Fortaleza -

TEMAS DAS CÉLULAS DE JOVENS – MÊS DE FEVEREIRO DE 2017

 

 

TEMA: QUATRO MANEIRAS DE PARAR DE CAIR NO PECADO

QUEBRA GELO: O ENGANO DO PECADO

Objetivo: Reflexão, descontração.

Texto-base: Romanos 6:23.

Material:

Brigadeiros previamente preparados.

Desenvolvimento:

Faça brigadeiro e acrescente bastante sal, depois enrole e coloque em forminhas fofas, deixe tudo com uma boa aparência.

Distribua os brigadeiros salgados para sua célula, mas não avise que estão salgados! Peça para que ninguém coma antes de terminar de distribuir os brigadeiros a todos (desta forma os primeiros a receberem brigadeiro não poderão avisar aos outros que está ruim).

Quando todos comerem e perceberem o gosto estranho, fale sobre como todos ficaram animados ao verem o brigadeiro e como parecia gostoso. Compare o brigadeiro ao pecado. Assim como o brigadeiro parecia delicioso, muitas vezes o pecado nos parece muito atraente, mas depois que provamos é horrível, só amargura.

Depois de explicar, pode distribuir brigadeiros bons e docinhos.

Conclusão: Muitas vezes somos tentados a pecar, pois o pecado parece tão gostoso à nossa carne. Porém devemos nos lembrar qual a consequência deste “prazer” momentâneo, temos que lembrar da dor que ele gera, da amargura e principalmente da morte que é gerada pelo pecado! Assim precisamos buscar fugir do pecado e viver uma vida de santidade!

 

INTRODUÇÃO:

“Eu tenho um grande medo. Apesar de eu já tentar tirar isso da minha mente, esse medo sempre volta. Eu tenho medo de cair. Não em um buraco ou da cama ou das escadas. Eu tenho medo de cair no pecado.”

Já ouvimos histórias de jovens que se perderam completamente. Ouvimos histórias de cristãos maduros que por causa de um único erro tiveram suas vidas alteradas completamente.

Você pode pensar: E se eu terminar sozinha e grávida? E se eu me viciar em álcool ou drogas? E se eu blasfemar e não conseguir parar?

Mas aqui vai uma dica: Se você tentar andar pelo caminho certo agora, vai ser bem menos provável você vai sair do caminho certo depois.

Eis algumas coisas que você pode fazer agora e que irão te ajudar mais tarde.

 

1 – ESCUTE CRISTÃOS MAIS VELHOS E SÁBIOS.

Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio.” (Provérbios 19:20)

Salomão sabia do valor de ouvir o conselho certo. Nós não sabemos tudo e quanto antes percebermos isso melhor viveremos. Se você ouvir ao seu pastor, ao seu discipulador,  pais e outros cristãos maduros que já estiveram onde você está agora, você saberá o que fazer quando estiver em uma situação ruim.

Sim, isso significa prestar atenção no estudo da sua célula, fazer anotações das pregações e ouvir o conselho dos seus pais.

 

2 – FAÇA BOAS ESCOLHAS AGORA.

Você pode achar que as decisões que você toma agora não tem muita importância. Decisões como se você vai sair ou não amanhã e se deve ou não começar a estudar para aquela sua prova de história que parece fácil, mas com quem você vai sair e se vai estudar ou não são decisões muito importantes.

“Não se deixem enganar: as más companhias corrompem os bons costumes”. (1 Coríntios 15:33)

Na verdade, um bom indicador para a sua resistência ao pecado é se você consegue resistir agora ou se cai para os desejos da sua carne.

“Jesus dizia a todos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.” (Lucas 9:23)

“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.” (Efésios 5:15-17)

Observe suas ações. Estude seu comportamento. O que você faz? Por que você faz? O que você pode mudar agora?

Dizer não para si mesmo agora é uma boa atitude para mais tarde.

 

3 – ORE PARA QUE DEUS TE GUIE E TE DÊ FORÇAS PARA MANTÊ-LO EM PRIMEIRO LUGAR

Essa é bem direta. Mantenha uma vida constante de oração e peça para que Deus te guie e te ajude a tomar boas decisões. Entregue seus medos e preocupações para Ele.

 

4 – PRESTE ATENÇÃO AS SUAS ATITUDES

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” (Provérbios 4:23)

As chances são que se você não se importa de vestir roupas inapropriadas, então você não vai se importar de ir para a cama com alguém mais tarde. Se você ouve músicas vulgares, então você vai blasfemar mais tarde.

Peça para Deus manter seu orgulho a níveis normais. É fácil pensar que você é invencível, mas sempre lembre que você não é. Você pode cometer um erro tão facilmente quanto qualquer outra pessoa.

Defina seus padrões agora para que você não tenha que esperar até o calor do momento para tomar a decisão certa.

 

 CONCLUSÃO: Orem juntos por libertação e fortalecimento dos membros da célula.

 

######################################################################################

 

TEMA: 4 VERDADES SOBRE A TENTAÇÃO

QUEBRA GELO: Título: TENTAÇÃO!

Objetivo: Prepare-se para a tentação.

Material usado: Rocamboles, bolos ou outro tipo de doce.

Dinâmica: Dois rocamboles ou bolos bem confeitados e recheados ou qualquer comida gostosa sobre uma mesa para chamar a atenção dos integrantes.

Eles ficam expostos no inicio da reunião, durante o período do louvor.

Os integrantes foram despertados com a visão de algo bonito e com aparência de bom.

Alguns ficam desatentos na reunião por causa dos doces.

Aplicação: Observar os integrantes durante a reunião e mostrar que as tentações se apresentam a todo tempo, em qualquer lugar e com boa aparência.

Que tudo tem um tempo, lugar, forma e propósito para ser executado. E que muitas vezes fora disso se torna pecado. Ex. Sexo.

 

INTRODUÇÃO:

Todos nós somos tentados. Em diferentes áreas. A palavra de Deus nos diz que Satanás é como um leão que procura a quem devorar. Isso quer dizer que ele anda ao nosso redor, nos sondando e procurando nossos pontos fracos, para que então ele possa nos abocanhar. Uma das maneiras que Satanás faz isso com jovens cristãos é através da tentação.

 

Mas qual é a definição de tentação?

Bom, tentação é qualquer coisa que promete SATISFAÇÃO em troca da OBEDIÊNCIA de Deus. Satanás pode te oferecer um prazer momentâneo (ou até mesmo um prazer longo), mas em troca ele pede a sua obediência e lealdade com Deus.

Tendo isso em mente, vamos estudar as quatro verdades sobre a tentação.

 

1 – Não é pecado ser tentado

“pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.” (Hebreus 4:15)

O próprio Jesus sofreu tentações. Se acharmos que quem sofre uma tentação está pecando, então estamos admitindo que Jesus pecou, quando na verdade a palavra nos deixa claro que Jesus sofreu tentações, mas não pecou.

Muitos jovens cristãos quando começam a ser tentados acham que já estão pecando e aí se entregam de verdade para o pecado. Vamos imaginar que você esteja fazendo uma dieta e enquanto caminha pela rua vê um enorme e suculento bolo. Você olha para aquele bolo, inúmeros pensamentos de como comer ele vem na sua cabeça, mas você desvia o olhar e segue reto. Você foi tentado e escapou. É preciso saber a diferença entre ser tentado e cair para a tentação.

 

2- O inimigo irá atacar na sua FRAQUEZA e na sua FORTALEZA

Satanás é astuto. Ele não procura somente seus pontos fracos, mas ele quer também seus pontos fortes. Por quê? Porque, muitas vezes, nós nos “achamos” em uma determinada área e esquecemos de protegê-la e cuidá-la como deveríamos. Imagine que você more em uma casa bem segura. Há duas portas nessa casa, uma na frente da casa e outra nos fundos. A porta dos fundos não pode ser aberta por fora, somente por dentro. Você se sente seguro sabendo que ninguém irá entrar pela porta dos fundos. O problema é que com o excesso de segurança, um dia você deixou a porta encostada e ficou pensando que ela estava fechada. O ladrão, por acaso, percebeu a porta encostada, entrou e roubou. Muitas vezes a nossa fortaleza acaba se tornando nossa fraqueza. Tome cuidado com seus pontos fracos e com seus pontos fortes.

 

3 – Deus nunca vai te tentar

Muitas vezes pensamos que Deus está nos tentando. Esse é um pensamento errado. Deus é bom em todo tempo e não pode ser tentado pelo mal. Deus nunca vai te tentar. O que Deus faz é te testar. E aí é importante saber a diferença. A tentação vem dos nossos próprios desejos, que nos seduzem e nos fazem cair.

“Deus te testa para te promover. Satanás te tenta para te rebaixar.” Craig Groeschel

 

4 – Sempre há uma saída

Não importa que tipo de tentação venha sobre a sua vida. Deus nos deixa claro que sempre há uma saída. Sempre há uma escapatória. Tudo que você precisa saber é que pecar ou não está em suas mãos. Satanás não vai entrar no seu corpo e mandar seu braço pecar. Deus sempre oferece uma saída. Basta você procurar.

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” (1 Coríntios 10:13)

Lembre-se: Toda tentação é um convite para dependermos mais de Deus.

 

 ####################################################################

TEMA: POR QUE VOCÊ DEVE GUARDAR O SEU CORAÇÃO?

QUEBRA GELO: ESCREVENDO NOS CORAÇÕES

Objetivo: Mostrar como a motivação dos corações pode se tornar errada e desfocada.

Material: Duas folhas de papel ou cartolina.

Desenvolvimento: Desenhe ou recorte um coração bem no centro de cada papel. Peça aos membros que escrevam no primeiro coração algumas características de um coração distorcido, com as motivações erradas.

Em seguida, façam o mesmo com o segundo coração. Só que dessa vez escrevendo as características de um coração correto, motivado por Jesus e apto a fazer a vontade Deus.

Conclusão: Discutam os resultados e comparem com o texto de (Provérbios 4.23 e Mateus 12.34).

 

INTRODUÇÃO:

Nós colocamos muita ênfase em guardar e proteger nossos corpos. Compramos caneleiras para jogar futebol, usamos capacete quando estamos de moto. Fazemos tudo o que é possível para mantermos o nosso corpo seguro e sadio.  Gastamos toneladas de dinheiro todo ano para deixar nossos corpos seguros. Contudo, muitas vezes paramos pouco para pensar sobre guardar o nosso coração.

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” (Provérbios 4:23)

Esse versículo nos diz para guardarmos o nosso coração acima de qualquer coisa. Isso significa que ele é o órgão mais importante do seu corpo. Guardar o seu coração significa protegê-lo e não entregá-lo facilmente.

Muitas vezes nos relacionamentos nós não guardamos nossos corações. Nós os entregamos para alguém que não conhecemos muito bem e que não tem nenhuma garantia de que não seremos machucados. Seu coração é uma parte importante sua e é extremamente valioso para ser destruído por relacionamentos que não são certos.  Veja algumas dicas para pôr em prática nos seus relacionamentos.

 

1.      GUARDE SUAS PALAVRAS: Preste atenção no que você diz. Não prometa muito ou diga coisas que você não conseguirá manter. Você pode machucar o seu coração e o coração de outras pessoas através das palavras que você diz. Escolha falar palavras que tragam vida para as pessoas.

“A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto.” (Provérbios 18:21)

 

2.      GUARDE OS SEUS PENSAMENTOS: É fácil ser iludido em compromissos. Você sai três vezes com a pessoa e pensa que encontrou a sua cara metade. Você já sabe o nome dos seus três futuros filhos e até como será seu vestido de casamento. Porém, isso não é algo saudável. Não é bom gastar tempo pensando nesse tipo de relacionamento e onde está indo.

 

3.      GUARDE AS PESSOAS QUE VOCÊ ESCOLHE PARA NAMORAR: Não namore qualquer um. Certifique-se que os valores dele(a) sejam iguais aos seus. Tenha certeza de que ele(a) pensa parecido com você sobre assuntos importantes. Verifique se vocês tem algum interesse em comum.

 

4.      GUARDE SUA PUREZA: Não entregue a sua pureza. Espere até que esteja casado. Entregar precocemente a sua pureza é uma das formas de ter seu coração quebrado.

Tenha certeza de ter algumas proteções no seu coração. Não entregue ele facilmente para qualquer pessoa. Garanta ter tido tempo suficiente para conhecer essa pessoa verdadeiramente e orado por esse relacionamento. Quanto mais esforço você colocar em guardar o seu coração e fazer escolhas sábias em seus relacionamentos, menores serão as chances de ter seu coração destruído.

 

 

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo