Fortaleza -

TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE MAIO 2017

TEMA: ANDANDO SOBRE AS ÁGUAS

TEXTO: Mateus 14.22:33

INTRODUÇÃO:

Depois de passar dias pregando o evangelho, fazendo milagres e atendendo e alimentando milhares de pessoas, Jesus manda seus discípulos entrarem em um barco e atravessarem o mar da Galiléia, enquanto ele ficava em terra firme para ter alguns momentos a sós com Deus. Então, os doze discípulos atendem ao pedido do Senhor e começam a viajar sem Ele. Já no meio do caminho, durante a madrugada, os ventos começam a agitar o mar e eles são tomados pelo medo. Se não fosse o bastante, os discípulos avistam, de longe, algo que lhes parecia ser um fantasma.

Por conta de sua pequena fé, aquele grupo de homens não conseguiu distinguir a presença de Jesus de uma assombração que parecia caminhar sobre as águas. Vejamos alguns pontos interessantes dessa passagem bíblica e o que podemos aprender com esse episódio:

 

1) Jesus ordenou seus discípulos a entrarem no mar sem Ele (v.22,23)

Pode parecer, em primeiro momento, que Jesus havia colocado os seus discípulos numa situação bem difícil. Aqueles homens poderiam pensar; “Jesus sabia que passaríamos por essa tempestade e, mesmo assim, nos abandou”. Só que, é claro que o Mestre nunca faria nada de mal com aqueles que Ele mesmo escolheu. Jesus não abandona os Seus filhos em nenhuma situação (Mateus 28:20). Ele pagou um preço muito alto por nossas vidas naquela cruz e, por causa desse amor, não nos deixa nunca. Se Ele nos manda enfrentar uma situação complicada, como fez com os discípulos, é para que Sua glória se manifeste em nossas vidas.

 

2) Jesus andando sobre as águas (v.25,26)

Mesmo depois de presenciarem tantas maravilhas, os doze discípulos pareciam não estar acostumados com o sobrenatural na vida de Jesus. Tanto é verdade que, no meio daquela tempestade, eles pensaram ter visto um fantasma e não conseguiram reconhecer que era Jesus andando sobre as águas. Em Marcos 6:52 explica o porquê de tanto medo: “Pois não tinham entendido o milagre dos pães. Seus corações estavam endurecidos“.

E nós não somos nem um pouco diferentes dos discípulos! Quantas vezes abrimos mãos do livramento sobrenatural de Jesus e decidimos esperar que as coisas naturais (como um aumento do salário, um emprego melhor, uma ajuda qualquer) nos salvem de alguma situação complicada? Não podemos deixar que nosso coração endurecido cegue os nossos olhos e nos impeça de ver Jesus caminhando sobre as tribulações, em nossa direção.

 

3) Jesus pede para termos bom ânimo em meio às tempestades (v.27)

Ao perceber que seus discípulos estavam apavorados com aquela difícil situação, Jesus poderia ter dito a eles muitas palavras de conforto. No entanto, Ele preferiu usar duas frases bem curtas, mas que fizeram toda a diferença para aqueles homens: “tenham bom ânimo” e “não temas”. Quando conseguimos manter o bom ânimo em uma situação difícil e não ficamos com medo dela, nos tornamos vencedores, pois mostramos ao problema quem é o nosso Deus. Mostramos que os nossos caminhos estão em Suas mãos e que confiamos em Seu cuidado.

 

4) Jesus quer nos ver andando sobre as águas (v.28-33)

Ao convidar Pedro para andar sobre as águas, Jesus mostrou que é possível vencer a barreira do sobrenatural. Basta que:

. Fixemos os nossos olhos Nele - Se estivermos focados em Jesus, o sobrenatural vai acontecer. Porém, se fizermos como Pedro (que se atentou para o vento que batia em seu rosto), daremos atenção às circunstâncias e começaremos a afundar.

. Tenhamos fé - “Homem de pequena fé, por que duvidaste?“, disse Jesus a Pedro depois de socorrê-lo. Muitas vezes duvidamos do poder de Deus enquanto estamos andando sobre as águas, e acabamos afundando. Se Jesus te chamou para andar sobre um mar de problemas, de dificuldades, encha-se de fé e vá, pois só assim você atravessará esse mar de situações desfavoráveis.

 

CONCLUSÃO:

Por mais violenta e assustadora que uma situação possa parecer, não se esqueça que Jesus está lá, andando sobre as águas, para te socorrer. Então, tenha fé, bom ânimo e não temas, pois o Mestre já decretou a sua vitória.

 

PARA REFLETIR:

. Você se encontra em meio a alguma tempestade? Qual?

. As dificuldades têm feito com que você não consiga reconhecer Jesus andando sobre as águas?

. Você tem bom ânimo e fé suficientes para enfrentar um mar de problemas e ir de encontro com o sobrenatural de Deus?

 

 

AVISOS:

INVERSOS/JOVENS – Sábado – 20 de maio às 19 horas.

CULTO DOS NATANAÉIS – Domingo – 28 de maio ás 18:30 horas.

 

*************************************************************************************************************************************

 

 

TEMA:CHAMADOS PARA MERGULHAR NAS ÁGUAS DO ESPIRITO”

TEXTOEZEQUIEL 47: 1-5

INTRODUÇÃO:

     No texto de João 7:38 diz que quando cremos em Jesus como diz as escrituras, do nosso interior fluirão rios de água viva, nota-se que são os rios, mas a água viva é uma só que representa o ESPÍRITO SANTO . Deus, no texto de Ezequiel nos revela o seu chamado para que a cada dia devemos nos aprofundar mais nessas águas do Espírito.

 

VAMOS APRENDER OS 04 NÍVEIS DE PROFUNDIDADE QUE DEUS NOS CHAMA

 

1º Nível – ÁGUAS NO TORNOZELO ( ARTELHO) – Ezequiel 47:3

O primeiro chamado é no tornozelo, a água ainda está rasa, é para aquelas pessoas que estão chegando agora em Jesus e tendo as suas primeiras experiências, Jesus já limpou os seus pecados, já começaram as mudanças, mas isso é só o primeiro passo nesse rio. O problema é que muitos ficam estacionados, acomodados e a carne começa a se manifestar em fazer as mesmas obras antigas.

PERGUNTA: Em sua opinião porque a maioria das pessoas não tem se aprofundado nesse rio de Deus e vivem apenas um cristianismo raso?

 

2º Nível – ÁGUAS NO JOELHO – Ezequiel 47:4a 

Esse segundo chamado já começamos a ler a bíblia, orar, jejuar, já houve uma mudança na vida espiritual, mas para muitos esse nível de profundidade é a zona de conforto e não estão dispostos a fazer a obra de Deus e não deixam Deus usar as suas vidas.

PERGUNTA: Em sua opinião porque nos dias de hoje está tão difícil encontrar cristãos compromissados em trabalhar na obra de Deus?

 

3º Nível – ÁGUAS NO LOMBO OU CINTURA – Ezequiel 47:4b 

Nesse terceiro chamado já estamos fazendo a obra, ganhando almas e cuidando bem delas, usando os dons de Deus, mas a cabeça (MENTE) ainda está pra fora da água e as coisas desse mundo ainda nos atrai nos prende muito e muitos ficam dividido entre o reino de Deus e as obras da terra.

PERGUNTA: Para você,  a igreja tem vivido como cidadãos dos céus ou da terra, o que tem mais nos atraído, as coisas de Deus ou as coisas terrenas?

 

4º Nível – ÁGUAS PROFUNDAS – Ezequiel 47:5

Nesse quarto passo já estamos totalmente mergulhado, submerso nas águas do Espírito e perco totalmente o domínio da minha vontade e o Espírito Santo é que passa a nos guiar, como disse o Apóstolo Paulo já não sou eu que vivo, mas Cristo vive em Mim e permito Deus fazer sua vontade em mim.

PERGUNTA: Se entendemos que a vontade de Deus é o melhor para nós, o que tem nos impedido de dizer: “senhor eis me aqui, faça o quiseres de mim?”

 

CONCLUSÃO: 

Em 47:12 (ler), Deus nos revela as bênçãos em mergulhar e se aprofundar a cada dia mais nos rios de Deus, que nessa noite você possa permitir que Deus te leve as ÁGUAS PROFUNDAS.

 

 

AVISOS:

INVERSOS/JOVENS - Sábado – 20 de maio às 19 horas.

CULTO DOS NATANAÉIS – Domingo – 28 de maio ás 18:30 horas.

 

*******************************************************************************************************************************

 

 

TEMA: NÃO ENTERRE OS SEUS SONHOS 

TEXTO: Lucas 7:11-16 – João 20:11-18

INTRODUÇÃO:

Sonhar é uma capacidade que Deus deu a todos os homens. Sonhar é desejar coisas boas, belas e agradáveis. O sonho é um anseio universal e nos motiva à vida. Muitas pessoas têm enterrado seus sonhos porque desistiram de lutar. Nos textos lidos como base, Jesus ressuscitou o filho da viúva de Naim, trazendo de volta a esperança para ela. Jesus também se manifestou a Maria Madalena, já ressuscitado, provando ser Ele, a ressurreição e a vida para os nossos sonhos.  Nesta noite vamos aprender juntos:

 

TRÊS SEGREDOS PARA NÃO DEIXAR NOSSOS SONHOS MORREREM.

1º Segredo – PERSEVERANÇA –  João 20:10-11

A perseverança é um grande segredo para nunca deixarmos nossos sonhos morrer. No texto lido, diz que depois da morte de Jesus os discípulos voltaram para casa, Maria, porém ficou chorando junto à entrada do sepulcro. No íntimo de seu coração, Maria cria que Jesus poderia ressuscitar. Por mais que as circunstâncias digam que não vai dar, continue crendo na realização dos seus sonhos.

PERGUNTA: Em sua opinião, porque muitos desistem fácil de seus sonhos?

 

2º Segredo – DEIXE JESUS FAZER PARTE DOS SEUS SONHOS – Lucas 7:14

Os melhores sonhos que podemos sonhar são aqueles que envolvemos Jesus nele. A viúva de Naim só teve seu sonho ressuscitado porque permitiu que Jesus tocasse o seu sonho que havia morrido. Convide Jesus para se envolver com os seus sonhos, alinhe os seus sonhos com os sonhos de Deus para sua vida, e com certeza você vai ver seus sonhos ressuscitados.

PERGUNTA: Com suas palavras, comente como saber se nosso sonho está alinhado com a vontade de Deus?

 

3º Segredo – NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS – Lucas 7:14-15

Humanamente falando o sonho da viúva de Naím em ver seu filho novamente com vida era impossível, mas como Jesus cruzou o seu caminho a ressurreição foi possível. Jesus é a ressurreição e a vida, se você já entregou sua vida a Ele, nunca desista de seus sonhos, pois a qualquer momento Ele vai realizar o impossível em sua vida. Lembre-se, a última palavra é de Deus.

PERGUNTA: Você já teve a experiência de ter um sonho realizado por nunca ter desistido? Peça pra pessoa compartilhar com o grupo.

 

CONCLUSÃO:

     Você já enterrou algum sonho?

Nunca desista de seus sonhos, alinhe todos eles com a Vontade de Deus, e com certeza Ele vai realizar cada um deles. Não importa que os seus sonhos pareçam estar mortos, Jesus continua sendo a ressurreição e a vida. Convide Ele, e você vai viver a alegria de ver seus sonhos ressuscitados. Lembre-se, para Deus nada é impossível!!!

 

AVISOS:

INVERSOS/JOVENS – Sábado – 20 de maio às 19 horas.

CULTO DOS NATANAÉIS – Domingo – 28 de maio ás 18:30 horas.

 

************************************************************************************************************************************

 

 

TEMA: ANANIAS: UM GUERREIRO DESCONHECIDO

Texto: Atos 9:10-19

 

Introdução:

Dá-se muita ênfase a Paulo, mas fala-se muito pouco em Ananias, o qual, no entanto, foi fundamental na vida daquele Apóstolo. Seu trabalho silencioso é dos mais significativos. Vejamos por quais razões:

 
1 – Um homem capaz de responder positivamente a Deus (v.10).

Responder a Deus é tão importante quanto ouvi-lo. Muitos ouvem, porém, poucos obedecem.

 
2 – Um homem capaz de ouvir a Deus nos detalhes (v. 11-13).

É tão difícil termos paciência e a fé de que Deus nos guiará nos detalhes da nossa missão, vida e profissão, levando-nos à sua perfeita vontade. Precisamos de transformação na nossa maneira de pensar (Rm 12.2).

 

 

3 – Um homem capaz de crer no que Deus quer fazer na vida dos irmãos (v.13-16).

Às vezes temos tanta dificuldade em crer na conversão de certas pessoas, e, mais ainda, na possibilidade de Deus fazer uso delas. Apesar de tudo o que Paulo era. Ananias sabia do poder de Deus para salvá-lo e usá-lo.

 

 

4 – Um homem capaz de orar pelos escolhidos para grandes obras (v. 17-18).

É maravilhoso ver Deus abençoar outros líderes e ministérios e outros irmãos, sem ficar enciumado. Porque se o ministério ou a célula de meu irmão cresce, crescerá o Reino de Deus do qual faço parte.

 
Conclusão:

Os guerreiros da Visão do MDA não são só aqueles que têm a unção da Palavra, os que lutam com os demônios, ou aqueles que tem muitos dons. São também aqueles que ouvem a voz de Deus e respondem ao Seu chamado; aqueles que crêem no poder de Deus na vida das pessoas e daqueles que sabem ver o irmão ser abençoado e o Reino de Deus prosperando.
Curiosidade do texto: Ananias: conforme a tradição, foi bispo em Damasco e morreu como mártir.

 

 

AVISOS:

INVERSOS/JOVENS – Sábado –  20 de maio às 19 horas.

CULTO DOS NATANAÉIS – Domingo – 28 de maio ás 18:30 horas.

 

***********************************************************************************************************************************

 

 

TEMA:  “NÃO BASTA

TEXTO:  (Lc 13:10 -16).

INTRODUÇÃO:

Hoje, vamos estudar sobre a história de uma mulher que vivia enferma já há dezoito anos sem de modo algum poder endireitar-se, contudo, esta mulher vivia numa sinagoga (igreja). Era filha de Abraão (herdeira das promessas), mas ainda assim, andava encurvada e oprimida, sua alma não era livre para servir e adorar ao Senhor Jesus. Precisamos ter uma alma livre para viver e servir ao Senhor.

 
1. Não basta dizermos que somos crentes, precisamos ser libertos!

“E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se” (v.11).

 
2. Não basta dizermos que somos salvos ou filhos de Abraão, precisamos ser curados e cheios do espírito santo!

“Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos?” V. 16

 
3. Não basta dizermos que frequentamos uma igreja e participamos de um culto, precisamos ser verdadeiros adoradores!

“e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus” (v.13).

Observamos que Jesus, ao entrar naquela sinagoga não se preocupou com a tradição, o legalismo, e a formalidade da sinagoga, mas diz o texto que ele viu a aflição e o jugo que estava sobre aquela mulher “O chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, nesses dias para serdes curados e não no sábado” (v.14),
Com base nisto entendemos que:

 

a. Jesus está interessado nas nossas vidas. 

“Vendo-a Jesus, chamou-a e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade” (v.12).

 

b. Jesus Tem poder para nos endireitar em todas as áreas. 

“eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10:10b).

 

c. Jesus quer nos dar uma alma livre para adorá-lo. 

Quando a mulher se endireitou ela deu Glória a Deus! “e, impondo-lhe as mãos, ela imediatamente se endireitou e dava glória a Deus” (v.13).

 

 

Conclusão:

Se estivermos vivendo uma vida dessa forma, uma vida limitada, é hora de mudarmos. O que devemos então fazer?

1. Ouvir a voz de Jesus (Jesus chamou àquela mulher, ela foi curada).

2. Tomar uma atitude (a mulher tomou uma atitude – endireitou-se).

3. Dar glória a Deus (o louvor é a base para uma vida de otimismo e vitória).

 

 

AVISOS:

INVERSOS/JOVENS – Sábado – 20 de maio às 19 horas.

CULTO DOS NATANAÉIS – Domingo – 28 de maio ás 18:30 horas.

 

 

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo