Fortaleza -

TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE JANEIRO 2019

 

“Não queremos grupos grandes, sem vidas transformadas!

Qualidade é mais importante que quantidade.

Faça discípulos, e não membros de igreja!

Faça discípulos, e não frequentadores de cultos!”

 

FELIZ  2019 !!

 

##################################################################################################

 

 

 

TEMA: AS MINHAS ESCOLHAS DETERMINAM O MEU FUTURO

 

TEXTO: Jeremias 29:11

 

QUEBRA-GELO: Você já fez uma escolha errada? Qual lição você aprendeu com isso?

 

INTRODUÇÃO: Sabemos que Deus não está sujeito ao calendário do homem, mas a cada passagem de ano fazemos planos e projetos para o futuro. Algo importante que precisamos aprender quando projetamos nosso futuro, é que minhas escolhas determinam meu futuro, não adianta querermos colher coisas novas sem semear novas sementes. O texto lido como base diz que Deus tem um bom futuro para cada um de nós. Nesta noite vamos aprender juntos:

 

03 CONSELHOS PARA UM BOM FUTURO

1º Conselho – FAÇA AS ESCOLHAS CERTAS. Deuteronômio 30:19

Tome as decisões certas, faça escolhas certas, tome atitudes corretas. Embora Deus seja Soberano, Ele nos concede o direito de escolha e o poder de decisão. Como já aprendemos na introdução se depender de Deus o nosso futuro será perfeito, mas temos que fazer as escolhas corretas.

 

PERGUNTA: Em sua opinião, como tomar decisões corretas e fazer escolhas certas?

 

 

2º Conselho – SEMEIE BOAS SEMENTES. Gálatas 6:7-8

O texto lido diz: Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Ou seja, minha futura colheita, depende do que estou semeando hoje, a qualidade do meu futuro é determinada pela qualidade da minha semente. O versículo 8 diz que: …o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna

 

PERGUNTA: Em sua opinião, o que fazer com as más sementes que semeamos no passado?

 

 

3º Conselho – DEIXA DEUS GUIAR A SUA VIDA COMPLETAMENTE. Salmos 37:5

Nós somos inclinados a entregar partes de nossas vidas a Deus, e achar que já nos entregamos completamente a Ele. Precisamos fazer uma oração sincera de entrega a Deus, e deixar o Espírito Santo dirigir completamente cada área de nossas vidas. Deus faz TUDO por nós, quando entregamos TUDO a Ele.

 

PERGUNTA: Leia Provérbios 3:5-6 e peça para o grupo comentar o versículo.

 

 

CONCLUSÃO: Nesta noite aprendemos três conselhos importantes para termos um bom futuro. O primeiro é fazer as escolhas certas. O segundo é semear boas sementes, e o terceiro é deixar Deus guiar completamente nossas vidas. Que o Espírito Santo de Deus nos ajude colocar em prática esses conselhos, e que em 2019 possamos romper os limites em todas áreas de nossas vidas!!!

 

 

 

 

##################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: TEMPO DE MUDANÇAS

 

TEXTO: 2 Coríntios 5:17

 

INTRODUÇÃO: Há muitas situações em nossas vidas que tentamos fazer concertos e remendos, mas na verdade o que precisamos é fazer uma mudança profunda. Muitas pessoas estão paralisadas fisicamente e espiritualmente, estão vagueando, andando em círculos, sem sair da rotina do dia a dia. Não tem alvos, não tem direção, a vida não está focada em nada; querem mudanças, mas não tem atitudes. O texto lido, diz que se alguém está em Cristo é nova Criatura, as coisas velhas já se passaram e tudo se fez novo. Cremos que este é um tempo de profundas mudanças em nossas vidas. Nesta noite vamos ver os:

 

 

4 PASSOS PARA ALCANÇARMOS MUDANÇAS EM NOSSAS VIDAS.

 

1º Passo -  Reconhecer a necessidade de mudanças. -  Lc 15:17 … Então, caindo em si… – 2 Coríntios 13:5

O filho pródigo só teve a vida restaurada quando reconheceu a necessidade de mudança. Ninguém melhor do que nós mesmos para saber o que precisa ser mudado. O texto de 2Co 13:5 diz: …examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé. Provai-vos a vós mesmos…. Aprendemos que o primeiro passo para vivermos uma profunda mudança é reconhecer a necessidade de mudar.

 

PERGUNTA: Em sua opinião, qual a maior dificuldade que temos para reconhecermos os nossos erros?

 

 

2º Passo – Estar aberto às mudanças. Fl 3:7-8 – …Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda….

Para Paulo ser transformado de Saulo para Paulo, teve que se abrir para mudanças. Ele se tornou um odre novo e recebeu vinho novo.(Mc 2:22) Não adianta apenas reconhecermos a necessidade de mudanças e não se abrir para as mesmas, como Paulo nos ensinou temos que buscar viver em …novidade de vida…. (Rm 6:4).

 

PERGUNTA: Você já teve experiência de abrir mão de algo e viver uma mudança radical? Compartilhe!!!!!

 

 

3º Passo – Estar disposto a lutar por mudança. Lc 15:18 …. Levantar-me-ei, e irei…

O filho pródigo provou através de atitude sua disposição de mudar. Zaqueu também provou a sua disposição em mudar através de atitude (Lc 19:1-10). Para viver algo que nunca vivemos, temos que fazer algo que nunca fizemos.

 

PERGUNTA: Fale sobre uma atitude de alguém que realmente quer mudar?

 

 

4º Passo – Dependência de Deus.  Jo 15:5 … porque sem mim nada podeis fazer…

Por muitas vezes tentamos mudar algo em nossas vidas e não conseguimos. Isto acontece porque quase sempre buscamos esta mudança na força do nosso braço, um dos grandes segredos para uma mudança profunda, é sem dúvida depender inteiramente da Graça de Deus.

 

PERGUNTA: Em sua opinião, o que mais atrapalha nossa dependência de Deus

 

 

CONCLUSÃO: Você quer realmente viver mudanças profundas em sua vida? Está disposto a lutar por mudanças? Então peça graça e unção a Deus e dependa D’Ele. Pela fé confesse as mudanças que você quer em sua vida, e em Nome de Jesus já tome posse delas!!!

 

 

 

 

##################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: VENCENDO A ANSIEDADE

 

TEXTO: Mateus 6:25-27

 

QUEBRA-GELO: Você se considera uma pessoa ansiosa?

 

INTRODUÇÃO: A ansiedade tem sido um mal que tem afetado a maioria das pessoas. Vivemos em um mundo imediatista onde queremos tudo na hora. Não temos paciência para esperar uma benção muito menos para perseverar na adversidade, e o resultado disto tem sido um excesso de ansiedade que tem causado enfermidades físicas e emocionais, levando inclusive muitas pessoas a perderem o sono e a paz. No texto lido como base Jesus nos ensinou que não podemos acrescentar um único dia no curso de nossas vidas com as preocupações e ansiedades. Nesta noite vamos aprender juntos:

 

 

03 ATITUDES PARA VENCER A ANSIEDADE

 

1ª Atitude – ORAÇÃO – Filipenses 4:6-7

A meditação tem sido recomendada até por profissionais da saúde como meio de combater a ansiedade. Oração é mais do que um monólogo, oração é um relacionamento profundo com Deus onde compartilhamos com Ele nossas necessidades e preocupações de todo o coração. Infelizmente no mundo moderno que vivemos muitos cristãos passam dias e dias sem reservar um tempo para falar com Deus em oração. Alegando falta de tempo as pessoas estão se distanciando cada vez mais de Deus e mergulhando numa ansiedade profunda. O v.7 diz que quando colocamos nossas petições diante de Deus em oração, Ele guarda nosso coração e mente com Sua paz.

 

PERGUNTA: Em sua opinião, porque as pessoas têm tanta dificuldade em orar?

 

 

2ª Atitude – OCUPAR A MENTE COM COISAS BOAS – Filipenses 4:8

O que tem ocupado nossa mente? Sabemos que a nossa mente é um campo de batalha. Há um ditado que diz que mente vazia é oficina do diabo. Por outro lado, uma mente cheia de pensamentos maus já é uma edificação do diabo. O texto lido nos ensina que temos que ocupar nossa mente com tudo que é honesto, verdadeiro, de boa fama, de louvor e de tudo que provém de Deus. Infelizmente muito cristãos ocupam a mente com programas sensacionalistas que transmitem tudo de ruim que acontece no mundo, e o resultado é que as pessoas estão ficando cada vez mais oprimidas e ansiosas.

 

PERGUNTA: Em sua opinião, como vencer as batalhas de nossa mente?

 

 

3ª Atitude – PRATICAR A PALAVRA – Filipenses 4:9

Em Tiago 1:23,24 está escrito: Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho, e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Precisamos assumir o desafio de praticar os ensinamentos bíblicos que temos aprendido. Peça para o Espírito Santo te ajudar a colocar em prática o que você tem aprendido na Palavra de Deus.

 

PERGUNTA: Em sua opinião, porque muitos têm dificuldades de colocar os ensinamentos da Palavra de Deus em prática?

 

 

CONCLUSÃO: Se você tem sofrido com excesso de ansiedade, Deus te convida para começar a colocar está Palavra em prática. Oração, ocupar a mente com coisas boas e praticar a Palavra vão te ajudar a ser uma pessoa livre da ansiedade. No mais o Senhor te diz: Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus!!!!

 

 

 

 

##################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: SEGREDOS DE UM CONQUISTADOR

 

TEXTO: Josué 13:1

 

QUEBRA-GELO: Você já conquistou algo importante em sua vida? Qual foi a sensação?

 

INTRODUÇÃO: No texto lido como base, Deus chega a Josué quando este já estava velho e diz: “Você já está velho, e ainda há muita terra para ser conquistada”. Mesmo alcançando muitas conquistas em sua vida, Josué não conseguiu conquistar toda terra que Deus tinha preparado para ele e seu povo. A Bíblia diz em Efésios 3:20 que Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos. As bênçãos que Deus tem reservado par nós são inesgotáveis. Em Cristo Jesus nós já somos mais que vencedores, Ele já conquistou na cruz, todas as bênçãos para nós. Nesta noite vamos aprender com Josué:

 

 

03 SEGREDOS DE UM CONQUISTADOR

1º Segredo – TER UM CORAÇÃO DE SERVO – Êxodo 24:13 – 1 Pedro 5:5

Este é primeiro segredo de um homem de Deus que vive uma vida de conquista. A primeira vez que o nome de Josué aparece na Bíblia, Ele já é identificado como servo de Moisés. Josué descobriu cedo o segredo de um conquistador. Muitas pessoas têm dificuldades de se sujeitar no trabalho, igreja, família, e infelizmente seu coração soberbo e orgulhoso o impede de viver em conquista.

 

PERGUNTA: Com suas palavras, como você define uma pessoa humilde?

 

 

2º Segredo – TRBALHO e ESFORÇO – Números 14:6-10 – Provérbios 12:14

Não basta só trabalhar tem que ser esforçado. Um conquistador é alguém que não mede esforço para conquistar. O povo de Israel queria herdar a terra prometida, mais não queria lutar, se esforçar, trabalhar, precisamos entender que o trabalho e o esforço são princípios de Deus para conquistarmos, porém jamais podemos permitir que o trabalho ou fruto do trabalho nos afaste de Deus e Sua obra.

 

PERGUNTA: Muitas pessoas não conquistam por falta de trabalho e esforço, outras acabam se afastando de Deus por causa de trabalho, qual a sua opinião sobre isto?

 

 

3º Segredo – ANDAR COM DEUS – Êxodo 33:11 – Josué 1:8

Josué desde sua mocidade andava pertinho de Deus. Quando Moisés subiu ao monte para receber a Lei, Josué estava ao pé do monte. (Ex 32:15-17) Ele não se afastava de Deus, tinha prazer em meditar na Palavra de Deus. É triste saber que muitas pessoas estão interessadas em uma vida de conquista, porém não tem prazer em caminhar fielmente com Deus.

 

PERGUNTA: Em sua opinião, o que mais nos atrapalha de andar pertinho de Deus?

 

 

CONCLUSÃO: Jesus já conquistou tudo o que precisamos na cruz do calvário, precisamos nos entregar a Ele a cada dia, mas também precisamos fazer a nossa parte como Josué fez, andando em humildade, trabalhando duro e se esforçando para conquistar, e o mais importante, andar pertinho de Deus, confiando em sua infinita graça!!!

 

 

 

##################################################################################################

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo