Fortaleza -

TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE SETEMBRO 2017

 

TEMA: O HOMEM QUE ANDOU COM DEUS

 

TEXTO:  (Gn 5.21-24).

 

INTRODUÇÃO: o capítulo 5 de Gênesis menciona muitos personagens que nasceram, tiveram filhos e morreram. Enoque, porém, foi colocado em evidência por ter sido diferente dos demais. É verdade que ele nasceu, teve filhos e filhas. Afinal, Enoque não era um alienígena. Contudo, o texto não diz que ele morreu. Numa época de corrupção, Enoque andou com Deus. Tendo sido diferente, teve um rumo diferente.

 

1-   ANDAR COM DEUS É MAIS QUE UMA SIMPLES PRÁTICA RELIGIOSA.

É relacionamento com Deus.

É a intimidade entre um pai e um filho, é ser do Senhor e servir ao Senhor reconhecendo a sua soberania e paternidade.

Ser cristão é andar em Cristo vivendo os seus preceitos, pois ele é o caminho. “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6).

 

2-   ANDAR COM DEUS É FAZER A SUA VONTADE, SEGUIR O SEU RUMO, A SUA DIREÇÃO. “agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei” (Salmo 40.8).

Quem anda com Deus não é livre para fazer qualquer coisa ou ir a qualquer lugar, mas é livre de muitas coisas más. O que pode parecer restrição da liberdade é, de fato, garantia da liberdade.

Veja a instrução de Josué para o povo: “Tende cuidado, porém, de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, servo do Senhor, vos ordenou: que ameis o Senhor, vosso Deus, andeis em todos os seus caminhos, guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais de todo o vosso coração e de toda a vossa alma” (Js 22.5).

 

3- SE UM HOMEM ANDA COM DEUS, NINGUÉM PODE IMPEDI-LO DE AVANÇAR. “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.31).

O Senhor garante o nosso progresso rumo aos alvos que ele tem para nós. Veja a Palavra de Deus para Josué antes de entrar na terra prometida: “Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei” (Js 1.5).

 

4- QUEM ANDA COM DEUS NUNCA ESTÁ SOZINHO OU DESAMPARADO.  São lindas as palavras da Davi: “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão” (Sl 37.25).

Veja a segurança que Deus deu a Josué antes de entrar na terra prometida: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Js 1.9).

Aqueles que têm o Senhor como companheiro, amigo e auxílio constante jamais serão derrotados.

 

CONCLUSÃO: Enoque andou com Deus, não apenas por algum tempo. Ele foi perseverante, veja: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo” (Mt 24.13). Se continuarmos no caminho, chegaremos ao bom lugar de Deus para nós. A experiência de Enoque tornou-se símbolo do arrebatamento da igreja.

 

 

 

###############################################################################################

 

 

 

TEMA: VENCENDO OS DESEJOS

 

QUEBRA-GELO: Você torce por algum time de futebol? Ao jogar contra o seu maior adversário, a quem você deseja a vitória? Por que?

 

TEXTO: Gênesis 4.3-7

 

INTRODUÇÃO: Na vida existem situações que são como um jogo, ou você domina, ou é dominado por elas. O desejo não dominado tem falido famílias, empresas e ministérios. A Bíblia traz luz para a nossa vitória, desde que, renunciemos aos nossos desejos em sujeição à Palavra de Deus (Sl 119.18,105,130).

 

1) TODAS AS COISAS ME SÃO LÍCITAS, MAS… – 1Cor 6.12

Todas as coisas me são lícitas, admissíveis, permissíveis, mas, nem todas convêm. Você pode escolher entre servir ou não a Deus (Josué 24.15), lembrando que existe a lei da semeadura (Gálatas 6.7). Aqueles que fazem a vontade de Deus gozam de paz, alegria, segurança, felicidade e vitórias, enquanto aqueles que a desprezam sofrem a pena. Todas as coisas são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.

 

2) O NOSSO DESEJO PRECISA SER DOMINADO – Gn 4.4;  1Co 6.7-20

A Bíblia diz: “não seguireis os desejos do vosso coração” (Nm 15.39); “Caim teve inveja do próprio irmão! Vemos também o seu desejo de enrolar a Deus com uma oferta secundária, enquanto que seu irmão Abel ofereceu ao Senhor das primícias do seu rebanho. Paulo censura a contenda entre irmãos e faz uma lista de alguns danos (1Co 6.7-11). Caim não soube dominar seu desejo pecaminoso e sofreu a pena (Gn 4.11,12).

 

3) DESEJO NÃO DOMINADO VIRA PECADO – Cl 3.5-14; Gl 5.19-21

O desejo dos justos tende somente para o bem” (Pv 11.23); “O desejo dos perversos perecerá” (Sl 112.10). Deus repugna a idolatria! Avareza, cobiça, obsessão, compulsão, o desejo de acumular posses de maneira errônea; todas essas coisas podem se tornar falsos deuses. Os desejos de nossos corações revelam onde está o nosso tesouro (Mt 6.21). Ser tentando não é pecado, até Jesus foi. Tentação é quando desejamos o que Deus restringiu. Pecado é quando o desejo consegue nos dominar.

 

CONCLUSÃO: Assim como não é o professor que reprova o aluno, mas, ele mesmo pela nota da sua avaliação, da mesma forma, Deus não deseja o mal a ninguém, porém, a Sua justiça faz com que as pessoas que não sabem dominar-se colham de seus males. Deus é misericordioso e torce por você. Hoje você pode tomar a posição de obedecer e viver dentro dos parâmetros da Palavra de Deus e desfrutar de uma vida vitoriosa em Cristo Jesus.

 

DICAS PARA SUA CÉLULA CRESCER: Estabeleça alvos na sua célula. Se você está mirando em nada, certamente acertará em cheio!

 

 

 

 

#############################################################################################

 

 

 

 

TEMA: SEDE DE DEUS

 

INTRODUÇÃO: No mundo tão conturbado de hoje, cada vez mais pessoas, vivem de expectativas passadas. As dificuldades cada dia maior de construirmos algo novo, nos leva a viver de recordações. Recordações boas ou mas fala do nosso passado, e como seres humanos devemos viver o presente e avançar para o future que nos espera adiante.

 

Muitos vivem das Glorias pessoais passadas:

Quando eu tinha… Quando eu fiz… Quando eu era jovem… Quando eu te conheci… No meu tempo… (como se o já estivesse morto e esse não fosse mais o seu tempo)

Muitos vivem das Glorias espirituais passadas:

Um dia eu pedi ao Senhor uma benção e ele me concedeu. Eu já tive um problema e coloquei nas mãos do Senhor e Ele entrou com providência. É Deus já meu usou e eu…

Muitos vivem também de um passado de: SOFRIMENTO, LUTAS, TRAGÉDIA, DORES, DECEPÇÕES, FRUSTRAÇÕES…

Que marcaram tanto a ponto de fazer com que estas pessoas MANTENHAM O PASSADO VIVO NO PRESENTE!

Mas Deus nos fala: “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.” (IS 43:18) Boas ou más, alegres ou tristes… JÁ PASSARAM !!! Chega de viver se alimentando destas migalhas, muitas vezes cheias de mofo que amargam a sua vida….CHEGA!!!

 

1. DEUS QUER TE DAR UMA NOVA EXPECTATIVA DE VIDA

Eis que faço uma coisa nova (Is 43.19). O que você quer que o Senhor faça novo em sua vida? Qual o milagre que você precisa experimentar? Deus está aqui para cumprir a sua Palavra: “Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará.” (Is 14:24). Qual a benção que você quer que o Senhor determine hoje em sua vida? (Is 48:6)”Já o tens ouvido; olha bem para tudo isto; porventura não o anunciareis? Desde agora te faço ouvir coisas novas e ocultas, e que nunca conheceste.”

Ela já está para acontecer: agora sairá à luz (Is 43.19). Você está aqui para ser abençoado…CREIA!!!

Não importa se sua vida esta difícil – Ele fará um novo caminho pra você passar.

Se você já está: cansado, esgotado, nada do que faz te leva a lugar nenhum. Se você se sente no deserto… saiba que: O DESERTO É LUGAR DE BENÇÃO! Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.”(Is 43:19). Deus fará um rio correr em seu coração e o tornará pronto pra receber uma nova vida de vitórias.

 

2. MAS PARA ISSO É PRECISO TER SEDE

A Bíblia nos diz que Ele está pronto para: “derramar água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.” (Is 44:3) Quem não tem sede deita-se ao lado do riacho e não bebe dele. Mas quem tem sede é capaz de buscar o rio até encontrar, ele não desiste… ele sabe que DEUS O GUIARÁ A ÁGUAS PROFUNDAS… E LÁ ELE SACIARÁ SUA SEDE.

Quando permitimos que o Senhor derrame do Seu Espírito sobre nós, tudo se transforma:

a) a terra seca torna-se produtiva;

b) as feridas do coração são fechadas;

c) a angústia da incerteza é aniquilada;

d) coloca glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado (Is 61.3).

 

DEIXE QUE DEUS DERRAME DE SEU ESPÍRITO SOBRE VOCÊ HOJE!

 

CONCLUSÃO:

Se você está sedento de Deus, hoje Ele vai saciar sua sede… você será tão abençoado que terá alegria de declarar : Eu sou do Senhor!

Por que o Senhor mesmo nos afirma:

(Jo 7:37) “E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.”

(Mt 5:6) “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;”

(Is 55:1) “Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas,

(Ap 22:17 c) “E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.”

 

SE VOCÊ ESTÁ SEDENTO VENHA BEBER… DO ESPÍRITO DE DEUS… DA ÁGUA DA VIDA…

 

 

 

############################################################################################

 

 

 

TEMA: VOCÊ É CACO, PÓ OU BARRO?

 

TEXTO: Isaias 45.9

 

INTRODUÇÃO: O texto bíblico acima mostra claramente que quando olhamos para nós mesmos em relação a Deus devemos sempre lembrar que somos feitos do pó da terra. A Bíblia diz que “formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente” – Gênesis 2.7, ou seja, Deus molhou a terra, quebrou os terrões e amassou o barro, para formar o ser humano do pó da terra. Este contato do Senhor nos moldando demonstra seu amor para conosco.

Contudo o pó pode estar em três estados: poroso, úmido ou endurecido.

A terra porosa é o pó em si sem mistura, mas não há como fazer nada com ele a menos que seja misturado com água e bem amassado para ser moldado.

O caco é o pedaço barro seco quebrado e também não há como fazer nada com ele a menos que seja bem quebrado, triturado ou moído e volte a ser como pó para então ser molhado e formado como barro novamente.

O barro é a massa moldável que pode ser formada em diversas formas.

A vida espiritual pode ser comparada com a terra em pó, em cacos ou em barro. Muitas vezes estamos secos, outras vezes estamos endurecidos. Precisamos ser moldáveis como o barro nas mãos do Senhor. Como você está? Vamos refletir sobre estes três estados:

 

1- CACO: Isaías 30.14

O caco é o barro endurecido e precisa ser moído para ser moldado.  – Quando estamos endurecidos, rígidos e sem fé, precisamos ser quebrantados por Deus. O que endurece o nosso coração?  O orgulho, a incredulidade, a religiosidade, tradicionalismo, falta de temor de Deus… tudo isso endurece o ser humano fazendo com que “têm cauterizada a própria consciência” (I Timóteo 4.2).

O caco representa a pessoa que mesmo sendo religiosa, está endurecida. Não reconhece seus erros. Coloca a culpa nas pessoas e acha que é vítima. Por isso o “caco” fere o seu próximo.

A pessoa que está como um caco acha que já está formada e moldada e não precisa mudar. Até que seja totalmente quebrada novamente e reconheça a necessidade de transformação.

O apóstolo Paulo é um exemplo de pessoa que foi como um caco. Ele era religioso, mas o orgulho endurecia sua fé e não queria se converter. Mas Deus o quebrantou até o pó para ser transformado num novo homem (Atos 9).

Davi certa vez disse que estava assim: “Secou-se o meu vigor, como um caco de barro, e a língua se me apega ao céu da boca; assim, me deitas no pó da morte” (Salmos 22.15). Ele foi quebrantado por Deus quando reconheceu que estava na dureza do pecado. Não endureça seu coração (Salmos 95.7,8), pois será como um caco que precisará ser moído. Você já se sentiu como um caco? Deus quer quebrantar e remodelar sua vida!

 

2- PÓ: Isaías 26.5

O pó é seco e precisa ser molhado para ser moldado. – Quando estamos secos e ‘esfarinhados’ pelos atritos desta vida, somos como o pó da terra e precisamos ser molhados para ser moldado.

O que molha o pó? Há duas coisas que molham o pó: lágrimas (Salmos 42.3) e a água da Palavra de Deus para quem está sedento da presença do Senhor (Salmos 42.1). A palavra de Deus e as lágrimas tornam nossas vidas mais moldáveis. As lágrimas que derramamos são úteis para reconhecermos nossa necessidade de Deus e mudar de vida umedecendo o que estava seco.

Davi também foi um exemplo de pessoa que estava no pó do pecado e teve que reconhecer sua necessidade de Deus dizendo: “Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó” (Salmos 103.14).  As coisas do mundo enfraquecem a fé para você secar diante de Deus (I João 2.16). Você já se sentiu como o pó? Deixe Deus molhar sua vida com a água da Palavra!

 

3- BARRO: Isaías 64.8

O barro é a massa de pó de argila e água e pode ser moldado facilmente. – Deus disse: “Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? — diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel” (Jeremias 18.6). – Precisamos manter nossa vida sempre irrigada pela Palavra de Deus (II Pedro 3.5) para nunca secarmos ou endurecermos impedindo de ser moldados pelo Senhor. O apóstolo João era um jovem discípulo de Jesus que em toda sua vida teve um coração sensível à ação do Senhor. Ele gostava de deitar a cabeça no peito de Jesus para sentir seu coração bater expressando seu amor e carinho (João 21.20).

Permita que Deus molde seu temperamento, atitudes e caráter. Cuidado com as coisas do mundo que endurecem o seu coração contra Deus. Você já s sentiu como barro? Deus o Oleiro, seja barro nas mãos do Senhor! Deus quer moldar sua vida!

 

CONCLUSÃO: Como é triste vermos pessoas que estão secas e enrijecidas não aceitando o Senhor. Também há pessoas que estão no pó, mas não permitem que Deus as toque. Todos nós já estivemos como um caco que precisou ser triturado e como o pó que com lágrimas precisou ser molhado. Mas como é bom estar sendo amassado pelo Oleiro que molda nossas vidas. Com certeza Ele fará uma peça de honra para o Seu nome. Não endureça seu coração! Não siga as coisas do mundo que te levarão ao pó! Deixe Jesus a água de a Vida te molhar e moldar!

 

 

 

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo