Fortaleza -

TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE FEVEREIRO 2018

 

“Há uma grande diferença entre o líder que quer servir-se do discipulado

e o líder que quer servir através do discipulado. Um quer ser destino,

o outro quer ser ponte. O primeiro busca subserviência, o outro oferece

inspiração”

(DANILO FIGUEIRA)

 

 

TEMA: QUEM É O ESPÍRITO SANTO?

 

TEXTO: Romanos 8:9-17

 

INTRODUÇÃO: Existem muitos conceitos errados sobre a identidade do Espírito Santo. Alguns O enxergam como um poder que Deus dá para aqueles que seguem os ensinamentos de Cristo e outros O veem como um ser místico. Mas, afinal de contas, o que a Bíblia diz sobre o Espírito Santo?

Falando de forma bem simples, a Bíblia diz que o Espírito Santo é o próprio Deus. Ela ainda diz que o Espírito Santo é uma Pessoa, um Ser com uma mente, vontades e emoções. O Espírito Santo é pensador e sabedor (I Coríntios 2:10), se entristece (Efésios 4:30), é intercessor (Romanos 8:26,27), toma suas decisões (1 Coríntios 12:7-11). Além disso, como a terceira Pessoa da Trindade, Ele age como o confortador e consolador que Jesus nos prometeu que Ele seria (João 14:16-26, 15:26). Por isso te convido a conhecer um pouco mais sobre o Espírito Santo:

 

1) O Espírito Santo habita naquele que crê

Somos a casa do Espírito Santo. Somos o templo Dele. Se alguém não tem o Espírito Santo dentro de si, esse não é de Deus. Nosso corpo foi morto pelo pecado, e nós vivemos porque o Espírito do Senhor vive em nós (Romanos 8:9-10, 1 Coríntios 3:16 e 6:19).

 

2) O Espírito Santo guia aquele que crê

Quando permitimos que o Espírito Santo habite em nós, Ele assume o controle de nossas vidas e nos conduz pelos caminhos da verdade que foram traçados por Deus (Romanos 8:14, Gálatas 5:18, João 16:13).

 

3) O Espírito Santo mata a carne daquele que crê

Quando o Espírito Santo assume o controle de nossas vidas, Ele nos ajuda a matar a nossa carne, nos afasta das paixões e desejos do mundo, como a prostituição, avareza, idolatria, etc. (Romanos 8:13, Gálatas 5:24, Colossenses 3:5).

 

4) O Espírito Santo vivifica aquele que crê

Já seria muito bom se o Espírito Santo apenas nos garantisse a ressurreição. No entanto, Ele vai muito além e vivificará o nosso corpo físico, onde Ele faz morada (Romanos 8:11; 2 Coríntios 5:5; Efésios 1:13-14).

 

5) O Espírito Santo testifica aquele que crê

O Espírito Santo confirma no nosso espírito que nos tornamos filhos de Deus, e por isso participaremos com Ele da Sua glória (Romanos 8:14-17).

 

6) O Espírito Santo tem o melhor para aquele que crê

A Palavra de Deus é clara ao afirmar que temos as primícias do Espírito Santo. Isso quer dizer que temos os primeiros frutos, os começos de tudo que Deus vai nos oferecer no céu (Romanos 8:23).

 

7) O Espírito Santo ajuda aquele que crê

É o Espírito Santo que sustenta o cristão contra as tentativas de Satanás e o ajuda a vencer as suas fraquezas. Não é por acaso que Ele é chamado de “ajudador” e “consolador” (Romanos 8:26-27, João 14:26, 15:26 e 16:7,8).

 

CONCLUSÃO:

     O Espírito Santo não é um “turista” que vem morar dentro de nós apenas por um tempo. Não. Ele habita em nós e foi enviado por Deus para estar sempre conosco (João 14:16-17). Ele é o nosso ajudador em todos os momentos e deseja ser nosso amigo íntimo. Por isso, dê espaço a Ele e deixe que Ele assuma o controle de sua vida (João 7:37-39).

 

PARA REFLETIR:

. Como você tem cuidado do templo do Espírito Santo (seu corpo)?

. Você tem permitido que Ele habite em você e dirija a sua vida?

 

 

 

 

#################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: COMUNHÃO COM O ESPÍRITO SANTO

 

TEXTO: Jo 14:15-26 – 2Co 13:13

 

QUEBRA-GELO: Olhando para o íntimo do seu coração, qual a sua visão a respeito do Espírito Santo? Espere as respostas e pergunte: O seu relacionamento com Ele condiz com a aquilo que você acha que Ele é?

 

INTRODUÇÃO: Quando Jesus estava para ser crucificado, ressuscitar e subir novamente aos céus, Ele disse aos seus discípulos que enviaria outro Consolador, o Espírito da verdade, que habitaria nos discípulos (João 14:16-17). O Espírito Santo é esse outro Consolador prometido por Jesus. Além D’Ele nos ajudar e consolar, Ele também nos ajuda a lembrar da Palavra de Deus. (João 14:26); nos guia (João 16:13); nos convence do que fazemos de errado (João 16:8); nos ajuda em nossas fraquezas (Romanos 8:26); nos capacita para fazer a vontade de Deus                       (I Coríntios 12:1 e 11). Vemos assim que é impossível ser cristão, sem ter plena comunhão com o Espírito Santo. Nesta noite vamos aprender juntos:

 

COMO TER UMA COMUNHÃO PROFUNDA COM O ESPÍRITO SANTO

 

1º – Precisamos DESEJAR pela comunhão com o Espírito Santo. 1Pe 2:2

O mesmo desejo que temos que ter pela Palavra de Deus, temos que ter também pela comunhão com Espírito Santo. O Espírito Santo nos é dado para dirigir a nossa vida à vontade de Deus. Ele nos fortalece e capacita para isto. Desejar verdadeiramente o Espírito Santo é acima de tudo está desejoso de ter um relacionamento profundo com Deus.

 

PERGUNTA: O que mais você deseja na vida? Ex: Ter uma casa, carro, filhos, dinheiro etc… O que leva uma pessoa a desejar o Espírito Santo acima de tudo isso? 

Resp. sugerida: Vontade de ser usado por Deus com milagres e maravilhas, Receber bênçãos espirituais como Unção, poder, dons, etc…

 

 

2º – Precisamos pedir, BUSCAR a comunhão com o Espírito Santo. Lc 11:10-13 – At 2:38,39

Não basta apenas desejar ter comunhão com o Espírito Santo, o texto lido nos ensina que temos que pedir, buscar, bater, isto indica que além do desejo tem que haver perseverança. O versículo 13, termina dizendo que: …o Pai Celestial dará o Espírito Santo àqueles que pedirem…

 

PERGUNTA: Alguma vez você já fez um propósito de pedir, buscar, bater até ser cheio do espírito Santo?

 

 

3º – Precisamos estar dispostos a OBEDECÊ-LO. At 5:32

Em 1 Tessalonicenses 5:19 diz que é possível apagar o Espírito Santo em nossa vida. Como isso acontece? Como dissemos, o Espírito Santo nos é dado para dirigir nossa vida a fazer a vontade de Deus, se resistimos à vontade de Deus, resistimos à direção do Espírito Santo; e se resistimos a sua direção Ele se retira de nossas vidas, e assim nós O apagamos. Se realmente queremos uma profunda comunhão com o Espírito Santo, precisamos estar preparados para obedecê-Lo. 

 

PERGUNTA: Quais atitudes devemos ter em nossas vidas para sermos obediente a direção do Espírito Santo? 

Resp. sugerida: Está sensível a voz do Espírito Santo (cuidado com outras vozes), ter um relacionamento íntimo com Ele, se esvaziar de nós mesmo, deixar as coisas erradas etc…

 

 

CONCLUSÃO: A Bíblia ensina em Romanos 8:9 que se alguém não tem o Espírito Santo essa pessoa não é de Deus. Que nesta noite possamos pedir para que Deus coloque em nosso coração um profundo desejo pela Comunhão com o Espírito Santo, e possamos estar dispostos a obedecê-Lo.

 

 

 

 

################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: A IMPORTÂNCIA DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

 

TEXTO:  João 20:21,22

 

INTRODUÇÃO: O batismo no Espírito Santo é o revestimento de poder prometido pelo Senhor Jesus Cristo para impulsionar a pregação do Evangelho. O Filho de Deus advertiu seus apóstolos a não começar a missão, sem antes recebê-lo.

É um tema que precisamos conhecer bem, para que estejamos abertos ao poder de Deus e a experiência mais profundas na fé. Sendo assim, neste estudo sobre o batismo no Espírito Santo você verá as mais diversas características do tema.

 

COMO RECEBER O ESPÍRITO SANTO?

Antes de receber o batismo do Espírito Santo, precisamos receber o Espírito Santo. Como a terceira pessoa da Trindade Ele é o que nos ajuda com orações, conselhos, direção, entendimento, etc.

No Antigo Testamento ele repousava em momentos específicos sobre homens e mulheres de Deus, para tarefas específicas. Mas hoje é diferente!

Primeiramente, recebemos o selo do Espírito mediante a conversão. É a presença dele em nossas vidas que nos torna legítimos filhos de Deus. Sem o Espírito Santo, não há filiação. (Efésios 1:13,14)

Após sermos selados, nos tornamos Templo do Espírito de Deus. (1 Coríntios 6:19)

Ou seja, existe uma diferença entre receber o Espírito Santo, o batismo nas águas e o batismo no Espírito Santo.

 

A PROMESSA DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

     João respondeu a todos: “Eu os batizo com água. Mas virá alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. (Lucas 3:16)

João Batista sempre deixou claro que após ele surgiria um profeta maior e com mais autoridade. Houve uma maior expectativa quando ele disse: “Eu os batizo com água… Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo”.

 

MAS COMO?

Após o retorno do Senhor Jesus Cristo ao céu, os discípulos obedeceram a sua orientação de não se ausentarem de Jerusalém, sob a seguinte promessa:

“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. (Atos 1.8)

Dessa forma, eles permaneceram com a seguinte rotina: “Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus”. (Atos 1.14)

Eles permaneceram fazendo isso, até que: Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava. (Atos 2:1-4)

Sendo assim, entendemos que para receber o batismo no Espírito Santo precisamos desejar, viver a expectativa de recebê-lo. Esse desejo é evidenciado por uma vida de oração ativa e constante, acompanhada de fervorosa leitura da Bíblia Sagrada.

Vemos essas características em outras ocasiões de batismo no Espírito Santo:

  • Quando Paulo lhes impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e começaram a falar em línguas e a profetizar. (Atos 19.2)
  • Estes, ao chegarem, oraram para que eles recebessem o Espírito Santo, pois o Espírito ainda não havia descido sobre nenhum deles; tinham apenas sido batizados em nome do Senhor Jesus. (Atos 8:15,16)

Dessa forma, se você deseja receber o poder de Deus é necessário que você creia, ore e busque a palavra do Eterno.

 

As Consequências

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. (Atos 1.8)

O principal objetivo do batismo no Espírito Santo é nos tornar uma testemunha evidente do Evangelho de Jesus Cristo. Isso fica bem claro na instrução do Senhor. É um revestimento de poder com um fim determinado: a expansão do Reino de Deus.

Após o batismo no Espírito Santo, Pedro e os Apóstolos começaram a ser movidos de uma forma sobrenatural e surpreendente. Milagres extraordinários, conversões em massa, e uma poderosa e convincente forma de pregar o Evangelho.

A consequência disso foi um poderoso avivamento espiritual e um crescimento avassalador da Igreja.

 

CONCLUSÃO: O batismo no Espírito Santo é fundamental para o desenvolvimento da obra de Deus. Ele nos reveste com poder e autoridade para pregar o Evangelho de forma contundente e fervorosa.

A comunicação do Evangelho se torna mais eficaz, gerando mais frutos para o Reino dos Céus. Não é em vão que o Senhor Jesus orienta os apóstolos a não iniciarem a missão, antes que o recebesse.

O batismo no Espírito Santo é o estopim para um avivamento espiritual genuíno. Ou seja, é algo indispensável.

Portanto, se você deseja ser batizado com o Espírito Santo, comece a orar e buscar a presença de Deus na sua vida.

 

 

 

 

################################################################################################

 

 

 

 

 

TEMA: TENHA UM ENCONTRO COM DEUS E SEJA CHEIO DO ESPÍRITO SANTO

 

TEXTO: II CRÔNICAS 15:1,2

 

INTRODUÇÃO: Não tem como ser cheio do Espírito Santo do Senhor e vê a glória de Deus se não entendermos o seu chamado, se não ficarmos atentos a sua visitação, a sua voz. Às vezes estamos tão submersos nos nossos problemas, nos nossos afazeres, nas nossas debilidades, dificuldades e até mesmo na nossa timidez e na nossa falta de vontade, que não atentamos para o seu chamado para nos encontrarmos com Ele e perdemos a oportunidade de termos a nossa história mudada e de sermos instrumentos restauradores de histórias.

Em II Cr 15:1,2 vemos duas situações muito verdadeiras onde o Espirito do Senhor adverte seu povo que se O buscar, o Senhor se deixaria achar, mas se o deixar, Ele os deixaria. Moisés, depois de 40 anos no deserto, com 80 anos de idade, teve uma visão sobrenatural, teve uma visitação de um anjo do Senhor, encontrou-se com Deus, neste episódio da sarça ardente, e teve sua vida mudada, sua história mudada e recebeu a missão de libertar o seu povo que já estava a 380 anos sofrendo nas mãos dos Egípcios…

Moisés, logo no inicio tentou escapar de Deus, colocando à tona suas debilidades, dificuldades e descredibilidade perante o seu povo (Ex 4:1-17), mas quando entendeu com quem estava falando, não titubeou e não perdeu a oportunidade de ver as maravilhas e a glória de Deus, sendo liberto e sendo agente de libertação, pois entendeu que foi chamado para glorificar o Nome do Senhor, para mostrar que há um só Deus, O Deus de Israel.

Quando o Senhor disse: “diga que O Eu Sou o Que Sou me enviou”, “O Deus de Abraão, de Isaque e Jacó me enviou” (Ex 3:13-15), ele entendeu que o seu nome Moisés não interessava naquela missão, que ele não interessava naquela missão, mas sim em Nome de Quem Moisés estava sendo enviado. Essa deveria ser a verdadeira motivação e tem que ser a nossa motivação. Então você hoje precisa entender no mínimo 3 coisas importantes:

 

1 – RETIRAR TODA MOTIVAÇÃO ERRADA

Fomos chamados pelo o Eu Sou o Que Sou, o Deus de Abrão, Isaque e Jacó. Colocando-nos disponíveis para sermos curados e libertos e sermos agentes de cura e libertação do Senhor respondendo a Ele: “Eis-me aqui” (Ex 3:2-4). E hoje o anjo do Senhor está dizendo que o Senhor quer ser achado por nós, basta nós O buscarmos de todo o coração, que Ele se deixará achar. Ele quer se encontrar com você. Ele quer se encontrar conosco. Você quer se encontrar com Ele? Tenha esse desejo de se encontra com Ele, busque-o e receba sua cura e sua libertação e tenha sua história mudada e de todo o seu território.

 

2- VENCER TODA INCREDULIDADE, A FALTA DE FÉ

Saiba que é impossível agradar a Deus sem fé, assim diz a Palavra do Senhor. É impossível você receber a cura e a sua libertação se você não crer na Palavra do Senhor e no que o Anjo do Senhor está falando. Moisés titubeou no início, assim como está escrito em Ex 4: 1. E o anjo do Senhor o advertiu e o alertou sobre aqueles que não cressem também na sua palavra dizendo em Ex 4: 3-9. Moisés só iria ver a glória de Deus se cresse, assim como o povo que ouviria a exortação de Moisés. Eles creram e viram a glória do Senhor, as maravilhas do Senhor diante dos seus olhos no deserto, pelo simples fato de crer em sua Palavra, de atender o seu chamado pelo seu nome; Eu Sou o Que Sou. Você vai atender ao chamado do Eu Sou? Então aceite o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e venha ter um encontro genuíno com Deus.

 

3- VENCER TODOS OS SEUS ARGUMENTOS E DEBILIDADES

Moisés poderia usar todos os argumentos, sou velho, estou com idade avançada, tenho muito a fazer, mas ele usou a sua dificuldade de comunicação, como está escrito em Ex 4:10, e o Senhor retrucou ele dizendo em Ex 4:11, e Moisés quis fugir da responsabilidade dizendo Ex 4:13, e o Senhor o advertiu dizendo em Ex 4:14-17. Saia dos argumentos e de suas debilidades e não perca a oportunidade da visitação do Senhor e seja um agente da glória do Senhor e você verá maravilhas diante de seus olhos, colocando-se disponível a Ele, querendo ter um encontro genuíno com Ele, para ter sua história mudada, sua geografia mudada, pois não tem como nós não sermos impactados e transformados na nossa humanidade quando temos um encontro com Deus.

 

CONCLUSÃO: Não tem como ver a glória de Deus se não entender e atender o seu chamado. Não tem como você viver isso sem ter tido e desejar ter um encontro com Deus, obtendo a motivação certa que é render glória a Deus. Nós fomos chamados para sermos homens e mulheres de Deus, com dois aspectos diferentes que não podem estar separados um do outro que é ser esse homem e/ou uma mulher de Deus e sermos líderes do Senhor, agentes de cura e libertação, para glória e honra do Senhor. O Senhor fez o chamado a Isaías: a quem eu enviarei? E Isaías respondeu: eis-me aqui, envia-me a mim!!! E hoje o senhor procura líderes que querem ter sua história mudada, que querem ter esse encontro com ele, para ser um instrumento em suas mãos. E o anjo do Senhor pergunta: a quem eu enviarei? Quem tem um coração disponível para glorificar ao Senhor? Se é você entre na presença do senhor. Busque-o de todo o coração, aceitando o nosso senhor jesus cristo como senhor e salvador e seja cheio do Seu espirito santo.

 

 

 

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo