Fortaleza -

TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE MARÇO 2018

 

“Uma das decisões mais importantes que um líder precisa tomar a cada semana é se ele quer impressionar as pessoas ou influenciá-las.

Você pode impressionar as pessoas à distância, mas precisa se aproximar para amá-las e influenciá-las. A proximidade determina o impacto!”

 

 

TEMA: SE CRERES, VERÁS A GLÓRIA DE DEUS

 

TEXTO: João 11:40 (Marta v. 21-26 e 39-40, Maria v. 32).

 

INTRODUÇÃO: Não é somente crer, é necessário confiar que Deus tem a resposta. Pois vivemos em um mundo de incredulidade, onde as pessoas tentam se salvar de qualquer maneira, com as suas próprias forças e maneiras. Porém, somente em Jesus temos a solução e a salvação.

 

Vejamos a história de Lázaro: ”Senhor, se tu estivestes aqui, meu irmão não teria morrido”.

O que Marta queria dizer:

- Senhor não entendo por que demorastes tanto para vir ter conosco.

- Não entendo por que deixastes morrer aquele a quem amavas.

- Não entendo como deixastes a dor e o sofrimento rasgar a nossa alma. Sendo que a tua presença poderia ter impedido este sofrimento.

- Por que não viestes antes? Agora é tarde, ele já está morto a quatro dias.

Jesus respondeu: ”Vocês podem não entender, mas, se, creres verás a Glória de Deus“.

- Lázaro ressuscita depois de quatro dias.

 

OUTROS EXEMPLOS:

 

ABRAÃO: Não entendeu porque Deus pediu o sacrifício do filho, mas confiou, e viu a Glória de Deus na sua restituição (Monte Moriá).

 

JOSÉ: Não compreendia a crueldade de seus irmãos e o falso testemunho de uma adúltera, a injustiça e os longos anos de cativeiro, porém, quando ascendeu a governador daquela nação e pode salvar muitas vidas inclusive da sua família, e que o nome do Senhor foi glorificado, ele viu a glória de Deus.

 

MOISÉS: Não entendeu porque Deus o retinha em Midiã por quarenta anos, mas viu a Glória d’Ele no Monte Horebe e foi chamado a tirar Israel do Egito.

 

ANA: Não compreendia o porque não tinha filhos, depois ela entendeu o plano de Deus para Israel através da vida de Samuel e Deus lhe deu outros filhos e ela viu a glória de Deus.

 

JÓ: Não compreendia o tamanho sofrimento de um homem justo, mas ao ser restaurado em dobro, viu a Glória de Deus. (Jó 19:25, Jó 42).

 

OS DISCÍPULOS: Não compreenderam a morte de Jesus, mas quando Ele ressuscitou e ascendeu ao céu e deixou o Consolador (Espírito Santo), no dia de pentecostes viram a Glória de Deus.

 

Talvez sua vida esteja assim eu não entendo.

- Porque Deus deixou meu ente querido ser levado?

- Porque Ele permitiu que a aflição me açoitasse?

- Estes caminhos tortuosos que o senhor está me guiando.

- Porque foram desmantelados os meus planos que pareciam tão bons?

- Porque as minhas bênçãos estão demorando tanto?

- Porque esta enfermidade está me assolando?

 

Você não tem que entender todos os caminhos de Deus, todas as maneiras que Ele dirige a sua vida, Ele não espera que você entenda tudo.

Você não espera que seu filho entenda tudo, você quer apenas que ele confie em você.

 

CONCLUSÃO: Um dia verás a Glória de Deus nas coisas que não entendes. Basta apenas crer e confiar em Jesus entregando a sua vida a Ele e terás vida com abundância.

 

 

 

##################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: QUATRO CHAVES PARA O MILAGRE

 

TEXTO: Lucas 6:6-10

 

INTRODUÇÃO: Podemos ter áreas “mirradas” em nossas vidas, problemas que nos impedem de conquistar, que nos envergonham e entristecem e até limitam nossa relação com as outras pessoas. Assim como esse homem da história bíblica, que tinha uma mão ressequida, precisava de um milagre, nós também, às vezes, precisamos. Mas, como conseguir que Deus haja e nos liberte das coisas que estão amarradas em nossas vidas?

 

1ª CHAVE: ESTEJA ONDE JESUS ESTÁ

 

“Sucedeu que, em outro sábado, entrou ele na sinagoga e ensinava. Ora, achava-se ali um homem cuja mão direita estava ressequida” (v.6). Muitas pessoas buscam o milagre no lugar errado ou nem o buscam. Esse homem se encontrava onde Jesus estava operando e, por isso, ele foi curado. E onde é que Jesus está? Ele está no meio de pessoas que o buscam e que se reúnem em seu nome, assim como na célula e na igreja (Mt 18.20). Não adianta buscá-lo no meio da idolatria ou em ambientes que conduzem ao pecado: “Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura” (Is 42.8).

 

2ª CHAVE: VENÇA OS PRECONCEITOS RELIGIOSOS

 

“Os escribas e os fariseus observavam-no, procurando ver se ele faria uma cura no sábado, a fim de acharem de que o acusar” (v.7) – Por incrível que pareça, a religiosidade é um dos maiores empecilhos para que as pessoas tenham uma experiência com Deus. Esse homem, para ser curado, precisou enfrentar pessoas (religiosas que não queriam que ele abraçasse a fé e se tornasse um crente em Jesus) e preconceitos (ideias religiosas distorcidas, que não tinham respaldo na Palavra de Deus). Será que tudo o que você aprendeu sobre Jesus ou sobre Deus está na Bíblia ou há muitas mentiras da religião? – veja Mateus 15:3: “Ele, porém, lhes respondeu: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição?”

 

3ª CHAVE: ASSUMA SUA FÉ EM JESUS

 

“Mas ele, conhecendo-lhes os pensamentos, disse ao homem da mão ressequida: levanta-te e vem para o meio; e ele, levantando-se, permaneceu de pé” (v.8). Às vezes queremos a bênção, mas não queremos assumir a nossa fé diante dos outros e a nossa obediência ao Senhor. Temos receio de sermos rejeitados, ridicularizados ou taxados como “fanáticos”. No entanto, Deus só tem compromisso com quem assume compromisso com Ele: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mt 10.32-33).

 

4ª CHAVE: RECONHEÇA SUAS LIMITAÇÕES

 

“E, fitando todos ao redor, disse ao homem: Estende a mão. Ele assim o fez, e a mão lhe foi restaurada” (v.10). Aquele homem só foi curado quando expôs a sua vergonha, o seu problema. Da mesma maneira, quando se chega à igreja, é preciso ser humilde o suficiente para permitir que os líderes e irmãos saibam as áreas que necessitam de cura e, assim, através do quebrantamento e obediência, o Senhor transforme e mude o que é vergonhoso num grande testemunho: “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder” (Tg 5.16).

 

CONCLUSÃO: Vivemos um tempo em que alguns milagres têm acontecido em nossos Encontros e reuniões como prenúncio de um tempo de avivamento que está chegando, porém, só serão alcançados aqueles que decidirem assumir sua fé em Jesus.

 

 

 

##################################################################################################

 

 

 

 

 

TEMA: COMO SUPERAR AS DECEPÇÕES

 

TEXTO: Oséias 2:14

 

INTRODUÇÃO: Jeremias 20:18 diz, porque saí do ventre materno? Só para ver dificuldades e tristezas, e terminar os meus dias na maior decepção?

     Assim como o profeta Jeremias, muitos fazem esta mesma pergunta, quando enfrentam dificuldades ou passam por decepções. O fato é que decepções sempre virão em nossas vidas, mas não podemos deixar que elas nos desanimem, e nos empeçam de caminhar. O texto lido como base diz que às vezes Deus nos leva para o deserto não para nos matar, mas para falar em nossos corações. Nesta noite vamos aprender juntos:

 

COMO SUPERAR AS DECEPÇÕES:

 

1) Creia que Deus continua presente em meio as decepções. Hebreus 13:5

 

Quando passamos pelo deserto das decepções, Deus continua presente em nossas vidas, e estes são momentos em que Deus fala ao nosso coração nos levando a maturidade espiritual. O texto lido nos conforta ensinando-nos que Deus jamais nos deixará e jamais nos abandonará.

 

PERGUNTA: Você já teve a experiência de ser tratado por Deus por meio de uma decepção?

 

2) Não tome decisões baseadas numa decepção. Provérbios 16:25

 

Todas as vezes que tomamos decisões baseadas nos sentimentos, principalmente quando somos decepcionados, corremos o risco de errar o caminho. O texto lido diz que …há caminho que parece correto ao homem, mas o seu fim conduz à morte… Por isso, nunca tome uma decisão baseado numa decepção.

 

PERGUNTA: Com suas palavras, fale de uma atitude correta que devemos tomar quando somos decepcionados?

 

3) Nunca perca a esperança. Provérbios 23:18

 

Geralmente quando passamos por uma decepção, o diabo lança setas de desanimo em nossas mentes, mas não podemos permitir que essas setas atinjam nossos corações. O texto lido diz que certamente haverá esperança para nós. Não importa a decepção que você esteja enfrentando ou venha a enfrentar, confie no Senhor e conserve-se no caminho de Deus.

 

PERGUNTA: Em sua opinião, qual o segredo para não perdermos a nossa esperança em meio a uma decepção?

 

CONCLUSÃO: Isaias 55:8-9 diz que tanto os pensamentos como os caminhos de Deus são mais altos que os nossos. Creia. Deus nos ama mais do que podemos imaginar, por isso não permita que as decepções venham te afastar de Deus e de Seus planos para sua vida. Confie nEle, fique firme, Ele está preparando o melhor para você!

 

 

 

 

#################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: DEUS QUER TE DAR UM RECOMEÇO

 

TEXTO: Rute 1:16-17

 

INTRODUÇÃO: Certa vez, nos tempos dos juízes, aconteceu uma grande fome na terra. Diante disso, Elimeleque, sua esposa Noemi e seus dois filhos (Malom e Quiliom) deixaram a casa em Belém para peregrinar pelos campos de Moabe. Lá, os rapazes de casaram com duas moabitas (Rute e Orfa).  Porém, os três homens da família morreram, restando apenas as três viúvas. Começou então, um grande drama familiar.

Por mais que a família de Elimeleque houvesse errado, Deus não abandou Noemi nem as suas noras e lhes deu um novo começo. Diante desta história, vamos aprender mais sobre a restauração de Deus ao que foi destruído em nossas vidas:

 

1) As escolhas para o recomeço (Rute 1:5)

 

Diante daquela tragédia, Noemi tinha duas opções: reconhecer que sua família errou ao deixar Belém (que significa “casa do pão”) contra a vontade de Deus, para se aventurar em uma terra idólatra e voltar para o seu povo; ou então seguir adiante em Moabe, longe dos cuidados do Senhor.

Talvez você já tenha passado por situação parecida. Não é nada fácil olhar para trás e ver que tomamos a decisão errada, que escolhemos sair da presença de Deus. Mais difícil ainda é ter que olhar para frente e decidir qual caminho tomaremos para recomeçar.

 

2) Aprenda a recomeçar, apesar das perdas (Rute 1:5-6)

 

Logo após a morte dos homens da casa, Noemi ficou desamparada. Não tinha ninguém a quem recorrer. Então, ela toma uma atitude que mudou os rumos de sua vida: ela decide voltar para sua terra em busca do recomeço e pede para que suas noras retornem para suas famílias.

Noemi nos ensina uma grande lição nesse momento: ela teve humildade para reconhecer que havia errado e decidiu voltar ao lugar aonde Deus operava.

 

3) Aprenda a amar incondicionalmente (Rute 1:11-16)

 

Enquanto Orfa voltou para os seus familiares, Rute, por amor, abandonou o seu povo e os deuses dos moabitas para acompanhar a sogra (já idosa). Rute decidiu enfrentar uma mudança radical em sua vida, cortando os laços com o passado e até com a sua nação, para seguir com Noemi para Belém. Ela disse: “Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!” (versículo 16).

Esta é, com certeza, uma das maiores declarações de amor e de renúncia encontradas em toda a Bíblia. E é exatamente essa essência que deve caracterizar todos aqueles que decidem recomeçar a vida com Cristo (Lucas 9:62).

 

4) Deixe Deus te dar um recomeço (Rute 4: 13-17, Deuteronômio 25:5-10)

 

Deus disse em Deuteronômio 23:3 que nenhum amonita ou moabita entraria na Sua congregação. Ainda assim, a fé que Rute tinha no Deus de Israel a salvou (mesmo sendo estrangeira e vinda de um povo idólatra). Ela permitiu que o Senhor lhe desse um recomeço e, como recompensa, se tornou mãe de Obede, bisavô de Davi.

 

CONCLUSÃO: Quem poderia imaginar que Rute teria um recomeço de vida tão maravilhoso? De estrangeira viúva, ela se tornou integrante da árvore genealógica de Jesus (Mateus 1:5)! Quando Rute passou pelo pior momento de sua vida, ela tinha tudo para voltar para o seu povo idólatra, mas escolheu seguir os caminhos de Deus e, por isso, recebeu uma recompensa muito maior do que poderia imaginar!

 

PARA REFLETIR:

. Qual é a maior dificuldade que você encontra quando percebe que tomou uma decisão errada?

. Você ama a Deus a ponto de virar as costas para o seu passado e caminhar na direção dEle?

. Você já permitiu que Deus te dê um recomeço? Se não, o que te falta?

 

 

 

 

###########################################################################################

 

 

 

 

TEMA: DEUS ACREDITA EM VOCÊ

 

TEXTO: Josué 1:1-9

 

INTRODUÇÃO: No passado, mesmo Moisés alegando limitações e deficiências, Deus o encorajou e usou poderosamente sua vida, agora chegou a vez de Josué, que até então era apenas o servidor (auxiliar) de Moisés. Certamente Deus acreditava em Josué, mas assim como Moisés, o texto nos revela que Deus teve que convencer a Josué que apesar de suas limitações, ele seria tão abençoado e usado por Deus como foi Moisés.

Aplicação pessoal: Assim como Deus usou e abençoou poderosamente Moisés e Josué, Ele também quer usar a cada um de nós, mas para que Deus possa nos usar, precisamos tomar algumas atitudes de vencedores.

 

ATITUDES DE VENCEDORES

 

1ª Atitude: VENCER O COMODISMO – v.2 …levante-te agora… A posição de servidor (auxiliar) que Josué exercia era muito cômoda, agora ele não seria mais apenas um auxiliar, mas sim um grande líder que Deus usaria para introduzir Israel na terra prometida.  (Exigiria mais responsabilidade.)

 

PERGUNTA: Em sua opinião, qual é a melhor maneira de vencer o comodismo?

Resposta: Se levantando; tomando uma posição.

 

2ª Atitude: CRER NAS PROMESSAS DE DEUS – v.3 …todo lugar que pisar a planta do vosso pé, eu o tenho dado a vós como prometi a Moisés… Josué tinha a garantia da promessa de Deus em sua vida. Assim como Josué Deus nos garante que estará conosco todos os dias e que em Cristo, somos mais que vencedores. Mt 28:20; Rm 8:37

 

PERGUNTA:  Em sua opinião e com suas palavras, fale uma das maneiras de alcançar as promessas de Deus?

Resposta: Obediência – Dt 28:1; fé Hb 11:6; Meditação na Palavra – Js 1:8; Estar alinhado com a vontade de Deus – 1Jo 5:14;

 

3ª Atitude: ESFORÇAR-SE  – v.6 …esforça-te…  Assim como Josué, para nós sermos bem-sucedidos na vida, precisamos nos esforçar ao máximo possível, pois quem não luta pelo que quer, não merece o que deseja.  Mt 11:12

 

PERGUNTA: Em sua opinião, qual a área de nossas vidas que precisamos empregar mais esforço.

Resposta: Todas as áreas. (mas deixe as pessoas dar sua opinião)

 

4ª Atitude: NÃO DESANIMAR – v. 6 …tem bom ânimo…. Nos dias de hoje, o desanimo tem sido uma das ferramentas mais poderosas que o diabo tem usado contra a Igreja, por isso precisamos a cada manhã pedir para que o Espírito Santo nos revista de poder e animo.

 

IMPORTANTE: Ânimo é o agente ativador do nosso ser, se nós deixarmos que o diabo tire nosso ânimo, consequentemente perderemos o prazer de viver. Jo 16:33

 

5ª Atitude: VENCER O MEDO – v.7 …sê muito corajoso… Sem dúvida o medo tem impedido muitas pessoas de prosseguir em frente e alcançar os seus sonhos.

Segue adiante alguns sintomas do medo: A pessoa se sente pequena, incapaz, desqualificada, desacreditava, não tem confiança, sempre foge de responsabilidades.

 

PERGUNTA: Em sua opinião, o que fazer para vencer o medo?

Resposta: Fazer o que você tem medo de fazer; Acreditar em você; Crer que Deus nunca vai te desamparar; Tomar posse da autoridade que Cristo nos concede. Lc 10:19

 

CONCLUSÃO: Da mesma forma que Deus agiu através de Moisés e Josué, Ele quer agir conosco. As mesmas promessas, Ele tem para igreja, assim tudo que precisamos é tomar as atitudes acima e crer que Deus vai usar a cada um de nós poderosamente, ACREDITE EM VOCÊ, pois DEUS ACREDITA!

 

 

 

 

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

3 Comentário para TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE MARÇO 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo