Fortaleza -

TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE FEVEREIRO 2017

 

TEMA: CÃES, PORCOS E OVELHAS

TEXTO:  Mateus 7:6

QUEBRA GELO: Diversos textos na Bíblia mostram a ovelha e o cordeiro como animal adequado a ser ofertado a Deus. Também as ovelhas são por vezes símbolos de pessoas que se colocam sob o cuidado de Deus como Pastor. O Salmo 23 é o texto mais conhecido. Comece lendo o Salmo 23 e em seguida proponha às pessoas que cada uma diga em que se parece com uma ovelha. Espere até que cada um compartilhe uma característica da ovelha ou do cordeiro que tem. Em seguida, leia o texto base deste estudo e anuncie que, infelizmente, há pessoas a quem o Senhor Jesus chama de cães e outros de porcos.

1.    JESUS CHAMA DE CÃES E PORCOS pessoas que não aceitam o que é SAGRADO e PRECIOSO para ELE.

Jesus usou estes animais porque no Judaísmo eles são considerados impuros. Nenhum cachorro ou porco poderia, jamais, ser oferecido como sacrifício no altar. Nem como alimento deveriam ser consumidos. Porque tanto os cães como os porcos se alimentam de sujeira. São impuros porque gostam se lixo e sujeira.

A Bíblia conta que quando o rei de Israel, Acabe, morreu, cachorros lamberam o sangue dele! (I Rs 22:38). Pior ainda: quando Jezabel morreu, cães comeram o corpo dela a ponto de somente restarem o crânio, as mãos e os pés! (II Rs 9:35-37). Em Lc 16:21, Jesus contou que cachorros lambiam as feridas do mendigo Lázaro! Porcos comem qualquer coisa e não têm nenhum constrangimento de comer lixo. Já os cães têm ainda algo de pior, segundo Jesus: eles por vezes atacam e podem até matar quem lhes contraria (Mt 7:6). Então, para Jesus os porcos representam pessoas que gostam muito do lixo do mundo, da imundice. Elas não trocam a imundice pelo tesouro valioso que Jesus chamou de “pérolas”. Já os cães são as pessoas que também gostam de lixo e que chegam a se ofender quando alguém lhes prega que precisam se arrepender dos seus pecados. Para elas o que é Sagrado não tem nenhum valor.

O apóstolo Paulo sabia que há pessoas que são “cães” e por isso escreveu: Acautelai-vos dos cães… E o último capítulo da Bíblia tem uma lista de pessoas que ficarão de fora da Salvação na Nova Jerusalém: Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os idólatras e todo o que ama e pratica a mentira. Novamente, Jesus usa a figura dos cachorros para referir-se àquele tipo de pessoas.

2.    NEM CÃO, NEM PORCO, MAS OVELHA.

Uma das principais características da ovelha é que ela precisa de um pastor. O porco despreza. O cão se ofende. A ovelha se alegra pela bênção de entrar no aprisco pela porta. Aliás, em Mt 7.13, Jesus disse que é preciso entrar pela “porta estreita”. O aprisco é o lugar de descanso e segurança para as ovelhas. Em João 10.2-4, Jesus explica a rotina das ovelhas que são guiadas pelo pastor. Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas.

     “O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora. Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem porque conhecem a sua voz”.     (Jo 10:2-4)

3.    UMA PÉROLA DE GRANDE VALOR.

O Senhor Jesus Cristo quer ser seu pastor também. Ele quer conduzir sua vida, abençoar você e sua casa. Quer proteger e livrar você da morte e do inferno. Para tanto, é preciso que você entregue sua vida a Ele. Qual é sua resposta? Se você disser que prefere viver no pecado e no mundo, então você não é ovelha. Se você ficar ofendido e com raiva deste Chamado, então você não é ovelha. Mas se você aceitar este convite e se entregar de todo coração a Ele, é sinal de que você é uma ovelha que estava desgarrada e foi encontrada.

CONCLUSÃO: Dê oportunidade para as pessoas entregarem suas vidas a Jesus como Senhor, Salvador e Pastor. Ore com elas e comece a consolidação.

 

AVISOS:

TADEL – Todas as terças, as 19:30 hs.

Culto de Celebração – Domingo, às 18:30 hs.

Início da ESCOLA DE LÍDERES: (Segunda dia 06/02 às 19:30hs) e (domingo dia 12/02 às 9:00hs)

 

###########################################################################################

 

TEMA:  A MULHER QUE MUDOU A AGENDA DO SENHOR

TEXTO: Marcos 7:24-30

QUEBRA GELO: Comece o estudo lendo a narrativa em Mc 7:24-30. Em seguida, pergunte aos presentes acerca de qual a utilidade de uma agenda. Ouça e anuncie que Jesus foi à região de Tiro e Sidom, que ficavam fora do território da Galiléia, tendo uma agenda bem definida. Jesus não foi à região da Fenícia (hoje, Líbano) para curar ou libertar algum morador dali. Como qualquer pessoa muito ocupada e importante, Jesus tinha “uma agenda” (uma programação de atividades). E coube a uma mulher síria a ousadia de modificar a agenda de Jesus.

1.    RAZÕES PELAS QUAIS JESUS FOI À REGIÃO DE TIRO E SIDOM

Tiro era uma cidade portuária, banhada pelo Mar Mediterrâneo. Marcos conta que Jesus foi para os arredores de Tiro e Sidom – ou seja, para algum povoado próximo àquelas cidades importantes. Portanto, Jesus saiu do seu país, para uma região distante algumas dezenas de quilômetros de Cafarnaum. Marcos conta em 7:24 que Jesus instalou-se numa casa e não queria que ninguém o soubesse. Jesus foi para a Fenícia por algumas razões:

1)      Ele queria afastar-se um pouco das multidões porque tanto Ele como os discípulos não tinham tempo nem para comer de tão intenso que era o ministério na Galiléia (cf Mc 6:31).

2)      Ele queria estar num lugar afastado para ter um tempo especial com seus discípulos.

3)      Ele afastou-se da Galiléia em face às ameaças de ser preso. Assim, é claro que a programação de Jesus não incluía atender ou pregar naquele lugar. Isto viria a ocorrer posteriormente, através da Igreja.

2.    A MULHER QUE DESCOBRIU A CASA ONDE JESUS ESTAVA

     A Bíblia conta que a mulher era de origem Síria e Fenícia (Mc 7:26). O texto informa também que a mulher “era grega” – ou seja, falava o idioma grego e tinha a religião grega. Um autor dos primeiros séculos da Igreja, Clemente, registrou que o nome desta mulher era Justa e que sua filha se chamava Berenice. A Bíblia conta que a menina era atormentada por um espírito imundo. De alguma maneira, a mulher descobriu “o segredo” e buscou a ajuda de Jesus na casa onde Ele estava.

Nenhum rabino de Israel atenderia uma mulher grega. A religião judaica proibia tais contatos. O relato de Atos 10, que conta a ida de Pedro á casa do centurião romano em Cesaréia é um exemplo de como os judeus aprendiam a não ter contato com gentios.

Era comum que os rabinos se referissem aos gentios (ou pagãos) como “cães”. Por isso Jesus disse à mulher: Deixe que primeiro os filhos comam até se fartar; pois não é correto tirar o pão dos filhos e lançá-los aos cachorrinhos. Os filhos eram os judeus – a agenda de Jesus era cumprir as Profecias, as Promessas e morrer como Cordeiro Santo. Ele era o Messias prometido a Israel. Note o detalhe que Jesus usou um termo mais “suave” ao dizer para a mulher que atendê-la não estava na sua programação: cachorrinho…

A mulher modificou a agenda de Jesus porque aceitou a revelação que a Salvação veio primeiro para os judeus. Deus quis assim. Primeiro para os judeus, depois para os gregos e demais gentios (cf Rm 1:16, Jo 4:22). Ela não se ofendeu. Ao contrário, surpreendeu Jesus com um apelo humilde: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças. (v. 28). Jesus disse para a mulher: por causa desta resposta, você pode ir; o demônio já saiu de sua filha.

CONCLUSÃO: Esta narrativa está na Bíblia para nos inspirar a agirmos da mesma forma e entrarmos “na agenda” de Jesus. Você também pode atrair de modo especial a atenção de Jesus para salvar sua vida e livrá-lo do poder do Diabo. Se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres. (Jo 8:36). Faça como a mulher. Creia em Jesus, humilhe-se diante dEle, peça perdão dos seus pecados e entregue sua vida ao Senhor e Salvador. HOJE, HÁ ESPAÇO PARA VOCÊ NA AGENDA DE JESUS.

 

AVISOS:

TADEL – Todas as terças, as 19:30 hs.

Culto de Celebração – Domingo, às 18:30 hs.

Início da ESCOLA DE LÍDERES: (Segunda dia 06/02 às 19:30hs) e (domingo dia 12/02 às 9:00hs )

 

##############################################################################

 

TEMA: QUAL A SUA ATITUDE DIANTE DA PALAVRA DE DEUS?

TEXTO: II Crônicas 34:19, 29-30

QUEBRA GELO: Para esta ministração você deverá preparar uma folha impressa, de preferência simulando um manuscrito, onde estará escrito o texto de Hebreus 3:12,15: “Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.” “(…) Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração…” Todos os presentes vão participar do estudo com a folha na mão e ao final serão convidados a tomar uma atitude a exemplo de Josias ou a exemplo de Jeoaquim.

Leia Jeremias 36:23-32. O texto narra a reação do rei Jeoaquim, que reinava em Jerusalém no ano de 605 aC (antes de Cristo). Naquela época o profeta Jeremias era o instrumento de Deus para chamar o povo judeu ao arrependimento. A mensagem do profeta era de que a única forma de escapar do juízo de Deus era através do arrependimento verdadeiro do rei, dos líderes e do povo. Jeremias 36 conta que Deus mandou o profeta escrever um rolo (livro em pele de carneiro). O material foi revelado por Deus para ser lido no templo. Ao tomarem conhecimento da Palavra de Deus que estava sendo lida por Baruque, auxiliar de Jeremias, autoridades de Israel levaram o rolo diretamente ao rei Jeoaquim, de Judá.

A pior reação possível foi tomada pelo rei. Ele já mandara prender Jeremias e decidiu também perseguir Baruque. Além disso, rejeitou a chamada de Deus ao arrependimento, não se importou com a revelação de que o juízo de Deus estava próximo. E fez questão de queimar todo o rolo. Observe o verso 24, onde a Bíblia registra que tanto o rei como os seus conselheiros, mesmo ouvindo a Palavra, não ficaram alarmados, nem lamentaram. Para demonstrar sua dureza de coração Jeoaquim queimou o Livro. Infelizmente, ele, sua família e seu povo pagaram um preço caro por esta rebeldia. Em II Crônicas 36:6, temos o relato de que ele foi aprisionado pelo rei da Babilônia, Nabucodonozor, e levado para o exílio preso com algemas, como um escravo. Este tipo de situação humilhante é o resultado de se rejeitar a Palavra de Deus e ao Deus da Palavra.

Agora, Leia II Crônicas 34:19-21 e 29-30. O rei era Josias (pai de Jeoaquim!) herdara um reino empobrecido por conta de seu pai, Amom, ter sido um rei ímpio. Inclusive, o pai de Josias foi assassinado numa conspiração. Mas aconteceu que a Palavra de Deus chegou até Josias e a reação que ele teve ao ouvir a Palavra é descrita em II Crônicas 34.19: ele rasgou as próprias roupas (em sinal de completo quebrantamento). O rei Josias se humilhou, mudou radicalmente de vida e conduziu todo o país a livrar-se da idolatria e a se voltar para Deus. Josias fez com que todos em Israel conhecessem a Palavra e fizessem uma aliança com Deus (II Cr 34:32-33).

Humilhar-se e reconhecer-se pecador é um grande passo para que Deus salve a sua vida. O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado (Sl 34:18). Jesus quer salvar sua vida assim como Deus queria salvar a Josias.

Que diferença! Josias creu, quebrantou-se e mudou. Jeoaquim foi incrédulo, mantevese no pecado e queimou o rolo com a Palavra de Deus. Por isso Jeoaquim terminou sua vida acorrentado e escravo na Babilônia.

Hoje, cada pessoa presente a esta célula está diante de uma escolha. Você agirá como Josias ou como Jeoaquim?

CONCLUSÃO: Você tem em suas mãos uma Palavra de Deus chamando você a se humilhar diante de Deus. Decida como você irá proceder. Quebrantando-se e decidindo por uma aliança com o Deus a quem Josias serviu ou resistindo e rejeitando o chamado de Deus. Você recebe a Palavra ou prefere “queimar” esta Palavra?

 

AVISOS:

TADEL – Todas as terças, as 19:30 hs.

Culto de Celebração – Domingo, às 18:30 hs.

Início da ESCOLA DE LÍDERES: (Segunda dia 06/02 às 19:30hs) e (domingo dia 12/02 às 9:00hs )

 

######################################################################################

 

TEMA: PROVISÃO NA BOCA DE UM PEIXE

TEXTO: Mateus 17:24-27

QUEBRA GELO: Inicie o estudo de hoje lendo Mateus 17.24-27. Em seguida pergunte aos presentes se algum deles teve a experiência de encontrar dinheiro na boca de algum peixe. Em seguida, anuncie o tema do estudo de hoje que trata do poder de Deus em suprir seus filhos de modo surpreendente, como fez com Jesus e Pedro.

Mateus, ex-cobrador de impostos, fez questão de contar esta história. Somente o discípulo de Jesus que foi publicano (cobrador de impostos) registra este acontecimento do ministério de Jesus. A taxa que estava sendo cobrada (grego, tele) fazia parte de uma série de impostos que os judeus pagavam aos cobradores (grego, telonai). Era anual e voltada à manutenção do templo judeu em Jerusalém. Todo judeu com mais de 19 anos deveria pagar meio shekel, equivalente a duas dracmas (o dinheiro do império romano).

Parece que a base bíblica para a cobrança deste imposto era Êxodo 30:12-15, onde o Senhor mandou Moisés fazer um recenseamento e cobrar seis gramas ou meio siclo por homem (v. 13). Esta cobrança ocorria anualmente, seis semanas antes da Páscoa.

1.   AFINAL, QUEM É JESUS? Foi a Pedro que os cobradores inquiriram – Jesus não estava com ele. Pedro respondeu que “sim”, que Jesus pagava (v. 25). Ao chegar em casa, Jesus surpreendeu Pedro com uma pequena Parábola, sobre os reis da Terra que nunca cobram impostos de seus filhos. A Parábola era para explicar a Pedro que Jesus, o Filho de Deus, nunca deveria ser cobrado daquele imposto.

2.   JESUS SABE DE TUDO! Quando Pedro entrou em casa, quão grande foi sua surpresa ao constatar que Jesus já sabia de tudo o que havia ocorrido. Em João 2.24, a Bíblia registra que Jesus não precisava que ninguém lhe contasse segredos. Ele tem o poder de conhecer seus segredos mais secretos. Quando Pedro disse a Jesus que estava pronto para ir para a prisão e até para morrer com Ele, Jesus demonstrou saber do que ainda ocorreria naquela madrugada: antes que o galo cantasse, Pedro já teria negado ao Senhor por três vezes. (Mt 26.34).

3.   JESUS TEM SOLUÇÃO PARA TUDO! O Senhor explicou que não havia legalidade para lhe cobrarem aquela taxa. Porém, para não provocar escândalo, deu a seguinte recomendação a Pedro: ir ao Mar da Galiléia, lançar um anzol, apanhar um peixe e remover de dentro da boca do peixe um estáter (moeda que equivalia a um shekel). Esta é a única vez nos Evangelhos que alguém usa anzol para pescar. Era normal que pescassem com redes. Este milagre está relatado para nos fazer entender que o nosso Senhor tem poder para nos suprir em todas as nossas necessidades. Pedro precisou ouvir a Jesus, crer em Jesus e tomar a atitude de ir até o Mar e lançar o anzol. A Bíblia tem um Salmo onde o Senhor Deus lamenta que as pessoas não dêem ouvidos às Suas Palavras (Sl 81.13-16).

CONCLUSÃO: Hoje é dia de você decidir dar ouvidos a Jesus, confiar nEle e agir de acordo com a Palavra dEle. Ele sabe de tudo e tem poder para fazer grande diferença na sua vida. Houve outra ocasião quando perguntaram a Jesus sobre pagar tributo a César, o imperador romano. Em Mt 22:21, Jesus mandou: Dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus! Entenda que sua vida será muito diferente quando entregar a Deus o que é dEle: sua vida! Você é uma criação de Deus. Ele o criou com um propósito, para servi-lo e adorá-lo.

 

AVISOS:

TADEL – Todas as terças, as 19:30 hs.

Culto de Celebração – Domingo, às 18:30 hs.

Início da ESCOLA DE LÍDERES: (Segunda dia 06/02 às 19:30hs) e (domingo dia 12/02 às 9:00hs )

 

##########################################################################################

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo