Fortaleza -

TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE AGOSTO 2017

Nesse mês os temas estão super empolgantes, faça parte de uma célula e aprenda princípios maravilhosos para sua vida.

Não fique de fora desse grande avivamento.

TEMA:UM CRISTÃO INABALÁVEL

TEXTO: 2 Co 11:22-33

QUEBRA- GELO: Pergunte: O que abala você?  O que tira você do sério? O que faz você desistir de algo?

Resposta: Um comentário, uma fofoca, uma crítica, um desprezo, lutas, adversidades, etc…

INTRODUÇÃO: A vida do Apóstolo Paulo, é uma prova que é possível passarmos pelas maiores dificuldades e conflitos neste mundo, e continuarmos firmes, INABALÁVEIS, na Presença de Deus.  Aprendemos com o Apóstolo Paulo que é possível ajudar às pessoas, orientá-las, libertá-las de suas prisões, formar discípulos, mesmo passando por muitas perseguições, lutas, dificuldades, desafios, decepções, ingratidão e incompreensão, e, ainda assim continuar INABALÁVEL, firme na fé até o fim. Nesta noite, vamos aprender com a Palavra de Deus algumas lições de como ser um cristão inabalável.

LIÇÕES PARA SER UM CRISTÃO INABALÁVEL.

Iª Lição – Para Se Tornar Inabalável – Nossa Mente Precisa Ser Blindada – Protegida. (Leia II Cor 10:5 – Pv 23:7a)

Existe um ditado que diz: “Mente vazia é oficina do diabo” – Na verdade a mente é um campo de batalha. É um lugar de investidas do diabo. Não adiante ter as emoções curadas, mas a mente desprotegida. Um pensamento errado, um entendimento errado derruba as pessoas.

A Mente precisa ser protegida dos ataques do maligno - Ataque contra a mente se chama: Sofisma – É um pensamento errado sobre algo. Um sofisma é um engano, uma mentira. Exemplos: Eu acho que aquela pessoa não gosta de mim; Eu me sinto traído; Eu acho que todo mundo sabe do meu erro; Eu acho que vou ser mandado embora, pois o chefe tá estranho; Eu acho que estou doente, etc..

PERGUNTAEm sua opinião como proteger a nossa mente dos ataques do inimigo?

R. Pensar no que edifica, (Fl 4:8); Renovar a mente evitando assistir programas mundanos e imorais como novelas, (Rm 12:2); Manter os pensamentos nas coisas de Deus (Cl 3:1-3); repreender (resistir) pensamentos ruins (Tg 4:7), etc…

2ª Lição – Para Se tornar inabalável – Nosso Coração Deve Ser Blindado – Protegido. (Leia Pv  4:23)

Guardar o coração significa se empenhar, aplicar-se com zelo e cuidado para não deixar que nada de mal entre no coração. Pois do coração procedem às fontes de vida. Jesus ensinou que é do interior do coração do homem que procedem todos os pecados. (Ler Mc 7:21-23) 

 

PERGUNTACom suas palavras, como limpar um coração que já está contaminado pelo pecado?

R. Confessar os pecados a Deus (Sl 32:5; 1Jo 1:9); abandonar o pecado (Cl 3:8-10); Ter um discipulado sério (Tg 4:16).

3ª Lição – Para se tornar inabalável – Temos que estar envolvido com a Igreja (Corpo de Cristo), participando regularmente das reuniões realizadas no Templo. (Leia Sl 27:4-5; Lc 2:37)

Sem dúvida, o motivo de muitos cristãos se abalarem facilmente, é devido à falta de comprometimento com a Igreja local na qual ele congrega. Muitos não valorizam as reuniões e trabalhos da Igreja, e ainda estão sempre criticando as Igrejas e seus líderes, alegando como forma de defesa; defeitos, problemas, falsidade, exclusão etc.. Precisamos entender que embora não exista uma igreja local perfeita, sem conflito (At 6:1; 15:39;1Co 11:18-19), pois ela é formada por homens imperfeitos, a Igreja continua sendo o lugar mais importante onde podemos crescer em Cristo, crescer na comunhão, dar frutos para o Reino de Deus e permanecer inabaláveis. (At 2:46) 

PERGUNTAEm sua opinião qual o segredo para nos tornarmos cristãos comprometidos, atuantes e perseverantes na Igreja como Ana (Lc 2:37)?

R. Focar em Jesus, buscar amar os irmãos ao invés de criticá-los, ser fiel ao ministério e seus líderes, entender que todos temos defeitos, etc…  (deixa os membros compartilhar)  

CONCLUSÃO: Deus precisa nesses dias de homens e mulheres inabaláveis – pessoas blindadas, que suportem calúnias, injurias, criticas, indiferença, maus tratos por amor a Cristo. Deus quer levantar homens, mulheres,  discípulos, pessoas inabaláveis, que mesmo passando por lutas e adversidades, não venham a deixar o interior se abalar, mas ainda assim glorificam a Deus.

 #################################################################################################

TEMA: “DECIDINDO MUDAR”.

TEXTO: Lc 15:11-24

INTRODUÇÃO: Errar faz parte do processo de crescimento. Ninguém aprende a fazer certo sem primeiro errar. Aquele que diz que nunca cometeu um erro é mentiroso (I João 1:10). O problema não é errar. O problema maior é o que fazemos depois que reconhecemos que erramos. Muitos decidem permanecer no erro; outros tentam arrumar desculpas para o erro, tentam justificar, mascarar; nem todos reconhecem, arrependem-se e mudam. O texto lido nos conta a história de um filho que tomou uma decisão errada, mas, reconheceu o erro, e procurou mudança.  Este texto nos ensina bem o que devemos fazer quando erramos.

QUANDO VOCÊ ERRAR:

1º) Admita o erro (v.17) …então, caindo em si…

 Admitir que errou é o primeiro passo para procurar o caminho certo.

PERGUNTA: Em sua opinião, qual a maior dificuldade que temos para reconhecer um erro?

RESPOSTA SUGERIDA: Orgulho, teimosia, medo de assumir o erro.

Um exemplo: Zaqueu quando foi acusado de ser um pecador (ladrão), ele não deu desculpa para o seu erro, mas disse que estava disposto a devolver quatro vezes mais o valor extorquido (Lc 19:8)

2º) Decida mudar (v. 18) …eu me levantarei, e irei…

 Você tem que decidir. Tem que escolher o que quer fazer. Só após a sua decisão, Deus começará a operar para te ajudar a mudar o que precisa ser mudado.

PERGUNTA: Alguém aqui no grupo já teve a experiência de ser liberto de algo que o escravizava, através de uma decisão radical (com a ajuda de Deus)?

Peça para a pessoa compartilhar com o grupo (se quiser).

3º) Humilhe-se quando for preciso (v.19) …já não sou digno de ser chamado teu filho, trata-me como um dos teus trabalhadores…

Em Pv 15:33 diz que a humildade precede a honra, ou seja, a humildade abre a porta para recebermos tanto o favor de Deus, quanto o favor do homem.

PERGUNTA: Alguém do grupo já teve a experiência de depois de passar por uma certa humilhação recebeu uma grande benção?

Peça para a pessoa compartilhar com o grupo (se quiser).

4º) Tome uma atitude. Aja. (v.20-21) …então, levantando foi para seu pai…

Muitos reconhecem o erro, mas nunca fazem nada. Nunca tomam uma atitude para mudar e deixar o erro. Outros até começam a agir, começam a mudar, mas não perseveram, não permanecem.  Se você decidiu mudar tome uma atitude. Comece hoje, não espere amanhã.

PERGUNTA: Em sua opinião, o que fazer quando precisamos tomar uma atitude, mas estamos sem força? Resposta sugerida: Peça ajuda a Deus; peça ajuda para uma pessoa de confiança; seja determinado; persevere.

CONCLUSÃO: Se você precisa abandonar o erro, aproximar-se de Deus, decida fazer isso já e aja. Se você sente que as coisas não estão boas e precisa acontecer uma mudança, não adie mais, decida e aja. Volte para Deus hoje!

 

##################################################################################################

TEMA: É HORA DE COMEÇAR A CRESCER.

 

TEXTO: Josué 3:7

 

QUEBRA GELO: Por que as fases do crescimento são importantes na nossa vida?

Precisamos entender a importância daquilo que aprendemos em cada fase para podermos entender que Deus age da mesma maneira com as bênçãos que já tem preparada para nós. Conforme vamos crescendo em fé, Ele vai liberando a nossas bênçãos.

INTRODUÇÃO: No texto que lemos, o próprio Deus fala para Josué: “Chegou a sua hora, Josué!”. Hoje vamos estudar as fases de crescimento de Josué até que Deus liberasse a sua promessa para que também possamos alcançar as nossas promessas, amém?

1º – Josué soube estar por baixo: O que é saber estar por baixo e por que saber estar por baixo é importante?

2º – Josué enfrentou as pessoas negativas sem se contaminar: Como podemos estar no meio de pessoas negativas e não sermos contaminados?

3º – Josué não cedeu às pressões espirituais do inimigo: Josué não voltou atrás em seu relatório positivo mesmo correndo o risco de ser apedrejado. Ele preferiu agradar a Deus.

Que tipo de pressões temos sofrido que podem nos levar a mudar nossa posição de agradar a Deus?

4º – Josué enfrentou a fase do desânimo: Por que devemos aprender a superar esta fase?

* Como superar uma perda, o sentimento de solidão e as decepções?

Quando conseguimos aprender a passar por esta fase, viveremos as mesmas bênçãos que Josué viveu:

  1. 1.      Os príncipes disseram a Josué que fariam tudo o que ele ordenasse: As pessoas reconhecerão a autoridade de Jesus na nossa vida;
  1. 2.      Josué abriu o Rio Jordão: Nenhuma barreira irá nos impedir de avançar no crescimento;
  1. 3.      Josué recebeu estratégia de Deus e as muralhas de Jericó foram derrubadas: Não importa o tamanho da nossa dificuldade, Deus sempre nos dará estratégias para vencermos;
  1. 4.      Josué fez o sol parar (Josué 10:12-14): O sobrenatural vai acontecer quando clamarmos.

CONCLUSÃO: O segredo para um crescimento espiritual saudável é obedecer e confiar completamente em Deus.

#################################################################################################

TEMA: DEUS TE CHAMA PARA UMA MUDANÇA RADICAL

 

TEXTO: JEREMIAS 18:1-6

QUEBRA GELO: Quanto eu tenho mudado nos últimos anos? E nos últimos meses? E nas últimas semanas? E nos últimos dias? (Seja específico a respeito do quanto mudou e em que áreas você mudou – Quais foram as suas maiores mudanças?).

INTRODUÇÃO: Neste texto aprendemos que Deus comparou o povo Dele ao barro que o oleiro trabalha e deixou claro que Ele é o oleiro que tem total autoridade sobre nós, o Seu povo. Também aprendemos que assim como o povo naquela época precisou ser chamado a um conserto, a uma mudança radical, assim nós, nos dias de hoje também precisamos. Vamos entender melhor o que Deus quis dizer a Jeremias através desta passagem para entendermos o que Ele quer nos dizer:

1 – Ele queria mostrar que assim como o oleiro escolhe o barro, Ele nos escolheu: Peça a alguém ler João 15:16a “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós” – Pergunte: O que podemos entender com este texto?

2 – Ele quis mostrar que quer nos usar (João 15:16), mas para isto, precisa trabalhar em nós: Como podemos saber que Deus está trabalhando em nós? (Ele vai nos tirar da nossa zona de conforto).

3 – Para ficarmos prontos, Deus também vai ter que nos amassar: Pra que? (Para trabalhar o nosso caráter). É um momento de dificuldade e solidão. Como temos reagido a esses momentos?

4 – Depois de amassados, como o barro, iremos para a roda, onde seremos moldados: Quem pode descrever o que acontece com o barro quando ele está na roda? Como podemos trazer isso para o nosso dia a dia? (É o momento da transformação real. Tempo de renúncias.)

5 – Vaso quebrado significa esperança e não destruição: O que está destruído em sua vida e que você acha que não tem mais jeito? (Deus diz que Ele pode refazer ainda melhor).

6 – E, por fim, o vaso passa pelo fogo: Como você reage a um longo tempo de provações onde parece que todos te esqueceram, até Deus? “É neste momento em que a nossa fé é provada. Quando a vitória já está declarada, mas, por não vermos, nos sentimos muito pressionados, sozinhos, e começamos a questionar a Deus, a culpar os homens e muitos pensam em desistir.

CONCLUSÃO: Deus não vai nos deixar na fornalha. Ele nos escolheu para darmos “frutos”! Para que cresçamos e o nome dEle seja glorificado em nossas vidas. Apenas creiam!

 ################################################################################################

TEMA: MUDANDO A HISTÓRIA DA MINHA VIDA

 

TEXTO: João 5:1-15

 

QUEBRA GELO:

Se hoje Jesus te perguntasse: O que você deseja que eu faça para sua vida não ser mais a mesma?

O que você diria para Ele?

INTRODUÇÃO: Aprendemos com a história do paralítico de Betesda que uma atitude certa irá revelar uma grande história em nossa vida. Assim como Jesus mudou a história da vida daquele homem que há 38 anos tinha uma vida de dor, aflição e disputa ele também fará na sua vida.

O que aprendemos com o paralítico de Betesda:

1 – Não permita que o natural roube a sua visão do sobrenatural (vs.4): Que tipo de dificuldade você está passando hoje? Você acredita que Jesus é poderoso para mudar essa situação?

2- Abandone a auto piedade (vs.5): Dê exemplo de pessoas acomodadas? Você é o tipo de pessoa que diz: “Eu não consigo romper.” “ Ninguém me ensina.” “ Ninguém me ama.” “Ninguém me quer.”

3- A sua oração chama a atenção de Deus? (vs.6,7) : O que você tem desejado? Você tem focado em Cristo ou nas pessoas e circunstâncias ao seu redor? Lembre-se Jesus prometeu jamais nos deixar só.

4 – A sua persistência irá mover o coração de Deus (vs.8,9): Você é uma pessoa que persistente?

Jesus quer que você viva o sobrenatural e só através da oração que viveremos essa verdade.

Atitudes para mudar sua história:

1 – Movimente a sua fé sobrenatural: Aquilo que você não vê é o que Deus quer liberar sobre a sua vida. (Hb. 11.1)

2 – Abandone as marcas da alma: Se esvazie das mágoas, dores culpas. Você é livre em Cristo!

3 – Abandone a auto piedade: O que você pode fazer para mudar o quadro da sua vida hoje? (Fl3:13)

4 – Priorize Jesus: Qual o valor da Cruz para você? Jesus já é o Senhor da sua vida? (Mt 6:33)

5 – Decida hoje mudar a sua história: Levante para uma nova jornada.

 

CONCLUSÃO: Uma nova história o Senhor tem para aqueles que verdadeiramente querem. Decida hoje dar um fim em tudo o que te impede de viver o novo de Deus.

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo