Fortaleza -

TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE FEVEREIRO 2020

 

 

 

“A igreja que vai impactar o mundo,

não é a que você está indo.

É a que você está sendo!”

 

 

 

##################################################################################################

 

 

 

TEMA: A RECOMPENSA DE UM PAI

TEXTO: Mateus 6:5-13

QUEBRA-GELO: Qual a sua definição sobre oração? Para você o que é oração?

INTRODUÇÃO: No texto lido como base, Jesus nos ensina sobre a necessidade e importância da comunhão com o Pai. A verdadeira vida cristã é fundamentada em uma vida de comunhão com Deus. C.H. Spurgeon disse o seguinte: “Se formos fracos em nossa comunhão com Deus, seremos fracos em tudo.” A única maneira que temos para falar com o Pai Celeste é através da oração, mas infelizmente para muitos a oração é algo chato, sem prazer e cansativo. Precisamos entender que a oração não nos é dada como um fardo que temos de carregar, ou com uma tarefa cansativa que temos de cumprir, mas a oração deve constituir um gozo e poder ilimitados. É através da oração, comunhão com o Pai que recebemos Suas recompensas. Nesta noite vamos aprender juntos:

 

03 LIÇÕES SOBRE COMUNHÃO COM DEUS

 

1) DEUS ESPERA AS NOSSAS ORAÇÕES - Mateus 6:5-6

…Quando vocês orarem…. Mas, quando orarem…. Existe uma expectativa no coração de Deus esperando nossas orações. Oração é sinônimo de comunhão com o Pai. Quando acordamos, nosso Pai Celeste fica na expectativa de que lembremos Dele e O convidemos para estar conosco durante nosso dia.

PERGUNTA: Sendo Deus um Pai tão bondoso e amoroso, porque temos dificuldade em ter comunhão com Ele?

 

2) ORAÇÃO É LUGAR DE RECOMPENSA E NÃO DE PUNIÇÃO – Mateus 6:6 – Hebreus 11:6 – Mateus 7:8-11

No versículo 6, Jesus disse que o Pai nos observa em secreto para nos recompensar. Para muitos o lugar da oração é um lugar aonde Deus nos chama para punir, mas na verdade Jesus nos ensinou que o lugar da oração não é lugar de punição, é lugar de recompensa. O Pai espera nossas orações para nos recompensar, presentear, abençoar.

PERGUNTA: Compartilhe com o grupo um presente que você já recebeu de Deus no momento da comunhão (oração)?

 

3) O PAI CELESTE TEM PRAZER EM RECOMPENSAR QUEM ORA - 1 Crônicas 4:9,10

Já falamos que oração é sinônimo de comunhão com o Pai, quanto mais oramos, mas intimidades temos com o Pai Celeste, e esta intimidade faz com que nos aproximemos Dele como Jabez, com confiança e verdade. Jabez fez uma oração sincera e pediu ao Pai Celeste: …Quem dera me abençoasses e expandisses o meu território! Que a tua mão esteja comigo! Preserva-me do mal, para que não me sobrevenha aflição… Foi uma oração ousada, mas a Bíblia diz que: …Deus lhe concedeu o que ele tinha pedido….

PERGUNTA: Qual a sua opinião em relação a oração que Jabez fez?

 

CONCLUSÃO: É claro que não vamos sempre nos apresentar a Deus como pedintes, mas precisamos crer que o nosso Pai nos ama, e tem o melhor reservado para cada um de seus filhos. Precisamos ser como Jabez, buscar uma comunhão profunda com o nosso Pai Celeste e assim receber as recompensas espirituais, emocionais e materiais que o nosso Bom Pai tem para cada um de nós!!!

 

 

 

 

##################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: VALORIZANDO O QUE É MAIS IMPORTANTE 

TEXTO: Lucas 10:20

QUEBRA-GELO: O que é mais importante para você nessa vida?

INTRODUÇÃO: A maior benção que Jesus conquistou para nós com Sua morte e ressurreição, não foi sucesso financeiro, profissional, realização de sonhos, e por incrível que pareça, também não foi a restauração da família. Tudo isso é um presente de Deus para nossa vida, mas não é o fim objetivo de Sua morte. A maior benção que Jesus conquistou para nós foi a vida eterna. Por isso, sem dúvida o maior milagre que alguém pode receber de Deus, é o novo nascimento, ter a certeza de sua salvação. Infelizmente muitas pessoas estão dentro da igreja desfrutando das bênçãos terrenas, mas despreparados para a eternidade, e isso tem acontecido porque muitos tem perdido a visão e a fé na eternidade. No texto lido, os discípulos de Jesus estavam felizes pelos demônios se sujeitarem a eles, mas Jesus disse que eles deveriam se alegrar, por seus nomes estarem escrito no livro da vida. Isto é o mais importante. Nesta noite vamos aprender juntos:

 

PORQUE TEMOS QUE VALORIZAR A NOSSA SALVAÇÃO.

 

1) PORQUE APÓS A MORTE NÃO TEREMOS OUTRA OPORTUNIDADE PARA SE RECONCILIAR COM DEUS. Lucas 16:26 – Hebreus 9:27

Ninguém terá outra oportunidade de se reconciliar com Deus após a morte, por isso é que devemos levar nossa vida espiritual a sério. O texto de Lucas 16:26 deixa bem claro que a nossa eternidade é decida nesta vida. Aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo.

PERGUNTA: Você acha que os cristãos de hoje têm se preocupado com a eternidade como deveriam?

 

2) PORQUE O INFERNO É REAL E A ALMA DO HOMEM CONTINUA VIVA ETERNAMENTE. Mateus 25:46 – Marcos 9:43,44 – Lucas 16:24

Embora algumas religiões e seitas ensinam que não existe inferno e que as almas pecadoras serão eliminadas depois do julgamento, a Bíblia refuta em várias passagens esses ensinos. Tanto nos textos que lemos, como em muitos outros, a Bíblia deixa claro que o inferno é literal e que as pessoas que rejeitam a Cristo viveram eternamente separados de Deus. Em Genesis 2:7 diz que Deus soprou em nossas narinas o fôlego da vida e em Eclesiastes 3:11 diz que também pôs no coração do homem ideia da eternidade.

PERGUNTA: Qual a sua opinião em relação ao inferno? Em sua opinião, porque muitas pessoas não creem neste lugar?

 

3) PORQUE HÁ CONSCIÊNCIA (memória) NA ETERNIDADE. Lucas 16:27,28 – Apocalipse 20:12

O texto deixa claro que o rico mesmo em estado de condenação, lembrava de Lázaro e de seus irmãos que tinham ficado na terra. O texto lido de Apocalipse diz que o homem será julgado por aquilo que está escrito no livro, e por suas obras. São provas claras de que na eternidade a consciência e preservada na eternidade.

PERGUNTA: Qual a sua conclusão em relação ao estudo abordado nesta noite?

 

CONCLUSÃO: A Bíblia deixa claro que o inferno não foi feito para o homem, (Mateus 25:41) Deus não tem prazer na morte do ímpio. (Ezequiel 33:11ª) Ele deseja que todos se salvem. (1 Timóteo 2:3,4) Em João 3:19 está escrito: A condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Que nesta noite possamos refletir juntos sobre o que realmente é mais importante para nós!!!

 

 

 

 

#################################################################################################

 

 

 

 

 

TEMA: MORRER PARA VIVER 

TEXTO: João 15:8 – João 12:24

QUEBRA-GELO: Você já ouviu a frase: Morrer para viver. O que isso significa para você?

INTRODUÇÃO: No texto lido como base, Jesus nos ensinou que a maneira de Glorificar a Deus através de nossas vidas é dando muito fruto, só assim nos tornamos verdadeiramente discípulos de Jesus. Dar fruto implica em reproduz à vida de Jesus em nós e também em outras pessoas. Agora a pergunta é: Como ser um cristão frutífero? Como reproduzir a vida de Jesus em nós e nos outros? A resposta que Jesus nos deixou para essa pergunta em João 12:24 é morrendo, Ele nos ensinou que assim como o grão de trigo tem que morrer para dar muito fruto, nós como cristãos também precisamos morrer para vivamos verdadeiramente a vida de Deus. Nesta noite vamos aprender juntos:

 

TRÊS ÁREAS QUE PRECISAMOS MORRER PARA REPRODUZIR A VIDA DE JESUS.

 

1) MORRER para o “Eu” - Gálatas 2:20 – 2 Coríntios 5:14,15

O “Eu” fala do homem interior, de quem realmente somos. Morrer para o “Eu”, é crucificar a velha criatura. Uma pessoa que crucificou o “Eu”, destruiu o altar da reputação, não mais se preocupa com fama, elogios, críticas e aceitação pessoal. Quando crucificamos o nosso “Eu”, nossos sonhos, planos, desejos, conquistas pessoais, não são mais prioridade. Quando falamos para nós mesmo: – Não aquento mais ser cristão!!! – Sabe de uma coisa, vou viver minha vida!!! – Já cansei de abrir mão de tantas coisas pela igreja, por Jesus, pelas pessoas que não valorizam!!! Quando isso acontece, ou nosso “Eu” quer ressuscitar ou nunca morreu.

PERGUNTA: Em sua opinião, como conseguimos crucificar o nosso “Eu”?

 

2) MORRER PARA A CARNE - Gálatas 5:24 – Romanos 7:18

Em Romanos 8:8 diz que os que estão na carne não podem agradar a Deus. Carne, fala do nosso corpo. É a parte que não se converte. Quando recebemos Jesus, morremos para a carne. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne. Se estamos vivos para a carne, então continuamos mortos para Cristo. Por isso a Bíblia nos ensina a lutar diariamente contra os desejos da carne.

PERGUNTA: Peça para o grupo ler Gálatas 5:16-21 e comentar sobre o texto.

 

3) CRUCIFICAR O MUNDO - Gálatas 6:14 – 1 João 2:15-17

Crucificar o mundo é dizer NÃO para os seus prazeres e encantos. É impossível agradar a Deus sendo amigo do mundo, aliás, amar o mundo é atestar que a carne e o “Eu” ainda estão vivos. Em Tiago 4:4 está escrito: …Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus…. Ou seja, é impossível ser amigo do mundo e amigo de Deus ao mesmo tempo.

PERGUNTA: Em sua opinião, como resistir as tentações deste mundo?

 

CONCLUSÃO: É só morrendo que podemos ter uma vida frutífera. A verdade é que não existe vida antes da morte. Precisamos decidir morrer para o “Eu”, para a carne, para o mundo. E esse processo tem que ser diário. Em Lucas 9:23 está escrito: …Jesus dizia a todos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me…. Você está disposto a morrer para viver?

 

 

 

 

##################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: SEMENTE BOA EM SOLO FÉRTIL

TEXTO:  MARCOS 4:1-20

INTRODUÇÃO: Deus está sempre investindo em nós, semeando boas sementes para que sejamos abençoados. Ele faz isso, diretamente, pelo Espírito Santo, mas também através de nossas famílias, líderes e igreja, especialmente pela ministração da Sua Palavra em nós. O problema é que, embora as sementes de Deus sejam boas, muitas vezes, não temos o coração adequado para recebê-las e preservá-las até que frutifiquem. Jesus contou uma parábola sobre um semeador e suas sementes. O resultado de uma semeadura depende da atitude do coração daquele que recebe a semente que irá se perder, ou germinar, crescer, frutificar e multiplicar.

 

1.  SUPORTANDO AS TRIBULAÇÕES

“Mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se (vs. 6a).“…depois, sobrevindo a tribulação ou a perseguição, por causa da palavra, logo se escandalizaram.” (vs. 17b).

Muitos perdem a semeadura de Deus, porque não suportam as tribulações. Só permanecem na presença do Senhor quando tudo está às “mil maravilhas”. Entretanto, ao decidirmos seguir a Cristo, satanás, nosso inimigo, tenta nos impedir. O que é melhor? Enfrentá-lo e vencê-lo ou ser dominado por ele? Quem quer servir a Deus precisa aprender a perseverar, mesmo no calor das provas.

 

2.   FALTA DE PROFUNDIDADE

“E outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e logo nasceu porque não tinha terra profunda.” (vs 5).

O problema de muitos é a falta de profundidade com Deus. Recebem a palavra apenas ao nível das emoções, mas não se aprofundam e, devido a essa superficialidade, estão sempre vulneráveis. Se quisermos ver os frutos de Deus em nossa vida, temos que cultivar a vida cristã, dedicando-nos através da oração, da leitura da palavra, da obediência no discipulado, da frequência à célula e às reuniões gerais da igreja.

 

3.  FALTA DE ALIANÇA

“…, mas, saindo o sol, queimou-se e secou-se porque não tinha raiz.” (vs. 6).

A raiz é a parte que fixa uma planta no solo, dá estabilidade à planta e lhe possibilita receber os nutrientes e a água que é necessária ao seu desenvolvimento. Isso fala de aliança com Deus, com a igreja e com a célula. Muitas pessoas não assumem compromisso e não criam raízes na casa do

Senhor. Por qualquer motivo, vão para o mundo ou para outra igreja, porque não desenvolvem uma vida de aliança e, assim, são como “fogo de palha” ou, como diz a palavra, “de pouca duração”.

 

 4.  DUREZA DE CORAÇÃO

“E outra caiu em solo pedregoso, onde não havia muita terra…” (vs. 5a). Outro grande empecilho, para que a palavra de Deus produza benção em nossas vidas, é a dureza de coração. Quando somos inflexíveis e não nos quebrantamos, não abrindo mão dos nossos pensamentos e planos diante da Palavra de Deus, a semente – a Palavra, não tem como penetrar em nossas vidas e nos transformar. Enquanto tivermos corações orgulhosos e resistentes, não veremos a prosperidade do Senhor nos alcançando.

 

CONCLUSÃO: O Pai quer nos abençoar, semeando a Sua Palavra em nossas vidas. Porém, é necessário ter uma atitude de receber essa semente, aprofundar sua busca ao Senhor, assumir uma aliança com Ele, com Sua Igreja, com a nossa célula e permitir que a Palavra mude nossos conceitos. Tomemos hoje a decisão de sermos esse solo fértil onde a semente vai germinar, crescer e frutificar, isto é, termos um coração aberto para receber a Palavra de Deus que pode operar maravilhas na nossa vida. O solo é o nosso coração. A semente é a Palavra de Deus que transforma, liberta e regenera o homem.

 

 

 

 

##########################################################################################

 

 

 

 


TEMA:    O ARREPENDIMENTO MUDA TUDO

TEXTO:  Atos 3:19

INTRODUÇÃO: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor” (Atos 3:19).

Arrependimento significa “mudar de direção” ou “mudar o pensamento”. Deus nos ajuda a chegar ao verdadeiro arrependimento (2 Timóteo 2:25).

Após sermos trazidos por Deus para o Seu Reino, o arrependimento de todos os nossos pecados torna-se o ponto de início da nossa relação com Ele. Sem o verdadeiro arrependimento, estaremos separados de Deus. Jamais o Senhor rejeitará um coração quebrantado. Ele sempre estenderá a Sua mão para nos salvar

“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Isaías 59:1-2).

 

1.   ARREPENDIMENTO: UM PRESENTE DE DEUS

A vontade perfeita de Deus é que todos os homens se arrependam e se tornem Seus filhos (2Pedro 3:9), a fim de gozarem as bênçãos que já estão preparadas para eles desde a fundação do mundo. Esse é o grande presente de Deus para o pecador. No entanto, para que isso aconteça, o Espírito Santo convencerá o homem do “pecado, da justiça e do juízo” (João 16:8). Assim Deus, com Sua grande, maravilhosa e infinita misericórdia, nos conduzirá ao verdadeiro arrependimento (Rm 2:4). Quando nos arrependemos, tomamos a decisão de agir de maneira diferente, deixando os pecados que cometemos ao longo da nossa vida. Começamos então, a lutar contra o pecado, a fim de vivermos de maneira diferente, com uma consciência limpa. O arrependimento genuíno traz o perdão de Deus que livra o homem de toda culpa e o leva a uma mudança de vida. Mas, para que isso aconteça, ele precisa receber Jesus como seu Salvador e Senhor.

 

2.   ARREPENDIMENTO: MUDANÇA DE VIDA

Arrependimento gera confissão de pecados, pedido de perdão a Deus e mudança de ideias e atitudes. A pessoa que se arrepende dos seus erros deve viver de forma que agrada a Deus e abrir o coração para aceitar a correção do Senhor e aprender como viver conforme a Palavra de Deus. Isso a levará a abandonar o pecado e se esforçar para viver corretamente, lutando para vencer as tentações e sempre buscando viver em santidade. Assim, com a ajuda de Jesus, pode rejeitar o pecado e escolher fazer o que é certo, resistindo ao diabo e às suas investidas (Tiago 4:7-8).


CONCLUSÃO
: Para se arrepender, a pessoa precisa reconhecer que pecou. Ela fica triste, porque entende que o seu pecado feriu o coração de Deus. Por isso, pede – lhe perdão. A salvação acontece quando uma pessoa se arrepende de seus pecados e toma a decisão de voltar para Deus, pois o arrependimento muda tudo. Amém!

 

 

 

 

################################################################################################

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo