Fortaleza -

TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE JUNHO 2017

 

 

TEMA: DEUS TEM UM NOVO TEMPO PARA VOCÊ.

 

QUEBRA GELO: O que mais temos ouvido nos dias de hoje é que o país está em crise, não é verdade? Geralmente, em momentos de crise, podemos perder o amor no casamento, um emprego, a comunhão com Deus, o ânimo, a paz…. por aí vai. O que importa é: O que podemos fazer para sairmos desta situação de crise e alcançar um novo tempo?

 

TEXTO: Rute 1:1 ao 9

Este texto descreve uma importante história de um novo tempo. Noemi perde o marido e os filhos em um tempo de crise. Um novo tempo para ela não seria fácil. Porém, ela conseguiu! Como? Vamos ver, primeiro, o que ela precisou vencer para viver o novo tempo:

 

1 – O trauma das decisões erradas: Como podemos vencer este trauma e continuar avançando nas decisões?

 

2 – O trauma da confiança: Por que é importante vencermos este trauma e voltarmos a confiar nas pessoas?

 

3 – O trauma do negativismo: Como podemos ser positivos se tudo a nossa volta está dando errado?

Não tem como viver um novo tempo se não vencermos os traumas. Noemi e Rute viveram um novo tempo, porém, além de terem vencido os traumas, também tiveram atitudes. Quais?

 

1 – Elas retornaram para Judá: Retornar para Judá significa se arrepender das más decisões e fazer o “caminho de volta”. O que significa fazer o caminho de volta?

 

2 – Foram fiéis ao propósito de Deus: Como demonstrar fidelidade na família, no ministério, no discipulado, no emprego?

 

3 – Foram em busca de oportunidades: Como podemos fazer para buscar oportunidades?

 

4 – Não tiveram medo de encarar o trabalho duro: É impossível vivermos um novo tempo sem esforço! Rute foi catar espigas (um trabalho muito pesado para uma mulher). E foi, justamente, no seu esforço que ela chamou a atenção de Boaz e teve a oportunidade de viver um novo tempo. O que podemos fazer, nos dias de hoje, para demonstrarmos o nosso esforço no Reino de Deus de forma que chame a atenção do nosso Senhor?

 

CONCLUSÃO: Creia que Deus vai te recompensar como recompensou Rute e Noemi. Um novo tempo pode ser difícil e, às vezes, até humilhante no início. Porém, logo Deus se levantará em seu favor por se alegrar com o seu esforço e vai trocar toda a vergonha, dor e humilhação por vitórias, paz e honra!

 

OFERTA: 2 Coríntios 9:7 – Ofertar ao Senhor é uma atitude de fé que chama a atenção de Deus. Que possamos ofertar com gratidão e alegria, principalmente, em momentos de provações, demonstrando que cremos que o melhor ainda está por vir.

 

 

****************************************************************************************************************************

 

 

TEMA: 6 ATITUDES QUE IMPEDEM AS PESSOAS DE AVANÇAR.

 

QUEBRA GELO: Peça dois voluntários ao grupo. Peça que fiquem lado a lado. Peça que caminhem cinco passos de mãos dadas, mas peça a um deles para fazer de tudo para que o outro não ande, enquanto o outro fará de tudo para avançar. Ministre que assim é na nossa vida. Queremos muito avançar, mas existem pessoas ou situações que podem estar tentando nos impedir. Hoje vamos aprender atitudes que podem estar nos impedindo de avançar.

 

TEXTO: Jeremias 33:3

Em Gênesis a Palavra de Deus nos fala da história de José que havia tido um sonho e, após ter sido vendido pelos irmãos como escravo e ter sofrido bastante no Egito, ele se torna o governador do Egito e traz sua família para viver ao seu lado fugindo, assim, da fome. Depois da morte de José, Um faraó que não o tinha conhecido, fez do povo de Deus escravo. Porém, o povo só decidiu clamar a Deus por libertação após 400 anos. Hoje não tem sido diferente. Muitos esperam por anos para começarem a clamar a Deus. O que pode estar impedindo as pessoas de clamarem a Deus para que avancem?

 

1 – Medo: Uns têm medo de confessar seus pecados, outros têm medo de se relacionarem com pessoas novas por terem sido feridos no passado, por exemplo.

Quais medos podem nos paralisar?

(2 Timóteo 1:7) Segundo a Palavra de Deus como podemos vencer os medos?

2 – Olhar para trás: (Lucas 17:32) O que aconteceu com a mulher de Ló e por quê?

O que pode nos fazer olhar para trás (lembranças, pessoas…)?

3 – Desobediência: (João 14:15, Lucas 6:46) Por que, as vezes, desobedecemos a Deus?

4 – Pecado: (Isaías 59:2) Qual a consequência do pecado?

5 – Murmuração: (Números 14:27) Como Deus vê a nossa murmuração?

6 – Virar as costas para Deus: (Jonas 1:3) O que acontece quando tentamos fugir da presença e do propósito de Deus?

 

Conclusão: A Palavra de Jeremias 33:3 é muito clara quando diz que se clamarmos, Deus nos responderá! Precisamos estar envolvidos nas orações da igreja, nas células, nos cursos, no nosso TSD, enfim, precisamos procurar oportunidades para clamar ao único que pode nos responder e nos ajudar.

 

 

Oferta: 1 Crônicas 29:3 e 9 – Davi, como líder, foi o primeiro a ofertar para a construção da casa de Deus. Esta atitude gerou disposição no coração do povo em ofertar com alegria e de nada houve falta. Que assim seja na nossa igreja também. Vamos ofertar com alegria.

 

 

*****************************************************************************************************************************

 

 

TEMA: ATRAVESSANDO OS VALES DA VIDA.

 

QUEBRA GELO: Pergunte para alguns: O que significa vale para você? Vale é uma região entre montanhas o que torna a saída deste lugar uma tarefa difícil. O que seriam “vales da vida” para você?

 

TEXTO: Gênesis 32:22 ao 32

(Líder, leia antes e apenas conte a história) Este texto conta a história de um homem que tinha uma promessa de Deus em sua vida. Porém, como ele tinha atitudes que não agradavam a Deus. Fazer Jacó passar pelo vale foi a forma que Deus encontrou para mostrar a Jacó que os milagres só aconteceriam se ele mudasse suas atitudes. Por isso, muitos estão passando pelo vale. É no vale que as mudanças acontecem de dentro para fora. Vamos estudar quais atitudes precisamos ter para que possamos atravessar o vale:

 

1 – Arrependimento – Jacó precisava resolver o desentendimento que tinha tido com seu irmão, se arrependendo de tudo o que havia feito que poderia ter deixado Esaú triste. O que temos para consertar que estamos adiando ou evitando?

 

2 – Renunciar a nossa vontade – Jacó abriu mão de estar controlando e defendendo aquilo que ele achava que era seu: seus bens, seu rebanho, sua família, pois entendeu que tudo vinha do Senhor e decidiu ficar a sós com Deus. Em que áreas da nossa vida temos tentado controlar, ainda que sem querer?

 

3 – Resistir às pressões – Jacó resistiu às pressões emocionais, espirituais e físicas.

Que tipo de pressões emocionais, espirituais e físicas precisaremos resistir?

 

4 – Submissão, determinação e transparência – Submissão é a maior característica de alguém que quer mudança. No entanto, de nada vale se não houver determinação para manter as mudanças e transparência.

O que é submissão? Por que ser submisso é uma característica de quem quer mudança?

Por que serão necessárias determinação e transparência para mantermos as mudanças necessárias em nossas vidas?

 

CONCLUSÃO: É preciso acreditar na Palavra e confessá-la diariamente para que ela seja aceita por nós. Quando decidirmos ter as atitudes necessárias para atravessar o vale, as bênçãos que vieram sobre Jacó, também virão sobre nós: Maior intimidade com Deus, sairemos das trevas para a luz, toda maldição será quebrada e haverá reconciliação onde for necessário.

 

 

OFERTA: Se entendemos, como Jacó, que tudo o que temos é de Deus. O que podemos oferecer a Ele como oferta por tudo o que Ele tem nos dado?

 

 

*****************************************************************************************************************************

 

 

TEMA: VIVENDO UMA VIDA DE MILAGRES

 

QUEBRA GELO: Avise ao grupo que você vai encenar duas maneiras diferentes de recepcionar pessoas. A frase será a mesma; contudo, a expressão corporal será diferente. Frase: “Que bom que você veio!”

Modo 1: Com a cara emburrada, com uma postura de entediado, como se fosse uma obrigação;

Modo 2: Com alegria, um sorriso no rosto e um aperto de mão caloroso.

Pergunte ao grupo como se sentiram. Ministre que nossas palavras precisam “bater” com nossas atitudes, caso contrário, não poderemos viver o melhor que Deus tem para nós.

 

TEXTO: Marcos 16:17 e 18

Somos um povo espiritual, não podemos viver uma vida natural. Precisamos reconhecer que vivemos milagres todos os dias. Ou seja, precisamos reconhecer o sobrenatural em nossas vidas diariamente. Precisamos abrir mão do que achamos, das nossas opiniões e da nossa vontade. Deus já liberou o melhor para nós e para vivermos esta verdade, precisamos entender o que o Espírito Santo quer nos dizer em cada situação pela qual estamos passando. Vejamos algumas:

 

1 – Existem doenças que a cura depende de nossa obediência: É fato que o pecado faz separação entre o homem e Deus.

Números 12:9,10 – Como podemos evitar comentários e pensamentos sobre irmãos para não passarmos o que Miriã passou?

2 Reis 5:10 ao 19 – Como podemos reagir quando não recebermos a Palavra como gostaríamos da nossa liderança?

 

2 – A nossa casa precisa estar em ordem: O que significa “colocar a nossa casa em ordem”?

 

3 – Precisamos ter uma vida de jejum e oração: Mateus 17:21 – O que temos feito de diferente para vivermos a diferença em nossas vidas? Como está o nosso TSD?

 

4 – Precisamos perseverar: O que pode nos impedir de perseverar?

 

5 – Precisamos reconhecer a autoridade de Jesus: Lucas 7:7, 8 – O que é reconhecer a autoridade de Jesus?

 

6 – Precisamos agradecer a Deus pelos milagres para continuar recebendo milagres:

Lucas 17:15 ao 19 – Por que alguém não agradeceria um milagre?

 

CONCLUSÃO: Deus não se encarrega de fazer absurdos, antes, o impossível. Porém, para isso, precisamos fazer a nossa parte. Deus vai fazer de acordo com o nosso coração, de acordo com a nossa adoração. Vamos agradecer e louvar a Deus pelo que Ele já tem feito e pelo que Ele ainda vai fazer.

 

 

OFERTA: Eclesiastes 11:6 – Quero desafiar a todos a semearmos em todas as oportunidades que Deus nos dá, não como moeda de troca, mas como uma atitude de adoração.

 

 

****************************************************************************************************************************

 

 

TEMA: JESUS E O MILAGRE DA REDE CHEIA

 

QUEBRA GELO: Pergunte a alguns do grupo: – “Qual o milagre de Jesus que mais te emociona e te motiva?” – Jesus é o mesmo ontem, hoje e será eternamente. Por isto, seja qual for o seu milagre, creia que Jesus pode realizar.

 

TEXTO: João21: 3 ao 6

Uma das coisas mais difíceis é quando nos esforçamos e o resultado não vem. Uns estão orando por anos por um parente e ele não muda, outros trabalham muito e o dinheiro nunca é o suficiente. Por que isto acontece? Por que os discípulos não pegaram peixe nenhum?

 

1 – Estavam desanimados: O que pode levar alguém a fazer as coisas por fazer? (Ir para o trabalho porque tem que ir; orar porque tem que orar; vir à célula por vir)

2 – Focaram nas coisas da terra: Como, nos dias de hoje, alguém pode focar no Reino de Deus e não nas coisas da terra? Por que focar no Reino? (Ler Mateus 6:33)

3 – Estavam com a fé enfraquecida: O que pode fazer a fé de alguém enfraquecer?

4 – Se achavam espertos: Como alguém que está acostumado a sempre agir da mesma forma, pode começar a agir diferente?

 

O que fazer para se ter sucesso nas nossas próximas tentativas?

1 – Falar a verdade: Nunca viver de aparência e reconhecer a nossa incapacidade;

2 – Aprender a agir de acordo com a Palavra: Ainda que a Palavra seja contra a nossa vontade;

3 – Tentar novamente, porém com uma atitude diferente: Tentar de outra maneira.

 

CONCLUSÃO: (Ler Versículo 11) O Senhor Jesus quer nos abençoar com grandes vitórias em todas as áreas da nossa vida.

 

OFERTA: 1 Reis 17: 10 ao 16: Quando ofertamos aquilo que precisamos receberemos muito além.

 

 

 

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo