Fortaleza -

TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE JUNHO 2018

 

“Jesus escolheu pessoas simples e comuns para seus discípulos,

Ele se preocupou mais com disponibilidade do que com habilidade.”

Pr. Abe Huber

 

 

###########################################################################################

 

 

TEMA: A RESTAURAÇÃO DOS SONHOS

 

TEXTO: Marcos 5:25-34

 

INTRODUÇÃO: Vemos na Bíblia que aonde Jesus chegava, sempre havia uma multidão esperando por Ele ou indo ao Seu encontro. Aquilo que Jesus fazia e falava mostrava que havia esperança para o cansado e oprimido, para os doentes e para aqueles que estavam vazios por dentro, pois Ele mostrava o verdadeiro Deus e como chegar a Ele. Isso mostra que nós precisamos desesperadamente de Deus para preencher o vazio recebendo paz e esperança de uma nova vida.

Esta mulher deste texto que lemos tinha um sonho de ter uma vida normal, se casar, ter filhos e uma casa. Porém, por causa da doença que ela carregava, era rejeitada e desprezada. Segundo a lei da época, ela tinha que gritar quando saia na rua, estou imunda. Eram 12 anos de luta; não são 12 dias.

Vemos aqui o exemplo de alguém sem esperança que encontra Jesus e sua vida é totalmente mudada, pense nesta mulher que ouviu falar do Senhor e o estado em que ela estava.

Ela estava com uma doença incurável havia doze anos. Seu estado clínico humanamente falando, era irreversível. Seu problema parecia não ter fim. Estava sem perspectivas, sem esperança, fraca, sem apoio e sozinha, mas ela tinha o sonho de ser curada e formar família. Comprovamos isto pelo fato dela ter gastado todo seu dinheiro com os médicos e quando ouviu falar de Jesus, foi atrás dEle enfrentando tudo e todos.

Naquela época, segundo a lei e cultura, uma mulher com hemorragia que era o ciclo menstrual, enquanto permanecia o fluxo ela era considerada durante aqueles dias de imunda e teria que ficar separada da família até que houvesse a purificação.

Esta mulher vivia em um lugar de isolamento por causa da sua situação. Porém não vivia bem ali, pois o comodismo dos outros a confrontava e ainda não podia ir para a cidade, pois corria o risco de ser apedrejada conforme a lei e cultura daquela época. Já havia gastado tudo com os médicos, não havia mais esperança para ela a não ser ir para o lugar onde mais existem sonhos não realizados (Cemitério), pois a morte já se aproximava dela.

 

1. QUEM SONHA INCOMODA GERANDO INVEJA NAS PESSOAS. Principalmente se estes sonhos mudam territórios e geram mudanças ao redor. Quando uma pessoa fica por muito tempo desempregada, ou quando há pecados constantes que geram perdas e quando há falta de Compreensão e apoio, surge a desilusão e esta situação se perdurar por muito tempo, pode afogar os sonhos de algumas pessoas.

O Diabo é e sempre foi um destruidor de Sonhos e ele age sorrateiramente, ele usa pessoas para gerar críticas usando inclusive pessoas de perto e colegas, especialmente na escola e trabalho. Mas quem tem sonhos vindo do coração de Deus nunca desiste.

 

2.  EXISTE UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE SONHO E FANTASIA. Sonhos quando vem de Deus sempre vão gerar motivação e esperança. Fantasia é fruto da nossa imaginação influenciada por conceitos de um mundo sem Deus e não tem propósito. Ex: ganhar na loteria….

Quem não tem mais sonhos se torna:

Indiferente;

Depressivo;

Abatido;

Desmotivado;

Insensível;

Com medo de ser machucado novamente.

 

3.  ATITUDES PARA TERMOS OS SONHOS RESTAURADOS:

 

1. Crer nos sonhos. Nunca desista. 12 anos não são doze dias. Aquela mulher poderia ter desistido, o que seria até aceitável, mas ela não abriu mão de seus sonhos.

 

2. Recusar-se a olhar para as circunstâncias. Todos diziam que era impossível, até os médicos. Ela já havia tentado de tudo, mas ainda assim ela não desistiu. Havia o Fato de que ela estava doente, mas a sua fé rompeu a circunstância contrária, ela foi curada por Jesus, ela venceu, ali os seus sonhos começaram a ser realizados.

 

3. Estar disposto a enfrentar desafios. Enfrente as multidões, os riscos, as críticas, os desafios, o encargo de conquistar o território, as mudanças necessárias e o medo de ser apedrejado. Ficar numa postura passiva com dó de si mesmo não leva a nada.

 

CONCLUSÃO: Em I Reis 17:17-24 conta a história da viúva que alimentou o profeta Elias. Quando o filho dela morreu, ela não desistiu e levou ao profeta e quando Elias viu o menino morto, orou e não desistiu até restituir o filho ressuscitado para aquela mulher.

No Salmos 126:1-2 fala de um momento especial no povo Judeu, que esperaram por setenta anos no cativeiro sem desistir do sonho de serem livres novamente, e de voltarem para casa. Eles disseram, estamos como quem sonha, grandes coisas o Senhor fez por nós.

Temos duas opções: ou tomamos a pá e abrimos um buraco e enterramos as nossas esperanças e sonhos ou apanhamos esses defuntos (sonhos e esperanças) e nos debruçamos sobre eles para acorda-los com oração e ação, na certeza de que Deus foi e sempre será o Deus da ressurreição. Ele quer mudar a sua vida hoje, volte a sonhar, sonhe grande, regue os seus sonhos com oração e palavras de vida e trabalhe para que ele se torne realidade! Amém!

 

Prática: faz um compartilhar e ore por todos para Deus ressuscitar os sonhos antigos e gerar novos sonhos para o futuro. Faça o convite e leve os novos no culto domingo!

 

 

 

##################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: UMA FAMÍLIA EM ALVOROÇO

 

QUEBRA GELO: Você já presenciou alguma família em alvoroço, abalada e desestruturada por uma circunstância? Já ocorreu algo parecido com a sua família?

 

TEXTO:  Marcos 5.21-24;35-43

 

INTRODUÇÃO: Há esperança para uma família em crise. Não importa o motivo do problema, das circunstâncias que provocaram tal situação, o que importa é buscar solução de forma certa, no lugar certo e na pessoa certa. Quantas lágrimas, quantas inseguranças, quanto desespero, contudo, há uma esperança. Vejamos o exemplo de uma vitória familiar diante da impossibilidade humana:

 

1 – POR QUE TANTO ALVOROÇO? – v. 38

Todos na casa estavam abalados, confusos e desesperados. A filha de Jairo havia falecido. Não havia mais esperanças. O que morreu na sua família? Quantas lágrimas nos olhos dos casais, do pai, da mãe e dos filhos. Famílias estão em luto (Jr 9.21), não pela morte física, mas pela morte dos valores morais, da estima, da cortesia, do diálogo, da esperança, da fé e do amor. Famílias inteiras sendo dissipadas pelo ladrão que entrou para matar, roubar e destruir (Jo 10.10). Mas há uma esperança.

 

2 – O QUE JAIRO FEZ?  – v. 22,23

Percebendo que a sua filha iria morrer, Jairo, mais que depressa, procurou ajuda de forma certa, no lugar certo e na pessoa certa: Jesus Cristo de Nazaré! Jairo era um homem importante, poderia ter recorrido a outros recursos, contudo, não hesitou, foi logo naquele que pode todas as coisas (Lc 18.27). Foi até Jesus, prostrou-se a seus pés e suplicou-lhe com insistência (Sl 50.15; Rm 10.13). Você pode estar em aflição, contudo precisa crer em Jesus (v.36). Não temas! Há uma esperança!

 

 3 – O QUE JESUS FEZ? – v. 39-42

Jesus atendeu ao pedido de Jairo e foi (v.24); Jesus deu-lhe uma palavra de ânimo (v.36); Jesus adentra à sua casa, e aquele lar em conflito recebe oficialmente a presença do “Príncipe da Paz” (Is 9.6). A partir dali as coisas tomaram nova direção. Num primeiro momento, os que ainda não conheciam Jesus, riram-se dele. Mas logo viram o milagre acontecer.

O curioso foi que, antes de Jesus ressuscitá-la, ele permitiu ficar no local da criança apenas o pai, a mãe e os discípulos Pedro, Tiago e João que o acompanhavam. A pergunta é: por que Jesus fez sair a todos? A resposta é simples: só presenciam milagres aqueles que tem fé! A incredulidade dos demais somente iria atrapalhar (Mc 6.5,6). Se você pode crer, há uma esperança, porque tudo é possível ao que crê (Mc 9.23).

 

CONCLUSÃO: – Como está a sua casa? Como está a sua família? Se vocês estão vivendo qualquer tipo de crise, de conflito, de alvoroço, há uma esperança. Você gostaria que tudo o que Jesus fez pela casa de Jairo, ele também fizesse pela sua? “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” (Salmo 37.5)

 

 

 

##################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: NENHUMA CODENAÇÃO

 

QUEBRA-GELO: Você já presenciou em filme ou numa situação real a cena de um julgamento onde cada rosto aguarda o veredicto do juíz? O medo e a angústia expressa no rosto do prisioneiro, de pé no banco dos réus. Você consegue imaginar isso?

 

TEXTO: Romanos 8.1

 

INTRODUÇÃO: O capítulo oito de Romanos começa com “nenhuma condenação há” e termina com “nenhuma separação há” para aquele que está em Cristo Jesus (Rm 8.33-39). Portanto, em Jesus você está sempre seguro. Contudo, o que é estar em Cristo Jesus? Vejamos:

 

 

1 – É UMA ATITUDE DE FÉ

Somos salvos pela graça mediante a fé e não por obras (Ef 2.1-10). Por que não há condenação? Se Jesus recebeu o castigo por meus pecados em Seu próprio corpo, logo é certo que eu não terei que recebê-lo outra vez no meu (1Pe 2.24). Simplesmente preciso crer (Jo 5.24). Lembrando que fé gera atitude: “A fé que aceita Cristo deve ser acompanhada pelo arrependimento que rejeita o pecado” (John Stott). – Nenhuma condenação há para quem pela fé está em Cristo Jesus.

 

2 – É UMA DECISÃO PESSOAL

Há um chamado ao coração, mas o Senhor respeita a nossa decisão (Ap 3.20).  Estar em Cristo implica: negar-se a si mesmo, tomar a cada dia a sua cruz, e segui-Lo (Lc 9.23). Decidir não mais obedecer aos desejos da carne: “A morte perde metade de suas armas quando negamos em primeiro lugar os prazeres e interesses da carne” (Richard Baxter). Decida viver uma vida vitoriosa e feliz guiada e santificada pelo Espírito Santo (Rm 8.14; 1Ts 5.23). – Nenhuma condenação há para aqueles que decidiram estar em Cristo Jesus.

 

 

3 – É UM NOVO ESTILO DE VIDA

Andar segundo a carne é fazer os desejos pecaminosos dela (Gl 5.16-18). Andar segundo o espírito é viver uma nova vida de santidade em Cristo Jesus (2Co 5.17). É um novo estilo de vida. “Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou” (1Jo 2.6). Jesus “homem” foi o nosso maior exemplo de santidade. Paulo adverte: “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis” (Rm 8.13). – Nenhuma condenação há para aqueles que vivem em Cristo Jesus.

 

CONCLUSÃO: Amado(a), cuidado com as opções deste mundo, o desejo da carne é pecar, o desejo do espírito é viver. Não se arrisque a se sustentar na fragilidade da carne, antes firme-se na sólida Rocha que é Cristo. Busque encher-se do Espírito Santo (Ef 5.18), assim você não cairá nas tentações dos prazeres mundanos, mas continuará ligado ao Pai Celestial. Estando em Cristo Jesus você não será condenado e, como filho(a), poderá desfrutar das bênçãos de Deus para ter um “crescimento extraordinário”.

 

 

 

 

##################################################################################################

 

 

 

 

 

TEMA; OS VALENTES DE DAVI

 

QUEBRA-GELO: Quais são as características que você vê num homem valente? Homem valente é diferente de homem valentão.

 

TEXTO: 2 Samuel 23.8-12

 

INTRODUÇÃO: Davi foi um grande conquistador, para isso, precisou formar um exército de valentes. Grandes homens formavam esse exército, mas, para nos ensinar (Rm 15.4), o Senhor fez questão de registrar nas Escrituras o nome de três deles, destacando os seus feitos. Por que estes eram especiais? – Nós temos um grande desafio, ganhar a nossa cidade para Jesus. Vejamos o que eles fizeram e o que tais realizações podem representar em nossos dias:

 

1)     JOSEBE-BASSEBETE, O HABILIDOSO – v. 8

O primeiro mencionado foi Josebe-Bassebete, este agitou sua lança contra 800 homens e os feriu de uma só vez. Lança tem a ver com ataque. Atacou com habilidade, razão de seu sucesso. Devemos ser homens e mulheres valentes que agem com habilidade na conquista das almas. O Senhor diz: “O menor virá a ser mil, e o mínimo, uma nação forte; eu, o SENHOR, a seu tempo farei isso prontamente” (Is 60.22).

 

2)     ELEAZAR, O PERSEVERANTE – v. 9

O segundo foi Eleazar, era muito valente e perseverante, e em uma batalha lutou contra os filisteus até a sua mão ficar grudada a espada. Não soltava de forma alguma a espada da mão. Hoje os valentes de Deus não abrem mão da Bíblia, e a usam sempre (Ef 6.17). Isto fala de intimidade com Deus, moldando-se à Sua Palavra (2Tm 3.16,17). Seja um valente de Deus e parta para o ataque. A Bíblia é a única arma com a qual você ataca um morto e ao acertá-lo torna-lhe vivo.

 

3)    SAMA, O FIEL – v. 11,12

O povo de Deus plantava, cultivava, cuidava do rebanho, e, de repente, vinham os filisteus e os afugentavam. Mas, Sama colocou-se no meio de um campo cheio de lentilhas, enquanto Israel fugia dos filisteus, ele feriu sozinho a todos os inimigos. Por causa dele o Senhor realizou grande vitória naquele dia (Pv 21.31). Este valente defendeu o que pertencia ao seu Rei. Não abandonou o campo de batalha. Hoje o Senhor precisa de homens e mulheres fieis, que não se intimidam com a pressão do inimigo e que se posicionam a favor do que é do Senhor. Maior é o que está em nós do que o que está no mundo (1 Jo 4.4).

 

CONCLUSÃO: Leia a Bíblia, pelo menos um capítulo por dia. E, com a espada do Espírito apegada à mão, seja fiel ao Senhor e parta para o ataque na conquista das almas da nossa cidade.

 

 

 

 

##################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: DEUS QUER TE SURPREENDER

 

QUEBRA-GELO: Você já comprou algo pela internet? Você compraria se o site não fosse confiável? Você confia em Deus? Você crê que Ele é capaz de fazer o que você pediu?

 

TEXTO:  Efésios 3.20,21

 

INTRODUÇÃO: Deus quer e pode te surpreender. Ele tem um estoque ilimitado de coisas inimagináveis para você! (1Co 2.9). Não sei qual é o seu alvo, mas uma coisa é certa, Deus pode fazer tudo infinitamente mais do que você está pedindo ou pensando. Vejamos:

 

 

1) ALGUNS EXEMPLOS BÍBLICOS

 

a) A viúva de Eliseu queria apenas livrar seus filhos de serem escravos. Deus não somente a surpreendeu com um milagre suficiente para quitar a dívida impagável, como garantiu provisão para a sobrevivência dela e dos seus dois filhos. (2Rs 4.1-7);

 

b) Ana era estéril e o que ela mais queria era ser mãe. Ana queria um filho e Deus queria um profeta. Deus ouviu sua oração e nasceu Samuel (1Sm 1.1-20). Samuel foi profeta e governador de Israel. Foi ele quem ungiu Saul e depois Davi como rei de Israel. Deus não só a surpreendeu com este grande filho, mas ainda lhe concedeu outros cinco (1Sm 2.21);

 

c) A prostituta Raabe só queria salvar sua família (Js 2.1-14; 6.22-25). Toda a cidade de Jericó foi destruída, porém ela e a sua família foram poupadas e Deus ainda fez muito mais, colocou Raabe na genealogia de Jesus (Mt 1.5). O segredo foi que Raabe era uma mulher de fé (Hb 11.31).

 

 

2) ELE É PODEROSO PARA FAZER MUITO MAIS 

Deus é grande e de poder ilimitado. O que limita seu poder em nós é o tamanho da nossa fé.  “Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: “Vá daqui para lá”, e ele irá. Nada lhes será impossível. ” (Mt 17.20 – NVI). Deus ainda não fez em nós tudo o que Ele pode fazer, porque ainda não cremos em tudo o que Ele diz! A fé pode mudar as coisas. A falta dela também. Amados, em comparação com os recursos de que dispomos de Deus, as nossas habilidades naturais são menores que uma gota no oceano. Creia, anime-se, Deus vai te surpreender! Quem tem fé não fica amarrado ao passado e nem refém das circunstâncias presentes, mas, renova-se, motiva-se, anima-se e jubila-se com a convicção do futuro nas mãos daquele que formou o universo. (Hb 11.3;Sl 37.5).

 

CONCLUSÃO: A viúva creu e obedeceu; Ana creu na declaração do sacerdote e partiu dali com semblante mudado (1Sm 1.17,18); Raabe não foi diferente. Qual o segredo? A fé! Deus quer te surpreender! Creia que Ele fará infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos pelo seu poder que opera em nós! Comece a louvá-lo por isso!

 

Dicas para sua célula crescer: Desperte nos seus discípulos o hábito de ler a Bíblia todos os dias. A Palavra de Deus gera fé nos corações. Seja exemplo e compartilhe com eles o que você tem lido.

 

 

 

 

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo