Fortaleza -

TEMAS DAS CÉLULAS – DEZEMBRO 2017

“Podemos enviar obreiros até o fim do mundo, batizar e ensinar todas as coisas; porém, se não produzirmos discípulos, teremos falhado com a tarefa da Grande Comissão.”    Kerry A. Olson

 

 

 

 

TEMA: OS BENEFÍCIOS DE UMA VIDA DE ORAÇÃO

 

TEXTO: Lucas 11:1

 

INTRODUÇÃO: Há uma frase que diz: “Nenhum homem é maior do que sua vida de oração.” De fato a oração é o combustível do cristão, é o meio que o cristão tem para se relacionar com Deus, mas a motivação principal do nosso coração em buscar uma vida de oração, não pode ser apenas os benefícios, mas sim o prazer de estar em constante comunhão com o Criador. No texto lido, um dos discípulos pediu para Jesus: …ensina-nos a orar… Ele sabia que este foi o grande segredo do ministério de Jesus, “uma vida de oração”. Nesta noite vamos aprender juntos:

 

04 BENEFÍCIOS DE UMA VIDA DE ORAÇÃO.

 

1º Benefício – QUEM ORA MAIS CANSA MENOS. Mateus 11:28-30

Ninguém jamais trabalhou como Jesus, ainda assim Ele dizia: …vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei… Jesus tinha muita disposição porque vivia em constante comunhão com o Pai. Assim também é com o cristão, quem ora mais tem mais disposição, o cristão que não ora está parado ou andando empurrado.

PERGUNTA: Em sua opinião, o que mais tem impedido o cristão de orar?

 

2º Benefício – QUEM ORA TEM MAIS FORÇA PARA VENCER AS DIFICULDADES. Isaías 40:29-31

Há uma frase que diz: “Quem se ajoelha diante de DEUS, não se curva diante de nenhuma dificuldade.” O texto lido diz que os que esperam no Senhor renovam as suas forças. A regra é simples, quanto mais dificuldades, mas temos que intensificar nossas orações.

PERGUNTA: Em sua opinião, porque muitos quando enfrentam dificuldades param de buscar a Deus?

 

3º Benefício – QUEM ORA PRODUZ MAIS. Eclesiastes 10:10 – João 15:4-5

Eis uma verdade que o diabo não quer que o cristão saiba; Cristão que ora mais produz com mais facilidade e eficiência. O nosso machado da oração precisa estar sempre afiado, precisamos estar sempre ligado em Jesus através da oração, assim seremos muito mais produtivos. 

PERGUNTA: Você acha que tem produzido o que Deus espera de você?

 

4º Benefício – QUEM ORA MANIFESTA MAIS O FRUTO DO ESPÍRITO EM SUA VIDA. Gálatas 5:22,23

Quando mais perto de Deus nós estamos, mais manifestamos o fruto do Espírito em nossas vidas, e o melhor meio que o cristão tem para se aproximar de Deus é cultivando uma vida de oração.

PERGUNTA: Você acha que os cristãos de hoje tem manifestado o fruto do Espírito em suas vidas? (Leia novamente Gálatas 5:22-23)

 

CONCLUSÃO: Nossa vida de oração tem que crescer tanto em extensão como em intensidade, só assim poderemos desfrutar da comunhão com o Pai e nos beneficiar do poder da oração. Decida nesta noite se tornar um homem de oração, e com toda certeza sua vida vai mudar radicalmente!!!

 

 

################################################################################################

 

 

 

TEMA: EU NASCI PARA VENCER

 

TEXTO: Juízes 11:1-11

 

INTRODUÇÃO: A certeza de uma vida vitoriosa é algo que nunca pode sair do coração do homem. A cada manhã devemos acordar e declarar: “Eu nasci para vencer” – “Deus me criou para vencer”. Muitos creem em Deus, creem até em outras pessoas, mas não crê em si mesma. Não consegue se ver com os olhos de Deus. Nesta noite vamos aprender com a história de Jefté:

 

QUATRO LIÇÕES PARA UMA VIDA DE VITÓRIA.

 

1ª Lição – Deus vê em nós qualidades que ninguém vê. v.1ª … Era, então, Jefté, o gileadita, homem valente e valoroso… –1Samuel 16:7

Para as pessoas e até mesmo seus irmãos, Jefté era apenas um bastardo filho de uma prostituta. Mas Deus nos vê de uma forma diferente, para Deus Jefté era um homem valente e valoroso. É assim que Deus te contempla, alguém valente e valoroso. Você nasceu para vencer!!!

PERGUNTA: Em sua opinião, porque o homem tem dificuldade de acreditar em si mesmo?

 

2ª Lição – Se você veio ao mundo Deus tem um propósito em sua vida. v.1b … O seu pai era Gileade; a sua mãe era uma prostituta…  1 Coríntios 1:27-28

Não importa seu passado, quem você foi, quem são seus pais. Deus tem um propósito em sua vida. Talvez nem o próprio Jefté cria que Deus pudesse usar sua vida. Mas Deus não olha nosso passado para decidir nosso futuro.

PERGUNTA: Em sua opinião, como descobrir o propósito que Deus tem em nossas vidas?

 

3ª Lição – Todo homem de Deus também passa por um tempo difícil. v.2-3

Embora sendo um homem valente e valoroso, Jefté passou por um tempo muito difícil. Ele foi humilhado pelos líderes da cidade e até pelos próprios irmãos. Em tempos difíceis temos que continuar confiando em Deus e em nós mesmos. Se você estiver passando por este tempo difícil fique firme, pois a Palavra de Deus diz: …o meu povo não será envergonhado para sempre….(Joel 2:27)…em lugar da sua vergonha terão dupla honra….(Isaías 61:7) 

PERGUNTA: Em sua opinião, porque Deus permite passarmos por adversidades na vida?

 

4ª Lição –– A sua hora vai chegar, Deus está te preparando para grandes conquistas: v.4-6, 32

Deus está te preparando para grandes conquistas, depois de Jefté ter passado por momentos difíceis, Deus o levantou como um grande Juíz em Israel. Assim será com você, a sua hora está chegando e Deus vai te abençoar poderosamente!!!

PERGUNTA: Em sua opinião, qual o segredo para permanecer firme em meio às adversidades?

 

CONCLUSÃO: Você nasceu para vencer, por isso não desista. Não importa o seu passado, não importa o que as pessoas falam sobre você, siga em frente, e acredite em sí mesmo, porque Deus acredita em você e tem um lindo plano pra sua vida!!!!

 

 

#################################################################################################

 

 

 

TEMA: SENDO DISCIPULADO POR JESUS.

 

QUEBRA-GELOVocê gostaria de ser discipulado por Jesus? Como você pensa que seria?

 

INTRODUÇÃO: Creio que todos nós gostamos de fazer várias perguntas para Deus, mas algum dia você já pensou em responder as perguntas de Deus para você. Nesta noite vamos ter o prazer de ser discipulado por Jesus e responder algumas perguntas que ele deixou para nós em sua palavra, mas precisamos ser sincero em nossas respostas, pois ele conhece o íntimo do nosso Coração. Preparados?

 

04 PERGUNTAS REVELADORAS DE DEUS PARA NÓS.

 

1ª pergunta: ONDE VOCÊ ESTÁ? Gênesis 3:8,9

Deus tinha prazer de todo dia se encontrar com Adão e manter um relacionamento íntimo com a maior obra da sua criação, o ser humano. Mas um dia a desobediência de Adão fez com que ele mesmo esconde-se da presença de Deus. E o Senhor querendo restaurar essa comunhão faz uma pergunta: Onde você está?

PERGUNTA: Será que nós como Adão não estamos saindo da presença do senhor, você já parou para pensar onde você está em questão ao relacionamento e o propósito de Deus para sua vida?

 

2ª pergunta – O QUE VOCÊ TEM NAS MÃOS?   Êxodo 4:2-4

No texto lido Deus queria mostrar para Moises que o que ele tinha nas mãos não era apenas um cajado, mas sim o poder dele que acompanha aqueles que cumprem o seu chamado. Às vezes somos como Moisés, olhamos para aquilo que Deus nos dá e não enxergamos o que Deus pode fazer e só vimos o natural. Deus pode transformar algo simples em extraordinário. Ex: (multiplicação dos pães, Davi com estilingue).

PERGUNTA: Deus faz a mesma pergunta para nós nessa noite, O QUE VOCE TEM NAS MÃOS?, como você tem enxergado o que Deus tem colocado em suas mãos?

 

3ª pergunta – QUEM EU SOU PARA VOCÊ? Mateus 16:13-17

Jesus pergunta para seus discípulos: O que as pessoas no mundo dizem sobre mim? Querendo ver se eles tinham alguma influência ele faz outra pergunta: E vocês que são meus discípulos o que dizem que eu sou? Jesus queria que seus discípulos não apenas o seguisse, mas também o conhecesse

PERGUNTA: Verdadeiramente você conhece Jesus? Ele te pergunta nesta noite: QUEM EU SOU PARA VOCE?

4ª pergunta– TU ME AMAS?

Logo após Pedro fazer o juramento para Jesus de nunca o abandonar, de nunca negar e até morrer por Jesus, ele acaba negando Jesus por três vezes. Isso foi o fim para Pedro, agora ele carregava um sentimento de dor, de traição, ali era o fim para ele, a ponto dele querer voltar a vida de pescador. Quantas vezes juramos algo para Jesus (santidade, oração, comunhão) e acabamos falhando, e o inimigo vem e coloca um sentimento de que não amamos Jesus, e isso rouba a nossa paz. Em João cap. 21, Jesus faz a mesma pergunta três vezes para Pedro: tu me amas? Uma pergunta que restauraria toda a vida de Pedro.

PERGUNTA: Jesus te pergunta nesta noite, Tu me amas? Qual é a tua resposta?

 

CONCLUSÃO: Nesta noite tivemos o prazer de ser discipulado por Jesus, e cada pergunta que ele te fez tem o poder de restaurar e transformar todas as áreas da sua vida. Que cada um de nós possa meditar em cada pergunta que Jesus fez, e responder com sinceridade para Ele, e que seu amor enche nossos corações.

 

 

##################################################################################################

 

 

 

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO NATAL DE CRISTO

 

TEXTO: Mateus 2:10 e 11

 

INTRODUÇÃO: Nós não festejamos o natal como a maioria das pessoas fazem nesta época, isto por várias razões: 1º -porque o que é enfatizado, papai noel, presentes, pinheiro, luzes, etc, não tem nada a ver com a Bíblia. É algo simplesmente comercial. 2º – porque pelos estudos realizados, Jesus nasceu em setembro ou início de outubro, época da festa de tabernáculos. Mas, com certeza, Jesus nasceu e este fato é relevante e há lições importantes para nossa vida que precisam ser avaliadas e entendidas. No nosso texto temos algumas verdades preciosas que nos apontam o verdadeiro sentido da vinda de Cristo a este mundo. O texto nos mostra quando, de fato, o verdadeiro sentido do natal é alcançado numa vida.

 

1-  QUANDO JESUS TORNA-SE O MEU SALVADOR PESSOAL – v.11

Após o nascimento de Jesus o anjo vai até os pastores que estavam guardando os seus rebanhos nas campinas de Belém e lhes entregam uma mensagem tremenda: “Hoje nasceu o Salvador de vocês”. Quando o pecado entrou no mundo ele separou o homem de Deus (Rm 3. 10 a 12). Mas Deus, que é um Deus de amor imediatamente entrou em ação e elaborou um plano para trazer o homem de volta para ele. Este plano consistia no envio do seu próprio filho ao mundo a fim de dar a sua vida em favor de toda  a raça humana (Jo 3.16). No texto que estamos analisando, vemos a concretização da promessa e a forma como Deus a cumpre. Cristo nasceu em Belém, tornando-se a semelhança de todos os homens, para que, como justo, pudesse tomar sobre si a culpa e o pecado de todos. Foi o que aconteceu quando ele morreu e ressuscitou. Por isso o sentido do natal é alcançado quando pessoas entendem o plano de Deus e recebem Jesus como salvador das suas vidas. Então o propósito da vinda do Messias se cumpre plenamente (Jo 1.12).

 

2-  QUANDO CRISTO SE TORNA O NOSSO REI – v.11

Jesus era o Messias esperado e a palavra Messias significa ungido. Quem era ungido eram os reis. Assim Cristo, entre outras coisas veio ao mundo pra ser entronizado como rei na nossa vida. O que significa isto? Que a nossa vida não é mais nossa, mas passa a estar totalmente sob o comando de Jesus. Que não é mais a nossa vontade que prevalece mas a vontade daquele que reina sobre a nossa vida (Ap 19.16). A compreensão desta verdade é extremamente importante para que na nossa vida possa estar completamente rendida a Jesus. No entanto, mais importante que a compreensão desta verdade é a nossa decisão de estabelecer Jesus como Senhor absoluto da nossa vida, para assim nos relacionarmos com Ele da maneira correta e verdadeira. Por isso, o sentido verdadeiro do natal só é alcançado quando Jejus é rei da nossa vida (Jo 12.13; 1 Tm 1.17).

 

3 – QUANDO JESUS É SENHOR ABSOLUTO DA MINHA VIDA – v.11

Em Romanos 10.9 há uma colocação muito importante que expressa o desafio de Deus para nossa vida e que é fundamental para nossa salvação. Ter Jesus como Senhor significa permitir que Ele exerça todo domínio sobre ela. É preciso entender o significado prático desta verdade. Muitos chamam Jesus de Senhor, cantam cânticos declarando que Jesus é o Senhor das suas vidas, mas se fizermos uma observação mais detalhada destas vidas, infelizmente, na prática, Jesus não é senhor delas. É por isso que Jesus faz uma afirmação importante em Mt 7.21. Também Lc 6.46 Jesus chama o povo a reflexão e tomada de decisões. Jesus é Senhor da sua vida? Não esqueça. O verdadeiro sentido do natal é alcançado quando Jesus se torna Senhor da nossa vida.

 

CONCLUSÃO: Jesus nasceu em Belém conforme a promessa de Deus a sua palavra. Sua vinda ao mundo era vital para que a obra da redenção fosse realizada. Infelizmente, em nossos dias, natal é algo totalmente incompreendido até deturpado. Deus deseja que entendamos o verdadeiro sentido do natal e que venhamos estabelecer Jesus como Salvador, Rei e Senhor sobre nossas vidas.

 

 

#################################################################################################

 

 

TEMA: VIVENDO OS SONHOS DE DEUS

 

TEXTO: Josué 14:6-13

 

INTRODUÇÃO: O sonho é um anseio universal e nos motiva à vida. Mas quando falamos em sonhar os sonhos de Deus, estamos falando de um nível diferente de sonhos. Quando sonhamos apenas com coisas passageiras e perecíveis, estamos sujeitos a nos frustrar, ou até mesmo ver que a realização de tal sonho não nos trouxe nenhuma felicidade. Porém, quando sonhamos os sonhos de Deus é diferente, não se trata apenas da realização de uma satisfação pessoal, mas de viver o propósito de Deus, pois quando sonhamos e vivemos os sonhos de Deus é incomparavelmente melhor, pois os sonhos de Deus não tem prazo de validade, não é egoísta, e seu cumprimento sempre nos traz alegria e benefícios eterno. Hoje vamos aprender juntos:

 

COMO VIVER OS SONHOS DE DEUS.

 

1º – Precisamos alinhar nossos sonhos com as promessas de Deus. – v. 7 e 9

Calebe sonhava à luz das promessas de Deus. Alinhe seus sonhos com a Palavra de Deus (ser cheio do Espírito, ser frutífero, ter um ministério abençoado, ser saudável fisicamente e emocionalmente, ter qualidade de vida, dentre outras). Alicerce seus sonhos com as promessas de Deus, visualizando a concretização dos mesmos; isso dará a você a força e a confiança necessária, para a realização de seus sonhos.

PERGUNTA: Você já teve algum sonho pessoal realizado, que não te trouxe benefícios nem alegria? Compartilhe com o grupo.

 

2º Perseverar e esperar o tempo de Deus. – vs. 8 e 10

Calebe perseverou contra as dificuldades e o tempo de espera para a realização do seu sonho. Nós também precisamos discernir e perseverar contra os opressores de nossos sonhos (circunstâncias ou pessoas). Precisamos sobreviver aos momentos de extrema dificuldade com perseverança e fé para a realização de nossos sonhos esperando no Senhor o cumprimento de nossos sonhos.

PERGUNTA: Você já teve sonhos não realizados por falta de paciência e perseverança? Qual a lição que você aprendeu? Compartilhe com o grupo.

 

3º Estar disposto a lutar pelos sonhos. V. 11-12

Calebe estava disposto a lutar por seu sonho. O fato de termos de Deus a promessa, não significa que não temos que lutar por nossos sonhos, a concretização de nossos sonhos depende de nossa caminhada em direção a ele, exige que saiamos da nossa “zona de conforto”.

PERGUNTA: Em sua opinião, se Deus já prometeu algo para nós,  porque precisamos lutar para sua  realização?  Compartilhe com o grupo.

 

CONCLUSÃO: Os sonhos associados às promessas, aos propósitos e à aliança com Deus, contam com a ajuda de Deus. Calebe, com as promessas na mão, com a vida debaixo dos propósitos, e sustentado pela aliança que tinha com Deus, contou com essa provisão: ficou vivo e vigoroso para realizar seu sonho, e creia que com você não será diferente.

 

 

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo