Fortaleza -

TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE JULHO 2018

“Se Deus te der o que você tanto pede antes

de você estar preparado para receber,

não seria benção, seria um fardo”

Pr. Sandro Oliveira

 

 

#################################################################################################

 

 

TEMA: NOVO NASCIMENTO

 

QUEBRA GELO: Por que a criança chora ao nascer?

 

TEXTO: 1Tm 2.4 – Jo 3.1-7;16

 

INTRODUÇÃO: Muitas pessoas pensam que Deus está preocupado com a religião. Porém elas estão enganadas, pois a vontade do Criador é a nossa comunhão ativa com Ele. O problema é que o pecado criou uma separação entre o homem e Deus (Is 59.2). Após a queda, o próprio Deus tomou a iniciativa de religar-se com Adão (Gn 3.8-10). Depois, quando Deus mandou Moisés levantar o tabernáculo, mostrou novamente seu desejo de habitar no meio do seu povo (Êx 25.8). Por fim, ao assumir a forma humana, Ele religou-se conosco através de Cristo Jesus “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1.14; 1Tm 2.5). E isto só é possível mediante o novo nascimento.

 

 

1)      SEM NOVO NASCIMENTO NÃO PODE VER O REINO DE DEUS

“É necessário nascer de novo.” Se hoje essa declaração já nos surpreende, imagine para Nicodemos naquela época! “Aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3.3). O que essas palavras significam? Nascer de novo é nascer da água e do Espírito (Jo 3.5), significa regeneração. Significa o início de uma nova vida, onde o pecador se torna nova criatura em Cristo Jesus (2Co 5.17, Ef 2.10).

 

 

2)      COMO NASCER DE NOVO

O novo nascimento é uma experiência profunda com Jesus, e não uma mera mudança de religião. Nicodemos era um homem religioso e a religiosidade não regenera ninguém. Regeneração significa literalmente “gerar novamente” e só aparece duas vezes no Novo Testamento: a primeira ao se referir à restauração de todas as coisas (Mt 19.28); e a outra como sinônimo de novo nascimento, cujo sentido é o de salvação em Cristo Jesus (Tt 3.5). Isso significa ser gerado da semente incorruptível, que é Jesus (1Pe 1.23).

 

 

3)      NÃO É REENCARNAÇÃO

O novo nascimento não é reencarnação, porque a carne vive só uma vez (Hb 9.27). Jesus deixou isso bem claro ao enfatizar: “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito” (Jo 3.6). Jesus não está falando em renascimento, nem em reencarnação, mas, de uma profunda experiência espiritual do homem que embora vivo na carne, permanecia morto no espirito. Só em Cristo é possível estar vivo fisicamente e espiritualmente.

 

 

CONCLUSÃO O novo nascimento é a experiência com Cristo que nos religa a Deus. Não vem de um conjunto de regras religiosas ou éticas, mas, do reconhecimento do amor de Deus e da aceitação do senhorio de Cristo Jesus em nossas vidas. Ao contrário do pensamento de Nicodemos e de muitos religiosos de hoje, ela não vem por obras, mas pela graça salvadora revelada pelo Espirito Santo aos nossos corações.

 

 

 

 

##################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: UMA NAÇÃO EM PERIGO

 

QUEBRA GELO: Você já se sentiu em apuros diante de uma situação sem saber o que fazer?

 

TEXTO:  2Crônicas 20.1-29

 

INTRODUÇÃO: O rei Josafá e o povo de Judá presenciaram um grande livramento da parte de Deus. Acontece que um enorme exército, formado por nações inimigas, marchou contra eles e era humanamente impossível vencê-los. Contudo, aquela ameaça se reverteu em bênçãos para eles. Vejamos algumas lições desse texto:

 

1 – O QUE FAZER QUANDO NÃO SE SABE O QUE FAZER? – v. 12

Muitas vezes somos surpreendidos por situações que não sabemos o que fazer, nem por onde começar. O rei Josafá declarou total dependência do Senhor ao dizer: “Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que vem nos atacar. Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti”. Como resultado o Senhor Deus lhes enviou resposta e garantiu: “Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus”. E o Senhor lhes deu a instrução da vitória. Quando não sabemos o que fazer, a primeira coisa a fazer é: se humilhar, orar e buscar a ajuda do Senhor. (Sl 121.1,2) – O que você tem feito quando não sabe o que fazer?

 

2 – JOSAFÁ BUSCOU AJUDA NO SENHOR   – v. 1 a 6

Na verdade, há momentos em que uma nação inteira se sente ameaçada e, todos, desde o rei ao mais humilde servo se veem em apuros. Não é errado sentir medo, errado é não confiar em Deus. Ele cuida do Seu povo (Mt 6.26; Sl 37.18,19). Como filhos do Deus vivo, não podemos ser paralisados e vencidos pelo medo. Nossos medos, ao contrário, devem nos levar a buscar mais ao Senhor, e jamais fugir da batalha, como muitos fazem, abandonando o Senhor, a fé e a Igreja. Toda crise nos leva a refletir, confessar, buscar ao Senhor e agir. (2Cr 7.14). Na hora da crise é necessário o ajuntamento das famílias, da igreja e das células em jejum e oração diante do Deus Todo Poderoso. A atitude Josafá foi consultar ao Senhor Deus, proclamar jejum, se humilhar e orar. Ele e todo o povo buscaram a Deus firmemente. Você tem orado pelo Brasil, pela igreja e pela família?

 

 3 – JOSAFÉ TROUXE À MEMÓRIA AS PROMESSAS DE DEUS – v. 7 a 13

A questão não era se Deus tinha se esquecido ou não das Suas palavras, porque isto é impossível (a única coisa de que Deus se esquece é dos nossos pecados confessados e arrependidos – Is 43.25; Hb 10.17). Confessar Suas promessas serve para lembrarmos que Ele tem compromisso conosco e é absolutamente fiel, o que nos fortalece na fé e na esperança. (Is 43.26). Você tem confessado as promessas de Deus na sua vida?

 

CONCLUSÃO: O rei Josafá buscou ao Senhor, obedeceu, adorou e contemplou a vitória. E o mais interessante foi que além deles não precisarem guerrear, eles ainda ficaram com a grande riqueza dos despojos (v. 23-25). Aqui cumpre mais uma promessa de que o Senhor trabalha a favor daqueles que nEle esperam (Is 64.4). Mesmo diante do perigo, do momento difícil, devemos buscar ao Senhor (Is 55,6) e entregar tudo a Ele. Confiar que Ele nos ama e o mais Ele tudo fará (Sl 37.5, Rm 8.28). Você tem buscado ao Senhor?

 

 

 

 

#################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: O SEGREDO DE DAVI

 

QUEBRA-GELO:  Por que Davi era um grande conquistador? Por que se tornou rei?

 

TEXTO:  1Sm 16.6-13

 

INTRODUÇÃO: Sabemos que Deus tinha um propósito na vida de Davi. A Bíblia diz que o Senhor o escolheu no lugar de Saul (2Sm 6.21; 7.8). Ele era um homem segundo o coração de Deus (At 13.22). Davi passou por várias lutas, resistiu muitas provas, mas foi um vencedor, por que? Quais eram as características desse campeão? Qual era o seu segredo? Vejamos, Davi:

 

1) ALMEJAVA A PRESENÇA DO SENHOR – Salmo 63.1-8

Davi amava ao Senhor acima de todas as coisas (Sl 16.2). Nós gostamos de estar juntos com quem amamos. Naquela época a arca da aliança simbolizava a presença de Deus. Davi, assume o trono e, assim que pode, trouxe a arca da aliança para cidade de Davi. Porque o seu maior desejo era estar na presença do Senhor (2Sm 6.12). Davi buscava ao Senhor (Sl 27.4). Você ama ao Senhor? Você tem buscado a sua presença? (Pv 8.17)

 

2) TEMIA A DEUS E NÃO AOS HOMENS – Salmo 25.12-14

Se Davi atentasse ao que os homens lhe falavam, jamais seria um vencedor. Ele não temeu as palavras de Eliabe, seu irmão (1Sm 17.26-30). Não temeu ao que o rei Saul pensava a seu respeito (1Sm 17.31-33). Não temeu as ameaças de Golias, embora fosse um gigante matador (1Sm 17.41-51). Davi era ousado e corajoso porque temia somente ao que o Deus Vivo pensava a seu respeito (1Sm 17.36,37). Por temer ao Senhor, Davi honrava as autoridades (1Sm 24.4-6;1Sm 26.6-11). Demonstrava amor pela Palavra e tinha o desejo de aprender mais de Deus (Sl 86.11). Você tem temido ao Senhor? (Sl 34.9; Sl 111.10). O que Deus pensa de você?

 

3) CONFIAVA INTEIRAMENTE NO SENHOR – Salmo 20.5-9

A confiança gera esperança. O nível de sua confiança para alguém determina a profundidade de seu relacionamento para com essa pessoa. Quando você confia em Deus, você tem paz e coragem. Frustração ou desânimo é um sintoma de dúvida, não de fé. Quanto mais você confia em Deus, mais você vê o quão confiável Ele é. Davi era um homem de integridade, um adorador, sabia esperar no Senhor e não se desanimava com as lutas do dia a dia (Sl 27.14). Confiava inteiramente no Senhor (Sl 37.3-9). Como está a sua confiança no Senhor? (Sl 37.5).

 

CONCLUSÃO: Você quer ser um vencedor como Davi? Assim como Davi, o Senhor também te escolheu para ser rei e sacerdote (1Pe 2.9; Ap 1.6). Mas, para ser bem-sucedido, você precisa amar ao Senhor acima de todas as coisas, almejar Sua presença, temer e confiar inteiramente no Senhor. Seja um campeão, seja como Davi.

 

Dicas para sua célula crescer: Não tema o fracasso! Líderes bem-sucedidos aprendem com suas falhas tornando-se, em consequência muito mais fortes. Ocorreu isso com Davi.

 

 

 

 

#################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: VENCENDO OS DESEJOS

 

QUEBRA-GELO: Você torce por algum time de futebol? Ao jogar contra o seu maior adversário, a quem você deseja a vitória? Por que?

 

TEXTO: Gênesis 4.3-7

 

INTRODUÇÃO: Na vida existem situações que são como um jogo, ou você domina, ou é dominado por elas. O desejo não dominado tem falido famílias, empresas e ministérios. A Bíblia traz luz para a nossa vitória, desde que, renunciemos aos nossos desejos em sujeição à Palavra de Deus (Sl 119.18,105,130).

 

1) TODAS AS COISAS ME SÃO LÍCITAS, MAS… – 1Cor 6.12

Todas as coisas me são lícitas, admissíveis, permissíveis, mas, nem todas convêm. Você pode escolher entre servir ou não a Deus (Josué 24.15), lembrando que existe a lei da semeadura (Gálatas 6.7). Aqueles que fazem a vontade de Deus gozam de paz, alegria, segurança, felicidade e vitórias, enquanto aqueles que a desprezam sofrem a pena. Todas as coisas são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.

 

2) O NOSSO DESEJO PRECISA SER DOMINADO – Gn 4.4;  1Co 6.7-20

A Bíblia diz: “não seguireis os desejos do vosso coração” (Nm 15.39); “Caim teve inveja do próprio irmão! Vemos também o seu desejo de enrolar a Deus com uma oferta secundária, enquanto que seu irmão Abel ofereceu ao Senhor das primícias do seu rebanho. Paulo censura a contenda entre irmãos e faz uma lista de alguns danos (1Co 6.7-11). Caim não soube dominar seu desejo pecaminoso e sofreu a pena (Gn 4.11,12).

 

3) DESEJO NÃO DOMINADO VIRA PECADO – Cl 3.5-14; Gl 5.19-21

O desejo dos justos tende somente para o bem” (Pv 11.23); “O desejo dos perversos perecerá” (Sl 112.10). Deus repugna a idolatria! Avareza, cobiça, obsessão, compulsão, o desejo de acumular posses de maneira errônea; todas essas coisas podem se tornar falsos deuses. Os desejos de nossos corações revelam onde está o nosso tesouro (Mt 6.21). Ser tentando não é pecado, até Jesus foi. Tentação é quando desejamos o que Deus restringiu. Pecado é quando o desejo consegue nos dominar.

 

CONCLUSÃO: Assim como não é o professor que reprova o aluno, mas, ele mesmo pela nota da sua avaliação, da mesma forma, Deus não deseja o mal a ninguém, porém, a Sua justiça faz com que as pessoas que não sabem dominar-se colham de seus males. Deus é misericordioso e torce por você. Hoje você pode tomar a posição de obedecer e viver dentro dos parâmetros da Palavra de Deus e desfrutar de uma vida vitoriosa em Cristo Jesus.

 

Dicas para sua célula crescer: Estabeleça alvos na sua célula. Se você está mirando em nada, certamente acertará em cheio!

 

 

 

 

#################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: O DESEJO DE DEUS

 

QUEBRA-GELO: Você já teve algum desejo e lutou por ele? As abelhas são atraídas pelo desejo do mel. O desejo atrai.

 

TEXTO: João 3.16 e 1Timóteo 2.4

 

INTRODUÇÃO: Deus deseja salvar-nos, Ele amou-nos tanto que se tornou homem a fim de salvar-nos, mas, o coração do homem é atraído pelos desejos desenfreados da carne (Tg 1.13-15). E, infelizmente, isto tem impedido a salvação de muitos.

 

1 – DEUS DESEJA QUE TODOS SEJAM SALVOS

O homem sempre foi enganado pelo diabo que o faz pecar e, em consequência, colher o seu salário (Gl 6.7,8; Rm 6.23; Is 59.2). Porém, Deus nos ama e “deseja que todos os homens sejam salvos” (1Tm 2.4). Ele quer que tenhamos comunhão com Ele e vivamos uma vida feliz e próspera. A Bíblia diz que Deus retarda a volta de Cristo, “não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2Pd 3.9), porque o Senhor não tem prazer na morte dos ímpios (Ez 18.23,32). O Seu maior desejo é nos salvar!

 

2 – O HOMEM DESEJA PECAR, MAS DEUS QUER SALVAR

Lá no fundo da alma o homem tem sede de Deus e O deseja. Mas, é tentando e atraído pelos desejos da carne. Para vencer esses desejos só com uma verdadeira experiência de conversão. Um cristão autêntico mortifica sua carne, tem vida no Espírito e não vive na prática do pecado (1Jo 3.9). Ele luta contra o pecado e domina seus desejos carnais (Gl 5.23). Contudo, se pecar, Deus ainda poderá lhe dar uma outra oportunidade (1Jo 2.1,2). Deus quer salvar!

 

3 – DEUS FEZ A PARTE DELE, MAS, TEMOS DE FAZER A NOSSA

A vontade de Deus é salvar-nos, mas depende da nossa decisão de aceitá-lo e segui-lo (Lc 9.23-25). Jesus ensinou que poucos haveriam de encontrar o caminho estreito que conduz à vida e que muitos seguiriam o caminho largo que leva à perdição (Mt 7.13-14). Apesar de Deus desejar a salvação dos homens, muitos serão perdidos eternamente. A razão é que a salvação é dada sob condição de crer, receber e perseverar em Jesus (Jo 1.11,12; Jo 5.24; 1Jo 2.6, Mt 24.13).

 

CONCLUSÃO: Onde estaríamos nós se Jesus já tivesse vindo? A salvação é uma revelação (Mt 11.25), portanto, o maior desejo de Deus é que você tenha essa revelação e seja salvo. Uma vez salvo, será usado para salvar a outros. Deus deseja salvar o maior número de almas possível! Isto é maravilhoso!

 

 

 

 

 

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo