Fortaleza -

TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE NOVEMBRO 2016

 

TEMA: OS CAMINHOS DE DEUS

Texto: Provérbios 4:11-12 e Provérbios 16:25

Quebra-gelo: Você já pegou um caminho errado?

INTRODUÇÃO: Certa pessoa foi viajar e acabou pegando uma estrada errada, andou 300 quilômetros até perceber o erro, então retornou para retomar o caminho certo. Esses 600 quilômetros a mais não permitiram que ele chegasse ao destino no tempo planejado. Ele teve que parar para dormir, gastou com hotel, e só chegou ao seu destino no dia seguinte.  A vida é uma viagem com vários caminhos a seguir, a maioria não nos leva ao destino que queremos. A Bíblia ensina que muitos caminhos que parecem bons aos nossos olhos acabam sendo caminhos de morte. Se errarmos o caminho na estrada da vida também atrasaremos a chegada, nos desgastamos mais, gastamos mais recursos à toa (pagamos por isso), e se não percebemos que o caminho esta errado, e voltarmos, acabarão nos destruindo. Hoje vamos aprender juntos:

TRÊS IMPORTANTES LIÇÕES PARA NÃO ERRARMOS O CAMINHO:

1ª Lição – Precisamos conhecer os caminhos de Deus. Is 55:8-9

É impossível andar nos caminhos de Deus sem os conhecer. O texto lido diz que os nossos caminhos não são os caminhos de Deus. Só existe um meio de conhecer os caminhos de Deus. Conhecendo Sua Palavra. A Bíblia é o manual da vida segundo a Vontade de Deus. Provérbios 4:11-12 nos ensina, que é só andando pelos caminhos de Deus , que nossos pés não se embaraçarão, e não tropeçaremos.

PERGUNTA: Você já teve alguma experiência MARCANTE de ter ERRADO O CAMINHO, por não conhecer a Palavra de Deus? Peça para a pessoa compartilhar com o grupo.

2ª Lição – Precisamos parar de insistir com o que não dá certo. (Pv 16:25)

Tem um ditado que diz que no fim dá tudo certo, mas só se o caminho é o certo. Muitas vezes insistimos em andar por um caminho que não é o caminho de Deus, e mesmo as coisas não dando certo, continuamos a insistir. A Bíblia diz que o caminho de Deus é perfeito e de paz, sendo assim se os nossos caminhos tem sido caminhos de perturbação e de perdas, precisamos parar de insistir nos erros.

PERGUNTA: Com suas palavras, qual a lição que você tira de (Pv 16:25)? Deixe a pessoa compartilhar sua opinião.

 3ª Lição – Precisamos ESCOLHER e DECIDIR andar pelos caminhos de Deus. (Sl 119:30 – Pv 3:5-6)

Não adianta conhecermos os caminhos, e a Vontade de Deus, e não caminharmos por eles. O Salmo lido, diz que somos nós que decidimos e escolhemos andar pelo caminho do Senhor. Devemos sempre lembrar que tanto os caminhos como a Vontade de Deus é nos oferecida e não imposta.

PERGUNTA: Em sua opinião, porque muitas pessoas conhecem os caminhos de Deus, mas não andam por eles? Peça para a pessoa compartilhar com o grupo.

Conclusão: Você está cansado de tentar várias coisas sem o resultado esperado? Está cansado de colher desgaste e frustração? Está cansado de insistir com o que não dá certo? Está disposto a deixar o seu caminho para andar pelos caminhos de Deus? Então decida hoje entregar os seus caminhos ao Senhor e viver segundo a Sua vontade.

 

AVISOS:

  • TADEL – Todas as terças, as 19:30 hs.
  • Culto de Celebração – Domingo, às 18:30 hs.
  • Cursos de membresia e Diaconia – todas às segundas, às 19:30 hs.

 

**********************************************************************************

 

TEMA: “A LEI DA SEMEADURA” 

Texto Bíblico: Gl 6:7-9

Quebra-gelo: Você conhece a lei da semeadura?

Introdução: Uma das leis mais simples de se entender, e talvez a mais presente no nosso dia a dia é a lei da semeadura. Ela é simples, significa que toda “semente” que você lançar na terra um dia retornará para você em forma de “colheita”. Quando falamos de semeadura não estamos falando de planta ou de plantação agrícola, as sementes que lançamos na terra, são as nossas atitudes e posturas. O importante é que saibamos  que todas nossas atitudes podem resultar numa colheita boa ou ruim, dependendo do que semeamos. Tudo que é semeado sempre retorna como colheita. Neste estudo vamos aprender juntos.

Como ter uma boa colheita?

1º Precisamos semear uma boa sementev.8

O texto de Gálatas diz que quem semeia na carne colherá corrupção, e, Pv 22:8 diz também que quem semeia a injustiça colhe a maldade. Uma semeadura ruim pode trazer conseqüências desastrosas para nós e nossa família. Se quisermos uma colheita abençoada precisamos semear boas sementes, pois o texto diz que quem semeia no Espírito colherá vida.

PERGUNTA: Em sua opinião, o que fazer com as más sementes que semeamos no passado? Resposta sugerida: Confessar a Deus e não semear mais; se estiver colhendo o fruto delas procure a ajuda de um discipulador;

2º Não podemos desistir de semear. v.9 …se não desanimarmos

Aqui reside o maior problema da maioria de nós, a perseverança. Muitos até começam a semear para colher em Deus, mas abandona o processo antes da colheita. A Bíblia deixa muito claro que a boa colheita vem apenas para quem não desfalece; ou seja, para quem semeia e persevera. Não importa qual a sua necessidade, confie em Deus, na sua Palavra e persevere semeando.

PERGUNTA: Em sua opinião, o que leva as pessoas a desistir de semear boas sementes antes da colheita. Resposta sugerida: Falta de dedicação, falta de amor, falta de disciplina, falta de perseverança.

3º Precisamos esperar o tempo certo para colher. v.9pois no tempo próprio colheremos

Muitos não têm uma boa colheita porque se precipitam. Até usam a semente certa, mas a ansiedade e a pressa os movem a colher cedo demais, ou a desistir. Não se precipite, lembre-se que há tempo para todo propósito e o tempo certo (o tempo de Deus) para a sua colheita chegará.

PERGUNTA: Em sua opinião, qual a melhor maneira de esperar o tempo da colheita sem desanimar. Resposta Sugerida: Manter-se motivado; perseverar em oração;

Conclusão: Quer uma vida abençoada? Quer receber uma boa colheita das mãos de Deus? Então vamos semear boas sementes, nunca desistir em continuar semeando, e esperar com paciência o tempo da colheita, pois a promessa é que certamente colheremos se não houvermos desfalecido.

 

AVISOS:

  • TADEL – Todas as terças, as 19:30 hs.
  • Culto de Celebração – Domingo, às 18:30 hs.
  • Cursos de membresia e Diaconia – todas às segundas, às 19:30 hs.

 

**********************************************************************************

 

TEMA: MORRENDO PARA FRUTIFICAR

Texto Base: (João 15:8 – João 12:24)

Quebra-gelo: Em sua opinião, o que é ser um cristão frutífero?

Introdução: Todo cristão é chamado por Deus para viver uma vida frutífera. O texto lido como base, nos ensina que a única maneira de Glorificarmos a Deus em nossas vidas é dando muito fruto. O texto também nos ensina que uma vida frutífera é o sinal de um verdadeiro discípulo de Jesus. Dar fruto implica em reproduz à vida de Jesus em nós e também em outras pessoas. O texto de João 12:24 diz que a morte é necessário para aquele que quer produzir muito fruto, nesta noite vamos aprender juntos:

TRÊS ÁREAS QUE PRECISAMOS CRUCIFICAR EM NOSSAS VIDAS PARA FRUTIFICARMOS.

1) Crucificar o EU. – Gálatas 2:20

O “EU” fala do homem interior, de quem realmente somos. Morrer para o “EU”, é crucificar a própria reputação. Uma pessoa que crucificou o “EU”, não mais se preocupa com: FAMA – ELOGIOS – CRÍTICAS – POSIÇÃO – ACEITAÇÃO PESSOAL. É uma pessoa humilde, que faz de tudo para não se aparecer.

PERGUNTA: Em sua opinião, porque temos tanta dificuldade para crucificar o nosso “EU”?

2) Crucificar a CARNE. – Gálatas 5:24

Carne, fala do nosso corpo. É a parte que não se converte. O texto de Romanos 6:4,6 nos ensina que no exato momento que recebemos Jesus em nossas vidas, a nossa carne tem que entrar num processo de morte. Se estivermos vivos para os desejos da carne, então estamos mortos para Cristo.

PERGUNTA: Em sua opinião, qual o segredo para vencermos os desejos da carne?

3) Crucificar o MUNDO. Gálatas 6:14

Crucificar o mundo é dizer NÃO para os seus prazeres e encantos. O texto de Tiago 4:4 diz que quem quiser ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus, é impossível agradar a Deus sendo amigo do mundo. Em 1 João 2:15-17 diz também que não devemos amar o mundo e nem as coisas que á no mundo.

PERGUNTA: Em sua opinião, como resistir aos prazeres do mundo?

CONCLUSÃO: Lucas 9:23 diz o seguinte: Jesus dizia a todos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. A palavra é para todos, porém quem decide ser discípulo somos nós. …se alguém quiser… Ninguém é obrigado, porém, segundo o texto, quem quer ser discípulo de Jesus tem que fazer três coisas: …negar a si mesmo….tomar a sua cruz…e segui-lo. É só morrendo que podemos frutificar. Você está disposto a morrer nessas três áreas de sua vida, para frutificar???

 

AVISOS:

  • TADEL – Todas as terças, as 19:30 hs.
  • Culto de Celebração – Domingo, às 18:30 hs.
  • Cursos de membresia e Diaconia – todas às segundas, às 19:30 hs.

 

**********************************************************************************

 

TEMA: APRENDENDO COM OS ERROS DE JUDAS ISCARIOTES

TEXTO: Mt 26:20-30

Quebra-gelo: Em sua opinião qual foi o pior erro que Judas cometeu? (Deixe o grupo comentar a vontade)

Introdução:  Vivemos em dias que muitos têm sido …mais amigo dos prazeres do que amigo de Deus( 2Tm 3:4). Precisamos vigiar para que não venhamos a fazer parte deste grupo de pessoas. O texto lido, fala sobre a última ceia que Jesus celebrou com os seus discípulos aqui na terra inclusive com Judas Iscariotes. Interessante é que Judas foi escolhido por Jesus, caminhou com Jesus, trabalhou no ministério de Jesus, participou da última ceia com Jesus aqui na terra, mas infelizmente, não vai participar da Santa Ceia no céu. Isto é muito triste. A Bíblia descreve alguns erros que Judas cometeu em sua vida e hoje vamos meditar sobre:

TRÊS ERROS QUE JUDAS ISCARIOTES COMETEU

1º erro que Judas cometeu – ELE NÃO VALORIZOU O SEU CHAMADO. Lucas 6:12-16

Judas foi chamado pelo nome por Jesus, ele foi escolhido por Jesus, mas infelizmente não valorizou seu chamado. Em Mt 22:14 diz que muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Isto acontece não porque Jesus queira salvar a poucos, e sim porque muitos rejeitam o seu chamado.

PERGUNTA: Em sua opinião, porque tantas pessoas desistem da fé?

2º erro que Judas cometeu – ELE TEVE UMA VISÃO TERRENA. Atos 1:18

Judas tinha uma forte inclinação pelas coisas terrenas. Ele era materialista e avarento. É triste saber que a propriedade que ele comprou foi o local da sua morte. Muitos cristãos de hoje, também têm morrido espiritualmente com seus próprios bens terrenos, infelizmente se deixam embriagar pelas coisas matérias ficando escravos delas.

PERGUNTA: Com suas palavras defina o que é ser um cristão materialista?

3º erro que Judas cometeu – ELE SABIA MUITO SOBRE JESUS, MAS NÃO TINHA UM RELACIONAMENTO PROFUNDO COM ELE. João 18:2

Sem dúvida, Judas sabia muito sobre Jesus, mas cultiva muito pouco relacionamento com Ele. Hoje, muitos têm caído neste mesmo erro, sabem muito sobre Jesus, mais não tem intimidade com Ele. Pra não cometermos o mesmo erro que Judas, precisamos nos aprofundar em nosso relacionamento com Deus, tendo uma profunda comunhão diária com Ele.

PERGUNTA: Em sua opinião, o que mais tem impedido o cristão de ter comunhão com Deus nos dias de hoje?

CONCLUSÃO: São erros que nós não podemos cometer. Como já falamos Judas participou da ultima ceia de Jesus aqui na terra, mas provavelmente não vai participar no céu. Jesus nunca desistiu de Judas, Ele o amou até o fim. E assim é com nós, Jesus nos ama e com certeza tem o melhor para nós, mas para recebermos o melhor Dele, precisamos amá-lo de todo nosso coração, acima de tudo e sem interesse.

AVISOS:

  • TADEL – Todas as terças, as 19:30 hs.
  • Culto de Celebração – Domingo, às 18:30 hs.
  • Cursos de membresia e Diaconia – todas às segundas, às 19:30 hs.
**********************************************************************************
Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Um Comentário para TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE NOVEMBRO 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo