fala sobre o irmão do filho pródigo. O texto aponta o terrível perigo de estar na casa do pai, dentro da igreja, “obedecendo às leis”, cumprindo deveres, e ainda assim, estar perdido na casa do pai. O ressentimento e indignação do filho mais velho, fez com que ele se mostrasse tão perdido quanto o irmão pródigo que havia saído da casa. vamos meditar no texto e aprender juntos as características de um filho que está perdido dentro da casa do pai, e fazer um autoexame de nós mesmo.

 

CARACTERISTICA DE UM FILHO QUE ESTÁ PERDIDO NA CASA DO PAI:

1. Vive dentro da igreja, mas não é livre  –  v.29

Ele não vive como filho, mas como escravo. Faz as coisas certas com a motivação errada. Sua obediência não provém do coração, mas da obrigação. Ele nunca entendeu o que é ser filho. Nunca conheceu o amor do Pai. Muitos, também, estão na igreja por uma mera obrigação. Obedecem, mas não têm alegria. Estão na casa do Pai, mas vivem como escravos.

PERGUNTA:Com suas palavras, o que é viver em liberdade?

 

2. Vive dentro da igreja, mas está com o coração cheio de amargura –  v.30

O filho mais velho irritou-se com a misericórdia do Pai. Ele não se alegrou com a restauração do seu irmão caído. Para ele quem erra não tem chance de restauração nem deve ser objeto de perdão. Mas a Palavra de Deus diz que quem não ama a seu irmão ainda permanece nas trevas. O ódio que ele sentia pelo irmão não era menos grave que o pecado de dissolução que outro cometera fora da igreja. O ressentimento que crepitava em seu coração o isolou do Pai e do irmão. Ele se recusou a entrar em casa para celebrar a volta do irmão arrependido, antes se encolheu magoado, revoltado, envenenado pela mágoa destruidora.

PERGUNTA:Você já venceu amargura e ressentimento em sua vida? Como você venceu, e como se sentiu?

 

3. Vive dentro da igreja, na presença do Pai, mas anda como solitário – v.31 …filho, tu sempre estás comigo…

Ele anda sem alegria. Está na casa do Pai, mas não tem comunhão com ele. Muitos também estão na igreja, mas não têm intimidade com Deus, não desfrutam da alegria da salvação, não experimentam as doces consolações do Espírito, vivem como órfãos, sozinhos, curtindo uma solidão dolorosa.

PERGUNTA: Você já passou pela experiência de estar dentro da Igreja e se sentir solitário? Como você superou isto?

 

4. Vive dentro da igreja, mas não se sente dono do que é do Pai – v.31b …todas as minhas coisas são tuas…

Ele era rico, mas estava vivendo na miséria. Tinha toda a riqueza do Pai à sua disposição, mas vivia como escravo. Era filho, mas não banqueteava com os seus amigos. Assim, também, muitos vivem na igreja sem experimentar os banquetes do céu, servindo a Deus por obrigação, sem desfrutar das riquezas do reino de Deus.

PERGUNTA: Em sua opinião, porque muitos dentro da igreja não conseguem desfrutar das riquezas do reino de Deus.

 

Conclusão: O mesmo Pai que saiu para abraçar o filho pródigo arrependido sai para conciliar este filho revoltado. O arrependido, com o coração quebrantado, festejou a sua restauração; o outro ficou do lado de fora, perdido, com o coração endurecido. Porém a vontade do Pai era que os irmãos estivessem se alegrando juntos, assim como é da vontade de Deus que vivamos juntos como irmãos na casa do Pai, desfrutando de todas suas riquezas.

 

AVISOS:

  • TADEL – Todas as terças, as 19:30hs.
  • Culto de Celebração – Domingo, as 18:30
  • Se você já fez o Encontro com Deus, não perca tempo, faça já sua inscrição para o EDD, que acontecerá nos dias 7,8 e 9 de outubro.
  • I Conferência de Discipulado na Visão do MDA no Conjunto Esperança – de 14 a 16 de outubro.

 

*************************************************************************************************************

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Um Comentário para TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE OUTUBRO 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo