Fortaleza -

TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE FEVEREIRO 2019

 

 

“A Grande Comissão não é uma opção a ser considerada.

É um mandamento a ser obedecido”

 

Hudson Taylor

 

 

 

 

#################################################################################################

 

 

 

TEMA: GRANDES COISAS ESTÃO POR VIR

 

TEXTO: Lucas 5:1-11

 

INTRODUÇÃO: A cada começo de ano todos nós nos deparamos com dois grupos de pessoas. O primeiro grupo é composto daqueles que começam o ano desanimados. Para esses, nada vai mudar, tudo continuará do mesmo jeito. Geralmente as circunstâncias adversas fazem as pessoas pensarem assim. O segundo grupo é composto daqueles que não se conformam em continuar como estão, esses vão à luta, estão dispostos a pagar o preço, romper os limites, viver grandes coisas com Jesus. No texto lido como base, vemos três pescadores fracassados, vivendo grandes coisas com Cristo. Nesta noite vamos aprender com eles:

 

 

03 SEGREDOS PARA ALCANÇARMOS GRANDES COISAS

 

 

1º Segredo – NUNCA ABANDONE O BARCO – v.2

O texto diz que Jesus viu dois barcos deixados à beira do mar por três pescadores, Pedro, Tiago e João. Eles haviam deixado o barco na praia depois de uma noite inteira de uma pescaria frustrada. Aplicando essa Palavra em nossos dias, muitos estão abandonando o barco porque estão cansados de lutar, já tentaram várias vezes e não conseguiram. Mas hoje Jesus vai entrar no seu barco para te dar um novo começo.

PERGUNTA: Em sua opinião, o que leva uma pessoa a desistir de lutar por algo que deseja?

 

 

2º Segredo – NÃO LAVE AS REDES – v.2b

Lavar as redes aqui simboliza desistir, parar, dar um basta. O dia já havia clareado e os três pescadores não tinham mais nenhuma esperança. Eles eram pescadores profissionais, desse ofício vinha o sustento de suas famílias, mas quando nos encontramos com Jesus sempre há mais uma esperança. E foi o que aconteceu com eles, Jesus entrou em seu barco e eles tiveram uma pesca maravilhosa. Jesus já está em seu barco e Ele te diz: Ainda não é hora de lavar as redes.

PERGUNTA: Com suas palavras comente qual o segredo para alcançar um propósito sem parar pelo caminho?

 

 

3º Segredo – VOLTE A LANÇAR SUA REDE AO MAR – v.4

Talvez você tenha começado este ano sem muita expectativa, desanimado, decidido a parar com tudo, mas Jesus está falando com você: Lançai as vossas redes!!! Sob a Palavra de Cristo, Pedro lançou a rede e viveu o sobrenatural, assim também será com você.

PERGUNTA: Compartilhe com o grupo, uma experiência que você já teve de alcançar algo depois de muita perseverança?

 

 

CONCLUSÃO: O versículo 06 diz que fazendo isso apanharam uma grande quantidade de peixes e rompiam-se as redes. 2019 é o ano de você viver o sobrenatural, é o ano de romper os Limites. Creia, grandes coisas estão por vir em sua vida, você recebe????

 

 

 

 

##################################################################################################

 

 

 

 

 

TEMA: “TSD, O SEGREDO PARA UMA VIDA DE VITÓRIA”

 

TEXTO: Mc 1:35, Mt 4:1-11

 

INTRODUÇÃO: Dentro da visão aplicada em nossa igreja, o TSD (Tempo Sozinho com Deus), é um tempo praticado todos os dias, que envolve Oração, meditação na Palavra e Jejum. Este foi o grande segredo de Jesus, para vencer o diabo e o mundo. A oração no TSD, é uma conversa com Deus, como se estivéssemos conversando com um amigo ao lado, interessado em nos ajudar. A meditação na Palavra é o alimento que fortalece o nosso espírito, e junto com o Jejum nos leva a viver uma vida de vitória. Muitos cristãos bem-intencionados, vão a Igreja assiduamente, mas não conseguem viver uma vida de vitória, e o motivo quase sempre é falta de um TSD profundo. Quando colocamos Deus diariamente em primeiro lugar, o “Pai” age em nosso favor e em favor de nossas famílias e negócios. Hoje vamos aprender juntos:

 

 

COMO DESENVOLVER UM TSD (TEMPO SOZINHO COM DEUS) PROFUNDO:

 

 

1) VIDA PROFUNDA DE ORAÇÃO – Ef 6:18 – Mt 26:41

Muitos cristãos acham que a única coisa que se requer deles é que vão à igreja, adorem, ouçam a pregação, resistam ao pecado, e façam o melhor possível. Este é o “sacrifício” que muitos trazem para Deus. Quando tentamos viver a vida cristã desta forma, além de não vivermos em vitória, trazemos um fardo pesado sobre nós, que nos leva a servir a Deus por dever e não por amor. O primeiro grande segredo para viver uma vida com Deus cheia de poder, alegria e vitória, é desenvolvendo uma vida profunda de oração.

PERGUNTA: Em sua opinião, qual o segredo para desenvolver uma vida de oração? Resposta sugerida: Disciplina; perseverança; desejo; etc…

 

 

2) MEDITAÇÃO NA PALAVRA – Mt 22:29 – Jo 5:39

Para termos comunhão e intimidade com Deus, além da oração é necessário, meditação em Sua palavra, pois para praticarmos a Palavra precisamos primeiramente conhecê-la. Assim como Jesus, cada filho de Deus também passará por provações neste mundo, e ninguém consegue vencer provações na sua própria força. Jesus no início do seu ministério passou por uma prova de fé, e Ele venceu o inimigo declarando textos da palavra de Deus. Ele disse: “está escrito” (MT 4:4). Deus conduz os seus filhos a provação e o diabo conduz a tentação, por isso precisamos ser cheios da Palavra de Deus, pois ela nos levará a sermos aprovados por Deus em toda e qualquer situação.

PERGUNTA 1: Você já recebeu uma direção ou resposta de Deus enquanto meditava na Palavra? 

PERGUNTA 2: Em sua opinião, qual o segredo para meditar diariamente na Palavra?

 

 

3) PRATICAR O JEJUM. - Mc 9:29

Uma das armas mais eficientes do cristão para vencer suas lutas, quebrar maldições e intentos do inimigo, e adquirir autoridade sobre situações que o oprimem é o Jejum. No texto lido, Jesus exortou os discípulos, que tinham dificuldade em expulsar os demônios, dizendo: …esta casta não pode sair senão por meio de oração e jejum… Jejum libera o poder sobrenatural de Deus sobre sua vida.

PERGUNTA: Você já teve experiência de receber uma benção através do Jejum e oração?

 

 

CONCLUSÃO: Oração, Jejum e meditação na Palavra, sem dúvida, este é o segredo de viver em vitória. O cristão que decide praticar um TSD (tempo sozinho com Deus) profundo, além de viver em vitória, provará profundas experiências com Deus. Quer ter uma vida de vitória? Decida hoje mesmo praticar diariamente seu TSD.

 

 

 

 

##################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: “DEUS NÃO MUDOU!” 

 

TEXTO: Hebreus 11:6

 

QUEBRA GELO: Quem pode contar uma benção que já recebeu de Deus?

 

INTRODUÇÂO: Deus não mudou. De fato, a Bíblia nos ensina que: …Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente… (Hb 13:8). Também em Ml 3:6 está escrito: …porque Eu, o Senhor não mudo... Agora se Deus não muda, porque nos dias de hoje os milagres, curas e prodígios estão cada vez mais escassos? Sem dúvida o texto lido como base nos responde a esta pergunta: ...sem fé é impossível agradar a Deus…. Hoje vamos compartilhar sobre:

 

 

TRÊS COISAS QUE NOS IMPEDEM DE ALCANÇAR UM MILAGRE.

 

 

1 – ESQUECER DO QUE DEUS JÁ FEZ. – Mt 16:5-11

Assim como os discípulos, esquecemos muito fácil dos milagres que Jesus já realizou em nossas vidas. Este esquecimento nos leva a tirar os nossos olhos de Jesus e colocá-los nas dificuldades. Lembrar daquilo que Deus já fez por nós, estimula a nossa fé e nos faz crer que da mesma forma que Deus operou no passado, Ele continua operando no presente.

PERGUNTA: Em sua opinião, o que nos leva a esquecermos do que Deus já fez por nós?

 

 

2 – INCREDULIDADE – Mt 15:32-38

Como já aprendemos acima, os discípulos de Jesus já haviam contemplado com seus próprios olhos a primeira multiplicação de pães, como também outros milagres, mas ainda assim estavam incrédulos quanto à maneira de alimentar a multidão. Isto muitas vezes acontece com nós, Deus opera vários milagres em nossa vida, mas quando estamos em dificuldade ficamos descrentes que Deus possa fazer de novo.

PERGUNTA: Com suas palavras, como vencer a incredulidade?

 

 

3 – CONFORMISMO – Sl 37:4

O conformismo também tem sido um dos obstáculos que tem nos impedido de viver uma vida de milagres. Muitas pessoas se conformam com as situações adversas, a ponto de não sonhar, não desejar e não lutar para sair de tais situações. O versículo lido deixa claro que Deus concede “OS DESEJOS” do coração. Ou seja, Deus só realiza aquilo que está em nosso coração, se não há sonhos e nem desejos, então não a nada para Deus realizar.

PERGUNTA: Em sua opinião, como sair da zona de conforto?

 

 

CONCLUSÃO: Hoje aprendemos juntos que …Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente… Por isso não precisamos temer as lutas e adversidades da vida, mas temos que lembrar o que Deus já fez por nós, exercitar a nossa fé, e não nos conformarmos com situações adversas.

 

 

 

 

##################################################################################################

 

 

 

 

 

TEMA: DEFENDENDO O QUE DEUS ME DEU

 

TEXTO: 2Sm 23:11,12

 

QUEBRA-GELO: Você já perdeu algo importante em sua vida por não ter defendido (lutado)?

 

INTRODUÇÃO: O capítulo 23 do segundo livro de Samuel, registra os nomes e alguns feitos dos valentes de Davi. Dentre esses feitos o Espírito Santo inspirou o escritor a registrar a coragem de Samá, em defender o seu campo de lentilhas. A atitude de Samá nos ensina sobre a necessidade de também defendermos o que Deus tem nos dado. Hoje vamos aprender juntos:

 

 

03 LIÇÕES SOBRE A NECESSIDADE DE DEFENDERMOS O QUE DEUS NOS DEU

 

 

1ª LIÇÃO: O diabo sempre vai tentar roubar as coisas que mais tem valor para nós. v.11 …os filisteus se ajuntaram em Leí, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas… – Jo 10:10

O texto diz que os filisteus (que simboliza o reino maligno), se ajuntaram onde havia uma terra cheia de lentilhas. Precisamos ficar sempre atentos, pois o diabo sempre atacará as bênçãos que Deus nos deu. Por isso é necessário que estejamos sempre vigilantes para não sermos pego de surpresa pelos ataques do diabo.

PERGUNTA: Com suas palavras, comente uma das áreas de nossas vidas que temos que defender contra os ataques do diabo.

 

 

2ª LIÇÃO – A responsabilidade de defender o que Deus nos deu, é nossa. v.11b o povo fugiu de diante dos filisteus…

Muitas pessoas projetam a culpa de suas perdas e sofrimentos, nas pessoas e até mesmo no governo. Mas aprendemos com o texto que a responsabilidade de defender o que Deus nos deu é nossa. Se Samá tivesse tido a mesma atitude do povo, ele teria perdido tudo. O povo fugiu, mas Samá permaneceu firme defendendo o que Deus lhe deu.

PERGUNTA: Em sua opinião, o que leva as pessoas a fugir das lutas contra o inimigo?

 

 

3ª LIÇÃO – Samá arriscou a sua vida para defender o que Deus havia lhe dado. V. 12 …mas Samá pôs-se no meio daquele terreno e o defendeu

Samá arriscou a sua própria vida para defender o que Deus havia lhe dado. A atitude de Samá revela que ele valorizou o que Deus lhe deu. O diabo tem prevalecido sobre muitas pessoas, porque elas simplesmente aceitam os ataques do inimigo. Em Tg 4:7 está escrito: …sujeitai-vos a Deus, resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.

PERGUNTA: Com suas palavras, comente uma das nossas armas de defesa contra os ataques do inimigo.

 

 

CONCLUSÃO: O texto de 2 Sm 23:12 termina dizendo: …e o Senhor operou um grande livramento… Deus honrou a postura de Samá. Ele poderia ter fugido com a multidão, mas decidiu lutar, defender o que Deus lhe deu. Que a partir de hoje possamos ter a mesma atitude de Samá e defender tudo aquilo que Deus tem nos dado.

 

 

 

 

##################################################################################################

 

 

 

 

 

TEMA: VIDA DE OVELHA

 

TEXTO: Salmo 23.1-6

 

QUEBRA GELO: Você já viu um rebanho de ovelhas no campo? Sabe algo sobre elas?

 

INTRODUÇÃO: Ser ovelha faz toda a diferença para quem crê neste salmo profético. Muitos conhecem o salmo do Pastor, mas poucos conhecem o Pastor do salmo. Jesus, o verdadeiro pastor, apela para que homens e mulheres O sigam e façam parte do Seu projeto! (Jo 10.16). Sentir o cheiro das águas de descanso e contemplar os pastos verdejantes é privilégio dos Cristãos. Este salmo é dividido em três partes: sentar, andar e permanecer. Vamos aprender a:

 
1) SENTAR COMO OVELHA – Sl 23.1-2 – Sl 100.3

A expressão “nada me faltará” é muito abrangente. Diante dessa promessa eu posso colocar qualquer necessidade diante do Senhor. Vemos neste salmo o suprimento abundante de Deus. Não nos faltará pastos verdejantes, águas tranquilas, restauração da alma, veredas da justiça, óleo sobre a cabeça, mesa diante dos inimigos e muita bondade e misericórdia. Todas as bênçãos do Senhor começam no descanso. O sentar é o sinal de descanso. Descansar no Senhor tem a ver com a nossa fé. Só descansa e tem paz aquele que crê. (Hb 4.3; Mt 11.28-29).

 

 

2) ANDAR COMO OVELHA – Salmo 23.3-4 – Sl 95.7 – Rm 8.14

Refrigerar a alma tem a ver com cura, com vida abundante (Jo 10.10). Os pastos verdes, o descanso e as águas que fluem mansamente têm o poder de nos restaurar, nos renovar, nos revigorar e nos fazer ousados, corajosos e vitoriosos. O Espírito Santo faz isso em nós. O Senhor nos guia para as águas de descanso e também pelas veredas da justiça. A expressão “ainda que” significa que não temos necessariamente de passar por esse vale, mas, ainda que isso aconteça, não precisamos ficar desesperados. A ovelha é um animal frágil totalmente dependente do pastor. Tudo o que precisamos é ouvir a voz do pastor e confiar (Jo 10.27).

 

 

3) PERMANECER COMO OVELHA – Salmo 23.5-6 – 1Co 2.16 – Ef 3.20

O senhor não apenas nos alimenta, Ele unge a nossa cabeça. Por que o pastor unge a cabeça das ovelhas? No campo, há muita mosca, e elas atacam a cabeça da ovelha fazendo-a ficar irritada, perturbada, transmitem doenças, levam a loucura e a morte. O óleo aplicado sobre a cabeça é um repelente natural contra esses insetos. Na Bíblia, as moscas são um símbolo dos demônios. Um dos nomes do diabo é Belzebu, que significa “senhor das moscas”. A unção espanta as moscas. O cálice transborda porque Deus ama exceder as nossas expectativas. Você tem um Deus grande que tem grandes bênçãos para você. Você já recebeu a unção sobre a sua cabeça?

 

 

CONCLUSÃO:  A água simboliza o Espirito Santo. Só vou SENTAR, descansar e ter paz estando em comunhão com o Espírito Santo. SEGUIR, só as ovelhas seguem o Pastor. PERMANECER. Nos dias de Davi, quando um rei era vencido ele ficava amarrado diante da mesa farta do vencedor, vendo-o fazer uma deliciosa refeição. O inimigo vai presenciar você desfrutando dos manjares preparados pelo Supremo Pastor. Um dia será revelado quem de fato é ovelha (Mt 21.31-32). Deus abençoe!

 

 

 

 

 

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo