Fortaleza -

TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE MAIO 2019

 “Deus, envia-me para qualquer lugar, desde que vás comigo.

Coloca qualquer carga sobre mim, desde que me carregues,

e desata todos os laços de meu coração, menos o laço que prende o meu coração ao Teu”

David Livingstone

 

###############################################################################################

TEMA: “O PODER QUE A IGREJA PRECISA”

 

TEXTO: Atos 1:8

 

INTRODUÇÃO: A igreja somos nós e ela precisa de poder para cumprir a missão de Deus: fazer discípulos. Este poder é o poder do Espírito Santo.

 

 

1.      A IGREJA PRECISA DE PODER PARA TESTEMUNHAR:

Quando você tem a consciência de que é a igreja de Jesus, onde quer que você esteja, você lembrará que ali você tem a oportunidade de testemunhar, de falar e mostrar criativamente em quem você crê. A expressão igreja significa: “chamados para fora”, portanto temos por definição ir além das quatro paredes e testemunhar da nossa fé, falar e mostrar a nossa fé. A igreja com o poder do Espírito Santo cresce em todas a s direções através do testemunho do seu povo.

 

 

2.      A IGREJA PRECISA DO PODER DO ESPÍRITO SANTO PARA PERDOAR:

No texto lido o Espírito Santo incluía Samaria. Os Judeus mantinham historicamente um afastamento político, religioso e cultural dos samaritanos, chegando a expressões de discriminação e ódio, mas o poder do Espírito Santo mudava esta forma de pensar e agir. O poder do espírito Santo trazia o perdão com expressão viva da igreja de Jesus Cristo. Nós somos desafiados a viver esta expressão de poder, através da capacidade de perdoar uns aos outros.

 

 

3.      A IGREJA PRECISA DO PODER DO ESPÍRITO SANTO PARA MORRER:

A igreja de Jesus é uma comunidade de mártires. A igreja teve nos seus apóstolos os primeiros exemplos de quem estava disposto a morrer por uma causa. De quem, revestido de poder, foi capaz de morrer para proclamar a sua fé. Precisamos entender que este morrer também inclui: morrer para os nossos interesses pessoais, morrer para as coisas que achamos ser importantes para nós. Em Atos 20:24 o Apóstolo Paulo diz: “Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.”

 

 

4.      A IGREJA PRECISA DO PODER PARA VIVER EM SANTIDADE:

Nos manifestamos entre as pessoas com aquilo que é agradável em cada um de nós, por exemplo o carisma, mas acima de tudo com a exposição do nosso caráter. Uma vida de santidade precisa de poder para vivermos e nos mantermos firmes e íntegros. A igreja através de nós será cada vez mais vista e causará impacto com a mensagem anunciada através das nossas vidas. O caráter de Cristo deve ser visto em nós em cada expressão que fizermos.

 

 

CONCLUSÃO: O que preciso aprender para testemunhar com mais relevância? Me sinto com poder para viver o perdão? Pedindo perdão quando erro e liberando perdão quando os outros me causam prejuízos?  Posso afirmar que eu estou disposto a dar a minha vida para defender a fé que tenho em Deus? Como eu sou conhecido: uma pessoa de bom caráter ou um mau caráter? Como as pessoas mais íntimas me veem? Meu cônjuge, meus pais, meus filhos, meus vizinhos, meus colegas de trabalho, meus colegas de estudos, meus irmãos na igreja? Em que áreas da minha vida, preciso buscar do poder do Espírito Santo, para viver a igreja de Jesus com intensidade?

 

 

 

##################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: SAINDO DA ZONA DE CONFORTO

 

Texto: Mateus 14:27-32

 

INTRODUÇÃO: A zona de conforto é uma inimiga perigosa do nosso futuro, um obstáculo para o nosso crescimento, de fato uma pedra de tropeço para aquilo que Deus sonhou para cada um de nós. A verdade é que, se permanecemos acomodados, os problemas continuarão existindo e nunca vamos conseguir cumprir o chamado que Deus tem pra nós.

 

 

1)      Onde Estou?

Se você está trabalhando no mesmo cargo da empresa há anos, se está pagando a mesma dívida há muito tempo, se continua sofrendo por algo ou alguém por um longo período, saiba que é hora de fazer um autoexame sobre a sua vida. “Por que?”

Porque nós não podemos alcançar o que sonhamos fazendo as mesmas coisas de sempre. Precisamos analisar onde estamos e porque estamos na mesma situação.

“O preguiçoso morre de tanto desejar e de nunca pôr as mãos no trabalho. O dia inteiro ele deseja mais e mais, enquanto o justo reparte sem cessar” (Provérbios 21:25,26).

Por isso nunca tenha preguiça de aprender sobre algo novo, busque o melhor – não só na área profissional, mas também na sua vida sentimental e nos relacionamentos. Não se apoie em desculpas, como: “Ah, mas isso é muito difícil”; “Não consigo, não tenho dinheiro”; “Eu até gostaria, mas estou muito velho (a) para isso”, etc. Se há uma coisa que Deus não aceita é a nossa desculpa!

Por isso levante-se de onde você está e creia que Deus te ajudará a vencer todos os desafios à sua frente, pois Ele estará contigo!

 

 

2)      Saindo do Lugar

Se nós não enfrentarmos os nossos medos, eles continuarão crescendo. Se pensarmos o que as pessoas pensarão se falharmos em nossa nova tentativa de mudar, não se preocupe se foi Deus que colocou não tem como dar errado, nós precisamos nos preocupar mais com o que Deus pensa a nosso respeito do que qualquer outra pessoa! Veja o que o apóstolo Paulo disse:

“Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo” (Gálatas 1:10).

Chega um momento em que precisamos parar de nos preocupar com a opinião das pessoas se quisermos cumprir a vontade de Deus para a nossa vida.

 

 

3)      Deixando o passado para trás

Se limitarmos o nosso futuro por causa do que aconteceu no passado, nunca conseguiremos sair da zona de conforto. Precisamos parar de olhar para o espelho retrovisor da vida e acreditar que o melhor está por vir.

Algumas pessoas nunca mudam de vida porque ficam se condenando pelos erros e pecados que cometeram um dia. Se você é uma delas, confie nessa promessa do Senhor:

“Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados” (Isaías 43:25).

Como você pode ficar remoendo os seus pecados se nem Deus leva mais em conta? Deus não jogará seus erros passados na sua cara, mas o diabo irá. E ele só vai fazer isso se você permitir. Por isso, esqueça o que passou e siga em frente.

 

 

4)      Seguindo em frente

O que te dá motivação nos momentos de luta? É a sua família? Seus amigos? Sua fé em Jesus Cristo?

Descobrir o que te dá forças para seguir adiante é muito importante para te ajudar a sair da zona de conforto. E mais uma coisa: você precisa ter disposição e alegria ao longo da caminhada.

Em Provérbios 17:22 está escrito: “O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos.”

 

 

CONCLUSÃO: Então, não se esqueça de que, por mais difícil que seja, se você se manter motivado e alegre, não haverá obstáculos que conseguirão te impedir de sair da zona de conforto.

 

 

 

 

#################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: FAZENDO O NOVO DE NOVO

 

TEXTO: 2 Coríntios 5:17

 

INTRODUÇÃO: Há tempo para todas as coisas, existem situações em nossas vidas que são temporais, da mesma forma existem áreas das nossas vidas que é momento de viver algo novo, e para que possamos viver algo novo, primeiro precisamos aprender a deixar para trás as coisas velhas, e viver o novo e nos desprender de muitas coisas que as vezes nós temos apego e isso nos impede de ir adiante.

 

 

1.      TIRE O PESO DAS COSTAS

Nós ficamos presos a aquilo que nós conhecemos e temos domínio, por que o ser humano tem a necessidade de sentir segurança de ter o controle da situação, e quando temos que viver o novo nos assustamos, mas a vontade de Deus é que tenhamos a coragem e a ousadia de experimentar algo novo, deixar a mesmice para trás porque Deus faz tudo novo todos os dias, precisamos tirar o peso das costas é tempo de alivio a palavra de Deus diz que o Julgo de Deus é suave e o fardo é leve, É tempo de viver o novo do senhor, não com peso, mas sim na leveza na tranquilidade, tirando o peso, julgo , os pecados as decisões erradas para trás, não adianta ficar se culpando por erros do passado.

 

 

2.      ABANDONE O PASSADO

Muitas vezes nós entregamos nossas vidas para o senhor, mas deixamos que coisas do passado venha tirar a alegria do novo dia que Deus faz, nós precisamos dar espaço para o novo do senhor.

Paulo teve um encontro com Deus e assim mudou de vida, e quando ele se converte ele poderia ter vivido uma vida olhando para trás com aquilo que ele poderia ter feito e não fez ou pelas vidas que ele tirou.  Mas ele deixou para trás e passou a viver tudo que Deus tinha para ele.

Filipenses 3:13 Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante.

 

 

3.      VIVA O NOVO

Para vivermos as coisas novas de Deus, depende tão somente de nós viver o que ele tem permitido, Deus quer que nós vivamos um novo tempo, as vezes nós ficamos presos em alguma coisa achando que aquilo é segurança, algumas coisas que nós achamos ser segurança, são coisas que nos impede de viver o novo, as vezes achamos que Deus não nos ouve por ele estar em silencio, mas quando Deus está em silencio é porque ele está trabalhando em nosso favor, quando nós deixamos para trás algo que Deus mandou não é perda é abrir espaço para o novo de Deus.

 

 

4.      CONFIE EM DEUS

Ou nós confiamos em Deus ou não confiamos, não existe confiança pela metade, seguimos o caminho que Deus está mostrando porem não largamos algo que nos prende ao passado, por uma ilusão de segurança, mas isso impede o agir de Deus em nossas vidas “Como se Deus já estivesse nos esperando com uma fonte de água logo à frente, mas nós não largamos nossa garrafa de água com medo de ter sede no caminho”

 

 

CONCLUSÃO: Nós precisamos ter visão de fé, atitude de deixar para trás as coisas velhas. Deixa Deus tocar sua visão. O ato de querermos carregar coisas velhas impede o novo de Deus se manifestar em nossas vidas. Deixa Deus te limpar, deixa Deus fazer tudo novo de novo.

 

 

 

 

 

################################################################################################

 

 

 

TEMA: GERADO PARA O PROPÓSITO DE DEUS

 

TEXTO: II Samuel 22:19-21

 

INTRODUÇÃO: Você foi gerado para um propósito. Deus o gerou para criar impactos e mudanças por onde você passar. Por isso, sua maneira de caminhar e ver a vida deve ganhar uma nova dimensão a cada dia, porque Deus vai tirar seus pés dos lugares estreitos e os colocará no lugar espaçoso, pois Ele ama você.

 

 

Descubra o propósito para o qual fomos gerados

A Palavra de II Samuel 22 diz que o Senhor nos tira de um lugar estreito e oprimido, e coloca nossos pés sobre a rocha. E tudo o que Deus faz é porque Ele tem prazer na nossa vida, prazer em nós.

Precisamos descobrir o propósito para o qual fomos gerados. Você está disposto a ter seus pés arrancados dos lugares estreitos e plantar seus pés sobre uma rocha? Ampliar seu território? Você sabia que há pessoas que não estão disponíveis a isso? Há pessoas que dizem que estão bem, fingem estar agradecidas e acabam se acostumando com a situação na qual se encontram.

Deus quer que vivamos da melhor maneira que pudermos nesta Terra. Então, você precisa visualizar o que pode conquistar em Deus. Muitas pessoas vivem desanimadas, porque ainda não descobriram que Deus tem mais para fazer em suas vidas e que Ele tem prazer em abençoá-las. Vivem sem ânimo, porque não descobriram o propósito para o qual foram geradas: louvar o Nome do Senhor, servi-lO com alegria, de forma que Ele tenha prazer em suas vidas.

 

 

Não anule suas conquistas

A pessoa que não descobre o propósito para o qual foi gerada e que não entende que Deus tem prazer na vida dos Seus filhos anula suas conquistas, acomoda-se e é forte candidata ao espírito de depressão. Isso independe de idade. Não tem nada a ver com velhice, porque a Bíblia diz que a velhice, no Senhor, dará fruto.

Falta de ânimo é resultado de frustração e trauma, de pessoas que estão anulando suas conquistas e não estão vendo resultados satisfatórios. Quando você perde a perspectiva de conquista e de avanço, mesmo que já tenha logrado êxito em algumas áreas, vive de forma anulada e paralisada.

A Bíblia nos ensina a ser ousados e destemidos. Nunca podemos parar diante das conquistas que Deus coloca para contemplarmos e alcançarmos. E por mais que tenhamos que enfrentar algumas dificuldades e desertos, sempre haverá uma terra prometida nos esperando. Essa verdade é para todos, mas não são todos os que a alcançam. Só alcança viver na terra prometida quem não anula suas conquistas.

 

 

Encontre a saída

Ainda que você precise dar algumas voltas, ainda que as circunstâncias queiram impedir que você veja a saída, não se preocupe, a saída existe em Deus.

A nossa oração é para que Deus responda todas as questões do seu coração e você encontre respostas para tudo o que tem buscado nEle. Busque ajuda no seu discipulador, no seu Pastor, para que através dele, do seu líder, o Senhor mude a sua história.

Você precisa de um mentor que o estimule a viver uma qualidade de vida melhor e que não deixe você se acomodar, que não deixe você ficar enferrujado, mas que o leve a encontrar a saída.

 

 

Remova a murmuração

Sempre que o povo ficava muito tempo parado no deserto ou andando em círculos era porque havia plantado murmuração. Remova a murmuração da sua vida, da sua boca, dos seus lábios, da sua linguagem, do seu coração.

Toda murmuração faz com que o filho de Deus fique preso ao deserto, quando deserto é lugar temporário. Portanto, encerre toda murmuração na sua vida e veja Deus mostrando a você novos horizontes.

Há pessoas que não murmuram com palavras expressas, mas murmuram no coração e sinalizam incredulidades contra Deus. Guarde o seu coração em Deus. Você não precisa viver em desertos permanentes, mas deve encontrar e entrar em Canaã.

 

 

Entre na terra prometida

Você nasceu para descobrir o seu propósito. E o seu propósito é a missão que Deus lhe confiou. Há uma terra prometida à sua frente. Entre na terra com sua família, seus descendentes. Viva com qualidade de vida, longe de depressão, tristeza, dor, amargura, frustração e decepção. O Deus que você serve tem prazer em você.

Entrar na terra prometida é seu direito de herança em Cristo Jesus. Você tem esse direito, portanto deve usufruir. Não se satisfaça com o que já alcançou, saiba que ainda é nada se comparado com o que o Senhor tem para lhe entregar.

Você foi gerado para o propósito de Deus. E a palavra dEle para você é que Ele é seu amparo e quer recompensá-lo com uma vida tranquila e sossegada. Experimente o que o Senhor tem para você, sua vida, família, ministério e trabalho. Deus ama você!

 

 

 

 

###############################################################################################

 

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo