Fortaleza -

TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE ABRIL 2018

 

“Cuide bem de cada nova pessoa que chega a célula.

Neste sentido, é mais importante cuidar do que ganhar.”

Sabá Liberal

 

TEMA: SEGREDOS DE UM CONQUISTADOR

 

TEXTO: Josué 13:1

 

Quebra-gelo: Você já conquistou algo importante em sua vida? Qual foi a sensação?

 

Introdução: No texto lido como base, Deus chega a Josué quando este já estava velho e diz: “Você já está velho, e ainda há muita terra para ser conquistada”. Mesmo alcançando muitas conquistas em sua vida, Josué não conseguiu conquistar toda terra que Deus tinha preparado para ele e seu povo. A Bíblia diz em Efésios 3:20 que Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos. As bênçãos que Deus tem reservada par nós, são inesgotáveis. Em Cristo Jesus nós já somos mais que vencedores, Ele já conquistou na cruz, todas as bênçãos para nós. Nesta noite vamos aprender com Josué:

 

03 SEGREDOS DE UM CONQUISTADOR

 

1º Segredo – TER UM CORAÇÃO DE SERVO – Êxodo 24:13 – 1 Pedro 5:5

Este é primeiro segredo de um homem de Deus que vive uma vida de conquista. A primeira vez que o nome de Josué aparece na Bíblia, Ele já é identificado como servo de Moisés. Josué descobriu cedo o segredo de um conquistador. Muitas pessoas têm dificuldades de se sujeitar no trabalho, igreja, família, e infelizmente seu coração soberbo e orgulhoso o impede de viver em conquista.

PERGUNTA: Como suas palavras, como você define uma pessoa humilde?

 

2º Segredo – TRABALHO e ESFORÇO – Números 14:6-10 – Provérbios 12:14

Não basta só trabalhar tem que ser esforçado. Um conquistador é alguém que não mede esforço para conquistar. O povo de Israel queria herdar a terra prometida, mais não queria lutar, se esforçar, trabalhar, precisamos entender que o trabalho e o esforço é princípio de Deus para conquistarmos, porém jamais podemos permitir que o trabalho ou fruto do trabalho nos afaste de Deus e Sua obra.

PERGUNTA: Muitas pessoas não conquistam por falta de trabalho e esforço, outras acabam se afastando de Deus por causa de trabalho, qual a sua opinião sobre isto?

 

3º Segredo – ANDAR COM DEUS – Êxodo 33:11 – Josué 1:8

Josué desde sua mocidade andava pertinho de Deus. Quando Moisés subiu ao monte para receber a Lei, Josué estava ao pé do monte. (Êx 32:15-17) Ele não se afastava de Deus, tinha prazer em meditar na Palavra de Deus. É triste saber que muitas pessoas estão interessadas em uma vida de conquista, porém não tem prazer em caminhar fielmente com Deus.

PERGUNTA: Em sua opinião, o que mais nos atrapalha de andar pertinho de Deus?

 

CONCLUSÃO: Jesus já conquistou tudo o que precisamos na cruz do calvário, precisamos nos entregar a Ele a cada dia, mas também precisamos fazer a nossa parte como Josué fez, andando em humildade, trabalhando duro e se esforçando para conquistar, e o mais importante, andar pertinho de Deus, confiando em sua infinita graça!!!

 

 

 

 

##################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: O DEUS DESCONHECIDO!

 

TEXTO: Atos 17 : 16-23

 

INTRODUÇÃO: Paulo está em Atenas, e naquele tempo ela era o centro de inteligência mundial, também o maior centro cultural e esportivo, as olimpíadas eram feitas lá, e por ser um povo culto e muito questionador eram muito religiosos, tanto que tinham na praça central de Atenas um altar para cada deus que eles conheciam, além do que ainda tinham um altar para um deus desconhecido.
Paulo era sábio e extremamente instruído, não é à toa que Deus permitiu que ele escrevesse boa parte do novo testamento, e o texto relata a sua indignação por conta da quantidade dos deuses, então ele começou a pregar nas praças, quando ele começou a falar de Jesus começou um zum zum na cidade, porque a pregação do evangelho de cristo é carregado de algo chamado de poder do Espírito Santo.

 

1) Deus criador de todas as coisas

Nós não somos frutos de um acidente, ou uma explosão (Big Bang), nós somos obras primas da criação de Deus, fomos projetados para esse dia para essa geração por isso somo projeto excelente das mãos do criador, ele é o único mediador entre eu e o criador, de todas coisas Jesus cristo é o único caminho, e quando lembramos que Deus é o criador de todas as coisas temos que lembrar também que existe um caminho pra chegar no criador chamado Jesus Cristo, e ele é o único caminho e não há outro, e Jesus é categórico com isso quando ele Diz “Eu sou o caminho a verdade e a vida, e ninguém vem ao pai se não por mim”, Deus é o criador do universo e Jesus é a única ponte, que pode nos ligar a ele.

 

2) Deus de providência

Paulo também apresenta um Deus de Providência, além de ser um Deus criador de tudo e de todos, ele também supri a tudo e a todos, outro choque porque eles acreditavam que por meio das oferendas eles conseguiam os favores dos deuses e de repente eles escutam que há um Deus verdadeiro que provê para todos, Paulo apresenta Deus como Deus da providência como sendo tudo o que precisamos, então abra a sua vida por completa sem reservas sem limites abra por completo e entregue a ele; Nós temos um Deus de providências que está interessado em resolver as nossas causas e produzir paz em nossas vidas, pra muita gente inclusive para os atenienses Deus ainda é desconhecido, mas hoje assim como Paulo abriu os olhos daqueles homens, Deus quer abrir os nossos olhos e se fazer conhecido para que possamos nos entregar por completo e viver a providência que ele tem para as nossas vidas.

 

3) Deus que Salva

Ele nos salva de muitas coisas, mas principalmente de uma eternidade longe dele, essa a maior salvação que Jesus conquistou na cruz do Calvário, não dá nem pra imaginar uma eternidade sem Jesus.
Paulo começa dizendo que o Cordeiro imaculado de Deus morreu por nossos pecados, os atenienses ficam pensando como alguém pode pagar a dívida do outro, a Bíblia diz que todos nós estávamos perdidos em nossas iniquidades, mas ele precisou se fazer salvador porque nós precisávamos ser salvos, e ele quer salvar a nossa vida mesmo após a morte nessa terra, ele se interessa tanto por nós que ele pensou em nosso hoje, no nosso amanhã e em nossa eternidade, Hb 13:8 diz “ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente”, ele nos salva mediante o sangue derramado na Cruz do Calvário, que nos lava e nos limpa de todo o pecado.

 

4) Deus é Senhor

Não existe uma forma de viver com Deus sem sujeitar a autoridade desse Deus, e ele está sobre tudo e todos, independentemente daquilo que ele faça, tudo vai dar certo. O meu Deus sempre fará o melhor pra mim ele tem o controle de tudo, ele conduz a minha e a sua sorte, e é tão bom contar com ele porque ele conhece o nosso passado, conhece o nosso presente, e já está no nosso futuro, aonde nós não chegamos ele já está Lá nos esperando com a nossa vitória em suas mãos, porque ele é senhor.
Paulo apresentou um Deus Criador, um Deus de Providência, um Deus que Salva, um Deus que é senhor, e então ele explicou para aqueles homens como ter tudo isso da parte Deus, e para ter tudo isso da parte desse Deus ele exige arrependimento, amizade com o mundo é inimizade com Deus;

 

CONCLUSÃO: Tome a decisão hoje se abra por completo e se entregue a esse Deus;

 

 

 

 

################################################################################################

 

 

 

TEMA: ANDAR COM DEUS

 

TEXTO: Gênesis 5:22,24 – Hebreus 11:5

 

Quebra-gelo: O que você acha do ditado: “Diga-me com quem anda e eu te direi quem tu és”.

 

INTRODUÇÃO: No livro de Genesis temos um relato de um homem chamado Enoque que andou com Deus. O relacionamento de Enoque com Deus foi tão profundo, que em Hebreus 11:5, diz que ele foi levado vivo para o céu para não ver a morte, porque Deus se agradou dele. O plano eterno de Deus, sempre foi que o homem pudesse andar com Deus, porém esta é uma decisão que cada um de nós temos que tomar. Nesta noite vamos aprender juntos:

 

03 EVIDÊNCIAS DE ALGUÉM QUE ANDA COM DEUS

 

1ª Evidência – RELACIONAMENTO COM DEUS – Amós 3:3

A primeira evidência de alguém que anda com Deus, é um relacionamento profundo com Ele. Quanto mais próximo estamos de Deus, mas sabemos sua Vontade para nós. O texto lido diz que não podem andar dois juntos se não tiverem de acordo. O relacionamento com Deus, nos leva a viver de acordo com Sua vontade.

PERGUNTA: Em sua opinião, qual o segredo para aprofundarmos nosso relacionamento com Deus?

 

2ª Evidência – QUEM ANDA COM DEUS ANDA NO MESMO COMPASSO – Marcos 8:34

Quem anda com Deus, anda no mesmo compasso D’Ele, nem para traz nem para frente. Em Êxodo 13:21, fala de uma nuvem que conduzia o povo de Deus no deserto, quando a nuvem parava o povo parava, quando a nuvem se movia o povo também se movia. Assim é andar com Deus, temos que andar em Seu compasso, se mover conforme Seu Espírito nos direciona.

PERGUNTA: Em sua opinião, qual a maior dificuldade que temos para andar no compasso de Deus?

 

3ª Evidência – QUEM ANDA COM DEUS ANDA NA MESMA DIREÇÃO QUE ELE – Mateus 10:38

Andar com Deus é andar na mesma direção que Ele. Não tem como cortar atalho, escolher caminho, furar fila. No Salmo 37:5 diz que devemos entregar nossos caminhos ao Senhor e confiar nEle, quando fazemos isto, Ele nos ensina a caminhar em Sua direção.

PERGUNTA: Leia Provérbios 16:25, e peça para o grupo comentar.

 

CONCLUSÃO: A Bíblia fala sobre dois Enoques. O primeiro foi descendente de Caim, o qual nunca mais foi lembrado na Bíblia, pois decidiu andar longe de Deus, o outro é o Enoque descendente de Sete, a linhagem piedosa de Jesus. Este Enoque decidiu andar com Deus, e até hoje ele é lembrado. Andar com Deus é uma decisão pessoal, que nesta noite você decida a entregar o seu caminho, a sua vida ao Senhor e caminhar com Ele!!!!

 

 

 

 

##################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: DEIXANDO A ZONA DE CONFORTO PARA CRESCER

 

TEXTO: Mateus 14:27-32

 

INTRODUÇÃO: Muitos hoje se sentem insatisfeitos com a situação em que se encontram, tem o desejo de mudar, de crescer, de progredir. Apesar desse desejo, boa parte das pessoas não experimentará o crescimento que deseja. Por quê? São vários os motivos, mas o maior deles é o medo. Apesar de quererem crescer as pessoas tem medo de arriscar, de perder o que já conquistaram, de não conseguir, de passar vergonha, de não ter clareza sobre o que fazer, da crítica de outros, etc. São tantas as variações dos medos que paralisam as pessoas as impedindo de crescer e, com certeza, você já deve ter lidado com algum medo desse tipo.

Para crescermos teremos que enfrentar nossos medos várias vezes. Na vida cristã, não é diferente, também sentiremos medo no nosso processo de crescimento em Deus. Nos textos desse estudo temos um bom exemplo do que precisamos fazer se quisermos crescer em Deus, conhecer melhor ao Senhor e ter intimidade com Ele.

 

Se você deseja crescer em Deus:

 

1)      Vença o medo. Ouse pedir e agir.

O texto de Mateus 14 nos mostra o episódio em que os discípulos estavam se batendo com o forte vento no meio do mar. Esse vento dificultava remar, e após muitas horas remando sem conseguir atravessar para o outro lado eles se sentiam cansados, sem forças e temerosos. Estavam com medo de morrer. Quando Jesus vai encontrá-los andando sobre as águas eles gritam de medo, mas logo que descobrem que é Jesus, Pedro, um dos que gritou de medo, pede a Jesus que Ele o deixe andar sobre as águas para ir encontrá-lo, Jesus diz: vem, e ele vai e anda um pouco sobre a água, só que volta a ter medo e afunda. Quer crescer em Deus? Vença o medo, peça a Deus o que deseja experimentar na vida com Ele e vá.

 

2)      Aprenda sempre.

Pedro andou um pouco, deixou o medo dominá-lo novamente, mas aprendeu com seu erro, prosseguiu, cresceu e mais tarde se tornou um motivador de muitos pelo seu exemplo de fé, ousadia e sinais. Quer crescer em Deus? Aprenda com seus acertos e com seus erros. Aprenda sempre.

 

3)      Não desista. Não volte atrás. Persevere, fazendo isso você crescerá.

Pedro aprendeu com seu erro, mas não deixou que seu erro o desanimasse, que o fizesse desistir. Ele continuou, errou em outras situações, perseverou novamente e cresceu. Você também irá errar. Persevere, aprenda e, com certeza, você crescerá e se tornará o que Deus sonha para você.

 

CONCLUSÃO: Você quer crescer em Deus? Quer crescer em conhecimento e intimidade com o Senhor? Então entregue sua vida a Ele. Deixe-o guiá-lo e orientá-lo. Vença seu medo, peça, aja, se errar admita seu erro, aprenda com ele e prossiga em frente. Não desista, prossiga, agindo assim, com certeza você crescerá em Deus. Quer fazer isso? Levante a mão, vamos orar.

 

 

 

 

##################################################################################################

 

 

 

 

 

TEMA: O QUARTINHO SECRETO 

 

TEXTO: Ezequiel 8:7-18

 

Quebra-gelo: Em sua opinião, o que é ter uma vida transparente?

 

INTRODUÇÃO: O texto lido fala de uma visão que Deus deu para o Profeta Ezequiel. O Senhor, … levou Ezequiel para a porta do átrio, ele olhou e viu um buraco no muro… (v.7) Então Deus disse: … “Filho do homem, agora escave o muro”. Escavei o muro e vi ali a abertura de uma porta… (v.8) Então Ezequiel entrou …e viu as coisas repugnantes e más que estavam fazendo”. (v.9) Nesta visão, Deus revelou a Ezequiel, o porquê da destruição de Jerusalém e do exílio do povo. Deus mostrou para o Profeta Ezequiel um QUARTINHO SECRETO onde havia toda sorte de pecados. Nesta noite, vamos usar este quartinho secreto como símbolo no nosso coração, (1Co 3:16) e aprender:

 

03 CONSEQUÊNCIAS DE UM CORAÇÃO COMPROMETIDO POR PECADOS OCULTOS.

 

1ª Consequência – Pecado oculto impede as nossas orações de serem atendidas – Ez 8:18b – Is 59:1/2

Quando o quartinho secreto do nosso coração está comprometido por pecados, não somo atendidos por Deus e somos privados das bênçãos de Deus. Em Hebreus 4:13 diz que: …nada, em toda criação, está oculto aos olhos de Deus… Deus sempre está olhando o nosso coração e a nossa mente, para nos retribuir de acordo com as nossas obras. (Jr 17:10).

PERGUNTA: Em sua opinião, qual o pecado mais comum que ocultamos em nossos corações?

 

2ª Consequência - O pecado oculto é uma porta que abrimos para o diabo se opor contra nossas vidas - Zacarias 3:1/4

Muitos cristãos não entendem o porquê mesmo tendo entregado a sua vida para Jesus, continua com as portas fechadas em várias áreas de sua vida. A resposta encontra-se no texto lido. Enquanto as vestes do sumo-sacerdote Josué estavam sujas pelo pecado oculto, o diabo estava se opondo contra ele. Deus quer tirar as nossas roupas impuras e nos vestir de vestes nobres, mas temos que se arrepender e confessar tais pecados.

PERGUNTA: Peça para o grupo ler Jo 10:10 e Ef 4:27, e dar sua opinião sobre os versículos.

 

3ª Consequência - O pecado escondido impede nossa prosperidade – Provérbios 28:13

A Bíblia deixa muito claro, …quem esconde os seus pecados, jamais prosperará…. Prosperidade não significa apenas acumulo de dinheiro e bens, mas sim uma vida abençoada. Muitos não têm prosperado na família, no trabalho, nas finanças, no ministério por consequência de pecados escondidos.

PERGUNTA: Em sua opinião, como manter o nosso quartinho secreto (coração) sempre limpo?

Resposta: Sugerir discipulado um a um. ( Tiago 5:16 )

 

CONCLUSÃO: A única coisa que Deus pede para nós, é arrependimento e tristeza pelo pecado. Deus garante que: …quem os confessa e abandona os pecados ocultos encontra misericórdia…. Que a partir de hoje possamos manter o nosso QUARTINHO SECRETO limpo e transparente diante de Deus e dos homens.

 

 

 

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo