Fortaleza -

TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE SETEMBRO 2018

 

“Jesus escolheu pessoas simples e comuns para seus discípulos.

Ele se preocupou mais com disponibilidade do que com qualidade.”

(Pastor Abe Huber)

 

 

#################################################################################################

 

 

TEMA: O QUE FAZER QUANDO TUDO ESTÁ DANDO ERRADO?

 

QUEBRA GELO: Pergunte: Quem aqui já teve a experiência de passar por um momento onde projetos deram errados? Planos mudaram de repente? Algo planejado deu errado? Planejamos tudo nos mínimos detalhes, mas de repente tudo começa a dar errado. Buscamos ajuda de muitas maneiras e não conseguimos as respostas que sejam capazes de nos ajudar a entender o que aconteceu.

 

TEXTO: Hebreus 10:35-39

 

INTRODUÇÃO: Vivemos alguns momentos onde parece que tudo está dando errado. Crise na vida financeira, crise no casamento e na família, crise no ministério. E muitas das vezes não sabemos o que fazer. Mas vamos ver o que a palavra de Deus nos aconselha em momentos assim.

 

1 – Não deixe de acreditar: “não lanceis fora a vossa confiança” (v.35).

      Na hora da luta, é a fé que irá trazer a recompensa.

  • Como podemos fazer para não deixar de acreditar?

 

2 – Ser perseverante: “necessitais de perseverança” (v.36).

       Perseverar é continuar andando mesmo que esteja doendo.

  • Por que demos ser perseverante?

 

3 – Continuar fazendo a vontade de Deus: “Depois de haverdes feito a vontade de Deus” (v.36).

Não importa o que esteja acontecendo continue fazendo a vontade de Deus.

  • Qual a vontade de Deus para nós? E temos feito essa vontade?

 

4 – Entender que isso é uma fase: “um pouco de tempo” (v.37).

      Isso que estamos passando é apenas uma fase.

  • Como temos lidado com essas fases?

 

5 – Não retroceder por nada: “o justo viverá da fé se ele recuar” (v.38-39).

       Retroceder não é coisa de filho de Deus.

  • Por que as vezes pensamos em recuar?

 

6 – Andar em unidade, valorizar a unidade:

Juntos somos mais fortes e não vamos cair na perdição de olhar para trás e de desistir.

  • Por que é importante andar em unidade?

 

CONCLUSÃO: Seja uma luta ou sequência de lutas e adversidades que estamos passando, Deus nos diz hoje fique firme, tenha fé e aguente mais um pouquinho, porque o que há de vir virá e não tardará.

 

 

 

##################################################################################################

 

 

 

TEMA: O VALOR DO REINO DOS CÉUS


TEXTO:
Mateus 13:44-51
INTRODUÇÃO: Você estaria disposto a pagar qualquer preço por algo que sonha ter, ou julga valioso? Se Deus fosse cobrar o ingresso nos céus, quanto Ele deveria cobrar? Quanto você acha que vale um ingresso para entrar no céu? Quanto é que vale a salvação? Quanto é que vale uma alma? Um certo jornal veiculou a notícia da venda de uma alma pela internet por poucos dólares, por uma quantia insignificante (aproximadamente R$ 50,00). O vendedor ficou surpreso que alguém pudesse comprar a sua alma. O comprador, por sua vez, aproveitou a “pechincha” e a comprou para poder resgatar a sua própria alma que já tinha sido vendida.

Temos visto a pouca importância que as pessoas estão dando a sua vida, a sua alma e consequentemente não se interessam pelo Evangelho, pela Salvação em Jesus, pelo Reino de Deus. Você se importa com o Evangelho, com o Reino de Deus? Você valoriza a sua vida, a sua alma? Jesus nos contou três parábolas seguidas sobre o valor do Reino de Deus:
1- O REINO DOS CÉUS, UM TESOURO ESCONDIDO – Mt 13:44

Nos dias de Jesus, a lei determinava a compra da terra para que pudesse ser explorada nela algum tesouro. E assim havia um procedimento nada ético de esconder o tesouro para evitar a sua supervalorização.

Concentremo-nos no tesouro em si, a fim de compreendermos essa parábola. Você acaba de descobrir a existência de um grande tesouro que é Jesus, agora a grande questão é saber o quanto você está disposto a pagar para adquirir esse tesouro? Para muitos que vivem apegados às riquezas, aos prazeres carnais, aos compromissos com o mundo corrupto e perverso, aos enganos religiosos e filosóficos, torna-se muito difícil “se desfazer”, “vender tudo” para adquirir o ingresso no Reino dos Céus!

O Tesouro do Reino dos Céus foi revelado à você e agora é comprar ou perder, qual será sua decisão?

 

 

2- O REINO DOS CÉUS, UMA PÉROLA VALIOSA – Mt 13:45-46

Jesus comparou o Reino de Deus à uma pérola de grande valor disponível ao homem que entendesse de “pérola” e que sabendo reconhecer o valor de uma pérola rara, se esforçaria para adquiri-la. Hoje você encontrou essa “pérola rara de grande valor”! Essa Pérola é Jesus, é o Reino de Deus! E ela está a sua disposição por um preço acessível. Ela é oferecida gratuitamente. Você precisará “vender tudo o que possui”, isto é, colocar essa “Pérola Rara” como superior a tudo o que você tem, a tudo o que você conseguiu juntar até hoje.

Quando o apóstolo Paulo encontrou essa pérola, considerou tudo o que possuía como sem valor (Fil. 3:8). Você precisa fazer o mesmo para adquirir essa pérola que é Jesus e assim entrar no Reino dos Céus, pois tudo o que possuímos, todos os nossos bens, não tem valor diante do Reino dos Céus e não compram a nossa salvação!     Devemos, portanto, colocar esta pérola em nosso coração, pois “onde estiver o nosso tesouro, aí deve estar o nosso coração” Mt 6:21.
CONCLUSÃO: O Reino dos Céus é finalmente comparado a uma grande pescaria, uma rede lançada ao mar e isto faz referência ao julgamento final, onde os anjos de Deus separarão os salvos dos não salvos (Mt 13:48-49). E naquele grande dia, onde você estará? Em que grupo você será encontrado? Através das células, anunciamos o Valor do Reino dos Céus e lançamos as Redes do Evangelho. “Entendestes todas estas coisas” (Mt 13:51)? Então chegou a hora de colocar em prática: Adquira este tesouro, esta pérola.

 

 

 

#################################################################################################

 

 

 

TEMA: UMA VIDA RESTAURADA

 

TEXTO: SALMO 51:1-17

 

INTRODUÇÃO: Você já enviou uma carta com endereço ou CEP errado e voltou? Qual foi a sua reação?

Através das nossas células, temos visto e ouvido testemunhos de restauração de vidas pelo poder de Deus! São pessoas que chegam com suas vidas em frangalhos, cheias de problemas, família destruída, dependente de drogas, amarradas por Satanás, desempregadas, endividadas, vivendo em pecado, etc. E aí Deus começa a trabalhar nessas vidas num processo de restauração impressionante. E dentro de pouco tempo, essas pessoas começam a ganhar nova vida, recebem um novo ânimo, começam a se organizar e reestruturar suas vidas e passam a testemunhar da restauração divina.

O grande rei Davi, o maior salmista de Israel, autor de pelo menos 73 dos 150 salmos bíblicos, conhecido como um homem segundo o coração de Deus, passou uma fase na sua vida que precisou desesperadamente de ajuda, misericórdia, perdão, salvação e restauração. Tudo isso ele encontrou em Deus!

 

1- DAVI TEVE A SUA VIDA MORAL RESTAURADA – Salmo 51:1-4

Como sabemos da história de Davi, ele adulterou e depois planejou e deu ordens para executar um assassinato cruel e covarde de um de seus melhores amigos e escudeiro de confiança (2 Sm 11:1-15).

Mas todo o pecado de Davi foi revelado por Deus através do profeta Natã (2 Sm 12:1-7). Todo o Israel passou a conhecer o pecado e a imoralidade do rei Davi.

Davi buscou e alcançou a sua restauração em Deus através do arrependimento, confissão e abandono do pecado.

A Palavra de Deus nos ensina o caminho da restauração e a forma como podemos resolver os nossos pecados: (Pv 28:13 e 1 João 1:8-10).

 

2- DAVI TEVE A SUA VIDA ESPIRITUAL RESTAURADA – Salmo 51:10-12

Quando Davi tomou consciência dos seus pecados, logo percebeu que estava “numa cova de destruição e num charco de lodo” Sl 40:2. E começou a sofrer as consequências dos seus erros e pecados e a sua vida espiritual e também material, começou a naufragar e ele sentiu que havia se distanciado de Deus. Ele sabia que precisava voltar para Deus!

Feliz é aquele que reconhece que se distanciou de Deus e que precisa voltar a tempo de restaurar a sua vida espiritual e material. Para muitos que se distanciaram de Deus, já não dá mais para voltar, já não há mais vida para ser restaurada, pois enquanto há vida, há esperança!

Davi suplicou a Deus a sua restauração, fazendo do salmo 51 uma oração: “Não retires de mim o teu santo Espírito, restaura-me a alegria da salvação e me segura em tuas mãos! ” E Deus atendeu o seu clamor!

 

CONCLUSÃO: Como está a sua vida? Você precisa de restauração? Você precisa de salvação? Você precisa de perdão? Você precisa de um milagre de Deus? Você precisa de uma mão amiga, de um grupo de apoio e ajuda? Você precisa de oração? Você precisa confessar seus pecados diante de Deus? Então faça isso agora, abra o seu coração e saiba que “a um coração quebrantado e contrito, Deus jamais desprezará! ”.

Muitos infelizmente, tem entregue suas vidas no endereço errado. Nos prazeres, nos vícios, nos desejos carnais, nos próprios prazeres, nas mãos de deuses estranhos, aos cuidados de pais e mães de santos, nas crendices populares e no espírito de engano que toma conta deste século.

Entregue tudo a Cristo e Ele vai restaurar a sua vida moral, familiar, material e principalmente sua vida espiritual, concedendo-lhe a alegria da salvação!

 

 

 

################################################################################################

 

 

 

TEMA: PERSEVERANDO NO EVANGELHO

 

TEXTO: Mateus 13:18-23

 

INTRODUÇÃO: Você já iniciou algo na sua vida e desistiu antes de concluir?

Para vencer na vida precisamos lutar, trabalhar, encarar desafios com coragem e determinação, perseverar naquilo que queremos, resistir as forças contrárias, etc. Só assim conseguiremos atingir nossas metas e alvos, realizar nossos sonhos e vencer!

Jesus quando apresentou o Evangelho, estava apresentando um grande desafio para a vida do homem, desafio esse que não poderia ser vencido sem que houvesse luta e enfrentamento de dificuldades. E é sobre isso que a Parábola do Semeador nos fala. Vejamos:

 

COMPREENSÃO – Mateus 13:19

Por mais que nos pareça simples e clara a mensagem do Evangelho, muitos encontram dificuldade em compreendê-la e isso os leva a rejeitá-la. E aí “vem o Maligno e arrebata a semente…”. O Apóstolo Paulo nos disse que o Maligno, “cega o entendimento dos não crentes para que não entendam o Evangelho e assim não aceitem, não abracem o Evangelho” (II Cor 4:3-4).

O Evangelho é tão simples, basta querer mesmo entendê-lo, abrir o coração e a boca para confessar Jesus como Senhor e Salvador (Rm 10:8-10). Se você ainda não fez isso, faça hoje mesmo com fé e serás salvo!

 

PERSEVERANÇA – Mateus 13:20-21

Não permita que perseguição, discriminação ou resistência de qualquer natureza ou origem retire a alegria do Evangelho semeado em seu coração. Não desista do Evangelho, não volte atrás, não perca a alegria da sua salvação (Salmo 51:10-12), persevere em seguir a Cristo!

O Evangelho, uma vez semeado no coração do homem, produz frutos para a vida eterna! Perseveraremos no Evangelho e colheremos os frutos da vitória! Nós não somos daqueles que recuam para a perdição (Hb 10:36-39). Amém?

 

TENTAÇÕES – Mateus 13:22

Por que somos tentados a desistir do Evangelho? Por que somos tentados a nem mesmo aceitar o Evangelho? O que ou quem está por trás de tudo isso?

Precisamos aprender que uma vez, tendo abraçado o Evangelho da Salvação em Cristo Jesus, somos fortalecidos, guardados e protegidos por Deus. E jamais seremos tentados mais do que podemos suportar ( I Cor 10:13)!

Portanto, podemos e devemos resistir a toda e qualquer tentação para permanecermos firmes com Cristo!

 

CONCLUSÃO: Você está agora diante de um semeador do Evangelho e a semente está sendo lançada em seu coração. Agora, cabe a você a decisão de permitir que essa semente frutifique. Mas faça isso já!

Você tem alguma dificuldade para abraçar o Evangelho? Gostaria de falar sobre elas? Nós queremos ajudá-lo para que essa semente alcance o seu coração e o faça feliz!

 

 

 

#################################################################################################

 

 

 

TEMA: METAMORFOSE

 

TEXTO: Romanos 12:1,2

 

INTRODUÇÃO: Deus deseja que cada um de nós experimente da Sua vontade – que é boa, agradável e perfeita. Vamos saber como? Ser como Jesus Cristo é um dos propósitos de Deus para o crente. A Bíblia, em muitos versículos, afirma que a vontade do Pai é ter muitos filhos à imagem e semelhança do seu Primogênito. Romanos 8.28, 29 diz que o destino que Deus traçou para aqueles que o amam e foram por Ele chamados é “serem conformes à imagem de seu filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. Em 1Coríntios 11.1, o apóstolo Paulo chama os cristãos a serem seus imitadores, assim como ele tem imitado a Cristo (leia 1Coríntios 4.16; Efésios 5.1; Filipenses 3.17). Para sermos como Jesus, é necessária uma transformação do nosso caráter e da nossa conduta, afinal, a imagem de Deus em nós foi corrompida pelo pecado.

     Paulo ensina que essa transformação é operada pelo Espírito Santo na medida em que vamos experimentando a presença de Deus em nossas vidas. Ele diz em 2Coríntios 3.18: “E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor que é o Espírito”. Em Romanos 12.2, o apóstolo também trata sobre esse assunto, dando algumas diretrizes claras quanto a como o crente pode ser transformado e qual é a finalidade disso. É a partir desse texto bíblico que será desenvolvida a lição de célula desta semana.

 

1- NÃO SE AMOLDEM AO PADRÃO DESTE MUNDO.

O verbo grego traduzido por “amoldar” ou “conformar” tem o sentido de moldar a mente e o caráter de alguém ao padrão de outra pessoa. A palavra grega traduzida por “mundo” é “cosmos”, que tem como um de seus sentidos o de sistema de ideias e valores opostos a Deus. Sendo assim, o que Paulo está dizendo é que o crente não deve ter a sua mente e o seu caráter moldados conforme as ideias e valores do mundo. Para um melhor entendimento, segue uma ilustração: para se fazer bolos, é necessário o uso de uma forma. Quando a massa não assada é despejada na forma, ela logo toma para si o seu formato. Após ser assado, o bolo, mesmo que retirado da forma, terá exatamente os seus contornos, o que pode se dar de maneiras variadas. Paulo adverte que isso não aconteça com o cristão conforme os moldes do mundo. Pergunta: Em sua vida, o que você acredita que ainda está de acordo com a forma do mundo? Quais são as ideias e valores contrários a Deus que estão em sua mente e caráter?

 

2-  TRANSFORMEM-SE PELA RENOVAÇÃO DA SUA MENTE.

O verbo grego correspondente a transformar (metamorphoo) é de onde vem a palavra metamorfose do português. Essa palavra nos leva a pensar na borboleta. Em Biologia, estuda-se que a borboleta não vem ao mundo como geralmente a vemos, com belas asas coloridas, voando graciosamente entre as flores de um jardim. Antes de chegar a essa forma a borboleta é uma lagarta com oito pares de patas, que se alimenta principalmente de folhas e que tem uma aparência bem repugnante. Para se tornar uma borboleta, a lagarta passa por um processo de mudança de forma, o que é chamado de metamorfose. Durante um determinado tempo (que pode variar de duas semanas a vários meses, dependendo da espécie), ela fica confinada a um casulo, onde se transforma em borboleta.   Após esse período, ela rompe o casulo e passa a voar, alimentando-se do néctar das flores e embelezando o ambiente com suas cores. Que transformação! É exatamente isso que Paulo roga aos romanos e a nós. Que nós mudemos de uma forma mundana para outra conforme os princípios de Deus. Que nós saiamos de um estado de lagarta para um de borboleta. Que nós soframos uma metamorfose.

Como isso pode acontecer? A resposta é: através da renovação da mente. Renovando a mente seremos transformados de um padrão mundano para outro segundo a vontade de Deus. A palavra grega traduzida por renovação tem também o sentido de restauração e de completa mudança para melhor. Mente diz respeito à sede dos pensamentos, à partir da qual percebemos, entendemos e avaliamos a realidade.

Com renovação da mente, então, Paulo está querendo dizer que é necessário que o cristão passe por um processo de troca de pensamentos. Os pensamentos de acordo como mundo e com a velha vida devem ser trocados por outros, melhores, de acordo com a mente divina, os quais produzirão uma nova vida.

De maneira prática, isso poderia se dar assim: um homem, apesar de casado, tem relações extraconjugais com outras mulheres e não julga ser isso um erro. Ao receber Jesus em sua vida e iniciar sua caminhada cristã, ele lê em Êxodo 20.14 o imperativo “não adulterarás” e sente-se confrontado em sua maneira de pensar e agir. Ele passa, então, a ter diante de si um desafio de renovação da mente, de troca de um pensamento pecaminoso por outro santo.

A assimilação da verdade bíblica começará a gerar no homem uma nova atitude. Os pensamentos que preenchem nossas mentes formam nosso caráter e determinam nossa conduta. Perguntas: Você está aberto a passar por uma metamorfose? O que você mais gostaria de mudar em sua maneira de pensar e de ser, se pudesse?

 

3- PARA EXPERIMENTARMOS E COMPROVAR A BOA, AGRADÁVEL E PERFEITA VONTADE DE DEUS

Essa última parte trata a respeito do porquê da transformação do crente; só transformando sua mente, será capaz de experimentar e comprovar a vontade de Deus. É da vontade de Deus e do seu inteiro agrado que seus filhos sejam transformados à imagem e semelhança de Jesus. Assim sendo, quando caminhamos nessa direção, estamos experimentando a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para nós, o que gerará alegria e paz. Viver conforme os princípios de Deus faz com que desfrutemos de uma história abençoada e feliz. Diz a Bíblia: “Aleluia!        Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos! ” (Sl 112.1), “Como é feliz quem teme ao SENHOR, quem anda em seus caminhos! ” (Sl 128.1).

Pergunta: você realmente quer uma vida abençoada e feliz? Uma vida boa, agradável e perfeita?

 

CONCLUSÃO: A renovação da nossa mente é o ponto central da transformação do nosso caráter e da nossa conduta à imagem e semelhança de Jesus, para assim conseguirmos, finalmente, usufruir de uma vida feliz. Para isso, é necessário decidirmos firmemente em nosso coração não nos conformarmos com este mundo e nos transformarmos pela renovação da nossa mente. Isso nos fala de abrirmos mão das nossas opiniões e conceitos e abraçarmos o que Deus pensa. Isso diz respeito a nos humilharmos diante de Deus, nos rendermos a Ele e nos submetermos à Sua vontade. Isso fala de aprendermos e de agirmos conforme a Palavra de Cristo: “Então Jesus disse aos seus discípulos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. ” (Mateus 16.24).

 

 

 

 

 

 

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo