Fortaleza -

TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE NOVEMBRO 2017

 

 

“Quando um líder de célula se doa pelas suas ovelhas, sua célula começa a crescer, pois quando Deus vê nossa fidelidade, Ele nos promove”       Pastor Abe Huber

 

TEMA: TRANSFORMANDO PEDRAS EM ALTAR PARA O SENHOR

 

TEXTO: Gênesis 28:10-19

 

QUEBRA GELO: Distribua uma pedra para cada pessoa para que cada um possa dizer qual o problema que ela representa e que tenha atrapalhado a sua vida. Devemos lembrar que não devemos considerar as pessoas como “pedras” na nossa vida, ou seja, não é o marido ou os filhos ou os pais que atrapalham, mas os sentimentos a respeito das circunstâncias que estamos vivendo. Todos deverão colocar a pedra no chão, no meio de todos, como um ato profético declarando que, a partir de hoje, farão um altar de exaltação ao Senhor.

 

INTRODUÇÃO: Jacó estava em um momento difícil em sua vida. Devido a um problema com seu irmão, ele fugiu para casa de seus parentes. Há momentos em que o único lugar que não queremos estar é na nossa casa. Porém, Deus quer nos mostrar que Ele separou esta casa para nossa vida, para que através dela todos possam saber quem é o nosso Deus. Jacó depois de andar por muito tempo, reconheceu que precisava descansar para continuar a caminhada. O que aconteceu com Jacó ao parar no momento do seu cansaço? Deparou-se com pedras. Hoje vamos aprender qual foi atitude de Jacó ao encontrar a pedra.

 

1 – Jacó descansou: Ele fez da pedra seu travesseiro e, apesar, de toda preocupação Jacó descansou. Ø O que temos declarado diante dos problemas?

 

2 – Jacó sonhou: É o sonho que nos motiva a acordar e correr atrás. Ø Qual é o seu sonho? Para que o sonho se transforme em realidade, é preciso ter atitudes:

  •  Visão: Qual a sua visão de futuro?
  •  Alimentar o sonho com palavras positivas: Com o que você tem alimentado os seus sonhos?
  •  Reconhecer que Deus é a nossa maior torcida: Em que quem você tem colocado as suas expectativas?

 

3 – Não deixou os problemas apagar as promessas: Pessoas que só focam nos problemas, que só enxergam pedras, não conseguem crescer e avançar. Ø O que temos feito com os nossos problemas? Temos usado como amuleto de piedade ou motivo para avançar?

 

4 – Reconheceu a presença de Deus: Quando reconhecemos a presença de Deus geramos relacionamento de intimidade com Ele. Ø O que temos feito para honrar a Deus quando os problemas estão nos cercando?

 

CONCLUSÃO: Jacó só via problemas a sua frente. Porém, ao se deparar com a pedra não se entregou, ele construiu um altar. Fez daquela pedra um instrumento de adoração e exaltação a Deus. Precisamos usar as pedras e os nossos problemas como um meio de romper nossos limites. Usar os problemas de hoje como bandeira de vitória amanhã.

 

 

###############################################################################################

 

 

 

TEMA: DIVISÃO ENFRAQUECE, UNIDADE FORTALECE

 

QUEBRA GELO: Líder dê papel e caneta para cada um do grupo (se a célula for grande divida em grupos). Para uma pessoa/grupo você irá pedir para desenhar um rosto, para outro os braços, para outro as pernas e para outro o corpo. Mas nenhum grupo/pessoa pode ver o que o outro está desenhando. Depois que as pessoas terminarem os desenhos tente juntar as partes. Irá ficar desproporcional, pois essa é a intenção. Ministre que assim como o desenho mostra que cada membro tem seu lugar e sua função. Nós como igreja também temos nossa função no corpo de Cristo. Mas para que tudo funcione corretamente precisamos andar em unidade, cada um ajudando na sua função.

 

TEXTO: MARCOS 3:23-25

 

INTRODUÇÃO: Esse texto que lemos nos traz ensinamentos importantes para todas as áreas da nossa vida. Se um Reino está dividido não tem como prosperar, se uma família está dividida ela não tem como prosperar. Então vamos aprender mais um pouco sobre divisão.

 

1 – O inimigo trabalha para trazer divisão desde o início da criação: Pois ele sabe se tiver divisão no meio, o povo perde a força. Ø Como está a nossa unidade dentro da nossa casa? E com a nossa liderança?

 

2 – Precisamos vigiar para não ser usado pelo inimigo para causar divisão: Se não concordamos com a unidade estamos atrapalhando a obra de Deus.

  •   Eu não concordo
  •   Eu não penso assim
  •  Deus falou comigo algo diferente Ø Temos falado ou pensado algumas dessas frases? O que devemos fazer para não ter esses pensamentos?

 

AGORA VAMOS VER ALGUMAS BÊNÇÃOS DA UNIDADE:

 

1 – Não haverá limites para as realizações: a unidade realiza obras impressionantes.

 

2 – Haverá restauração e reconstrução de coisas destruídas: Se trabalharmos juntos podemos restaurar tudo que foi perdido.

 

3 – Venceremos grandes batalhas: Podemos ser poucos, mas se estivermos em unidade e no mesmo espírito, ninguém resistirá.

 

4 – Saímos da derrota para vitória: Devemos estar unidos no mesmo propósito para podemos receber a vitória.

 

5 – Haverá milagres, sinais, maravilhas, crescimento e multiplicação: Muitos milagres vão acontecer se a nossa família estiver unida e se a igreja estiver unida.

 

CONCLUSÃO: Precisamos a todo o momento defender a unidade da igreja, da nossa família, da nossa liderança, da nossa célula.

 

 

 

#################################################################################################

 

 

 

TEMA: VOCÊ É PRINCIPE OU GAFANHOTO?

 

QUEBRA GELO: Pergunte quem trouxe identidade. Peça que quem trouxe a identidade que se levante, olhe a foto da identidade e que se lembre do momento que estava vivendo na época. Peça que olhe no espelho e que traga a memória o que está vivendo hoje. Peça que reflita sobre como tem se sentido nos últimos tempos. Depois que alguns tiverem participado, ministre que o mais importante é que cada um de nós saiba que como filhos de Deus temos autoridade e unção para vencermos qualquer dificuldade.

 

TEXTO: Números 13:1,2, 27,28 e 30 ao 33 (Líder, leia antes e conte apenas a história)

 

INTRODUÇÃO: O texto fala de espias que eram príncipes e se viam como insetos. Esta palavra nos ensina que não adianta termos projetos para o futuro se continuarmos a nos ver como “gafanhotos”. Então, vamos entender melhor o porquê muitos continuam se vendo como gafanhotos e continuam lutando as mesmas lutas:

 

1 – Devido ao senso de fraqueza (eles viram o inimigo muito mais forte do que eles e temeram)

  • Como fazer para não olhar para o tamanho da dificuldade e nos manter confiantes?

 

2 – Devido ao pessimismo (não conseguiam ver o que era bom; então, falavam mal)

  • Por que ficamos pessimistas diante das dificuldades, mesmo sabendo que podemos vencê-las?

 

3 – Devida a uma visão espiritual distorcida: O que acontece quando a nossa visão está distorcida?

  • Qual o colírio que podemos usar para que a nossa visão não fique distorcida? (A Palavra de Deus)

 

Quando nos vemos como “gafanhotos” e agimos com atitudes como estas que estudamos as consequências que podem vir sobre nós são:

 

1 – O desespero: Acreditar que não há saída (Lembre-se que Deus jamais se esquece de nós);

2 – A murmuração: Ao invés de nos voltarmos a Deus em honra, começamos a duvidar de tudo;

3 – A ingratidão: Esquecermos de tudo o que fizeram de bom por nós e só olharmos para o que não puderam fazer (ou para as falhas).

 

COMO DEVEMOS AGIR PARA NÃO NOS TORNARMOS COMO “GAFANHOTOS”?

 

1 – Devemos nos quebrantar diante de Deus: Buscar o arrependimento genuíno;

2 – Devemos nos firmar nas promessas de Deus: As promessas de Deus são infalíveis;

3 – Não podemos ter medo: Se Deus é por nós, quem será contra nós?

 

CONCLUSÃO: A Palavra diz que todos aqueles que preferiram se ver como “gafanhotos” pagaram um preço alto. Por isso, que nós possamos hoje decidir não ter mais atitudes que nos façam parecer “gafanhotos” e sim atitudes de Príncipes e Princesas do Senhor.

 

 

#################################################################################################

 

 

 

TEMA: RECUPERANDO AS DRACMAS PERDIDAS

 

QUEBRA GELO: Perdendo algo valioso em sua vida. Em um recipiente com farinha esconda uma moeda no fundo. Peça a um voluntário que ele imagine que tenha perdido uma moeda muito valiosa. Pergunte o que ele faria se soubesse que aquela moeda estivesse perdida no meio daquele recipiente com farinha. Não podemos nos contentar em perder as coisas mais valiosas que Deus tem nos dado. Como os dons e a vida que Ele tem nos dado para cuidar.

 

TEXTO: Lucas 15: 4 -10

 

INTRODUÇÃO: As mulheres palestinas recebiam dez moedas de prata como presente de casamento. Além de possuir um grande valor naquela época também eram colocadas em uma tiara que a mulher usava na cabeça, assim perder uma dracma seria o mesmo que perder seus valores. Assim como uma pessoa se regozija por encontrar sua moeda ou anel perdido, os anjos se alegram pelo arrependimento de um pecador. A perda gerou dentro daquela mulher um desejo de recuperar o que fora perdido. O que temos perdido em nossas vidas? Como filhos de Deus quais as dracmas que não podemos perder?

 

1 – Dracma da Aliança – Aliança significa pacto. Muitas pessoas por quebrarem sua aliança com Deus estão com sua vida embaraçada.

  • Como anda nossa aliança com Deus? Como está a nossa aliança com a nossa liderança, nosso discipulador, nossos irmãos, nossa igreja? Pessoas estão perdendo sua aliança por não lerem a bíblia, por serem orgulhosas, por achar que amanhã terá uma nova chance.

 

2 – Dracma da Comunhão – Comunhão gera crescimento.

  • Qual o tipo de comunhão temos valorizado? (Ex. amigos mundanos, amigos cristãos)
  • Como está a comunhão dentro da nossa casa, no GD, a comunhão com o seu discipulador? Comunhão significa falar a mesma língua. O discípulo que cresce é o discípulo que fala a mesma língua que o seu discipulador, que o seu líder que o seu pastor.

 

3 – Dracma do Amor – Quem tem o dracma do amor reconhece que o reino de Deus é feito por vidas. Quem ama cuida!

  • Será se temos cuidado bem das pessoas que Deus tem nos confiado? Como anda o nosso amor pelos perdidos?
  • O tipo de pensamento da pessoa que está perdendo o dracma do amor é: “ Se eu não tenho tempo para mim, como vou ter tempo para outra pessoa?” A falta de amor me faz enxergar somente os defeitos dos outros.

 

4 – Dracma do Sonho – O sonho alimenta a nossa fé. É preciso acreditar que os sonhos de Deus são maiores do que os nossos.

  • Qual é o seu sonho? Pessoas estão perdidas por que pararam de sonhar, deixaram a decepção, a mágoa, a raiva, o ódio tomar conta do seu coração.

 

5 –Dracma da Humildade - A humildade é algo que precisamos buscar todos os dias.

  • Temos um coração ensinável? A falta de humildade nos faz achar que ninguém é capaz de nos aconselhar ou corrigir. É preciso pedir a Deus que nos ensine a ser humilde.
  • A humildade faz a glória de Deus descer sobre nós. (Tiago 4: 6-10)

 

6 – Dracma do Perdão – Pessoas estão mortas espiritualmente por falta do perdão.

  • Temos tido facilidade de perdoar? Perdão é uma escolha. Quais as pessoas que precisamos pedir ou liberar perdão?

 

7 – Dracma do Arrependimento – Existem muitas pessoas que estão acomodadas no pecado. Somente com arrependimento genuíno iremos conseguir vencer o pecado que tem nos paralisado.

  • Quando uma palavra vai de encontro ao seu coração qual a sua atitude? Arrependimento genuíno nos faz mudar de atitude, mudamos a nossa forma de pensar e nos tornamos verdadeiros adoradores.

 

8 – Dracma do Temor – Quando perdemos a vontade de fazer as coisas que agradam a Deus e começamos a fazer aquilo que agrada o mundo estamos perdendo o temor.

  • Temor é respeito, honra. Temos tido temor em nossos corações com as coisas de Deus?

 

9 – Dracma da oração: A oração é o combustível do crente. É a única fonte de graça para sairmos e proclamar a Jesus.

  • Como anda nossa vida de oração, o seu TSD? O sucesso do crente é a obediência a palavra e a nossa determinação.

 

CONCLUSÃO: No versículo 8 mostra que quando aquela mulher perdeu algo valioso ela foi atrás do que havia perdido. Como filhos de Deus, precisamos ir atrás daquilo que é mais valioso para Ele, que são VIDAS. Deus não quer filhos de emoção e sim filhos que irão levar a salvação para os perdidos. Deixe o Espírito Santo trazer a sua memória a dracma que por algum momento foi perdida e volte a sonhar os sonhos de Deus para sua vida.

 

 

#################################################################################################

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo