Fortaleza -

TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE MARÇO 2020

 

 

 

 

“A grande diferença entre os chamados e os escolhidos

 

é que os escolhidos disseram sim aos seus chamados”

 

 

 

 

###############################################################################################

 

 

 

TEMA: PRECISAMOS FAZER MISSÕES

 

TEXTO: Joel 3.13

 

QUEBRA-GELO: Charadinha: O que é surdo, mudo e cego, mas sempre diz a verdade? O Espelho!

 

INTRODUÇÃO: Esse texto nos diz que o dono da Seara está com pressa. Quem conhece a zona rural sabe que quando o tempo da colheita chega, não se pode esperar mais porque senão você perde toda a colheita. E nesse texto que acabamos de ler, o dono da seara está dizendo que a seara está madura. Está na hora de segar, está na hora de colher, está na hora lançar a foice e fazer a maior colheita da face da terra para o reino de Deus. Missões é obra urgente. E por que a pressa do Senhor?

 

 

I – PORQUE O TEMPO QUE SE ABREVIA:

No evangelho de João, Jesus nos adverte sobre a brevidade desse tempo que ainda temos. João 9.4. O que o Senhor está dizendo é que de dia tudo é mais fácil de fazer do que de noite. A noite tudo é mais complicado. Nós ainda estamos vivendo de dia, mas o Senhor está dizendo que a noite está chegando. Ou seja, tempos difíceis em que muitos desejarão fazer a obra de Deus, mas haverá tantas trevas sobre a terra, que não será tão simples como em nossos dias. Veja essas estatísticas: a) Muçulmanos/Islamismo: Os muçulmanos representam 1,6 bilhões de pessoas (ou 23,4% da população mundial) e continua crescendo. b) Budismo: O Budismo é a principal doutrina em muitos países do sudeste asiático. Hoje no mundo inteiro há cerca de 376 milhões. O déficit de evangelização no mundo: Há sete bilhões de pessoas no planeta. Desses, cinco bilhões ainda não foram salvas.  O que vai acontecer com essas pessoas? Por isso a obra é tão urgente. Ou a gente faz missões agora ou nunca mais. Missões é obra urgente. Quando o dono da seara ouve isso ele tem pressa e diz: Lançai a foice porque a seara está madura!

 

PERGUNTA: Se você pudesse proibir uma religião no mundo, qual proibiria? Por quê? Compartilhe!?

 

 

II – PORQUE OS CEIFEIROS SÃO POUCOS:

Mas uma vez nós vamos encontrar a preocupação de Jesus com a colheita. E dessa vez ele fala sobre a carência de obreiros, de ceifeiros, de gente que coloque a mão na massa para ajudar a trazer os frutos para Deus. Lucas 10.2.  Jesus não manda orar pelas vidas que serão alcançadas, isso é impressionante. Mas ele manda rogar. Rogar é pedir de joelhos, é clamar com choro, para que mais trabalhadores se juntem as fileiras do reino de Deus. Rogar é ainda se colocar à disposição para ser usado pelo Senhor. É ter disposição para liderar uma célula, evangelizar, levar pessoas que ainda não conhecem a Jesus para a célula, e levar pessoas para o culto junto com você. O que falta é trabalhador, ceifeiro, gente que pegue a foice para fazer a colheita!  Missões começam na nossa região, muitos são motivados a fazer missões em outras cidades, estados e nações, mas se esquecem das pessoas que estão morrendo sem Jesus aqui bem próximo de nós.

 

 

III – PORQUE AS VIDAS ESTÃO PERECENDO:

A revista Superinteressante divulgou recentemente o censo mundial feito pela ONU, que aponta que morrem 3 pessoas no mundo a cada segundo. Isso significa que são…* 102 por minuto; * 60.000 por hora; * 30.000 por dia. A maiorias dessas pessoas estão morrendo sem salvação, sem conhecer a Cristo Jesus. Isso significa que elas estarão separadas de Deus por toda a eternidade.  Nós temos que agir rapidamente. Porque quando o dono da seara ouve isso ele tem pressa e diz: Lançai a foice porque a seara está madura! A Bíblia diz que o inferno não foi feito para os homens. O inferno foi feito para o Diabo. Mateus 25.41.

Mas infelizmente muitos homens estão caminhando na direção do fogo eterno. E sabe qual é o versículo mais triste de toda a Bíblia? Apocalipse 20.15. (leia o versículo)

 

 

CONCLUSÃO: O dono da seara, está com pressa de salvar as vidas. Por isso, o profeta Joel é tão enfático: Lançai a foice, porque a seara está madura! Quantos hoje vão abraçar o desafio de fazer missões? De que maneira podemos fazer missões na nossa região da célula?

 

 

 

 

################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: TUDO SE FEZ NOVO

 

TEXTO: 2Coríntios 5.17

 

QUEBRA-GELO: Você gosta de coisas novas?

 

INTRODUÇÃO: Há em nossos corações um anseio por coisas novas: carro novo, casa nova, roupa nova, forças novas, lugares novos, viver momentos novos e assim por diante. O Evangelho significa boas novas, boas notícias de salvação. A Bíblia diz: “Se alguém está em Cristo, nova criatura é.” A maior aventura de uma pessoa, independentemente de sua cultura, posses, posição social, raça ou cor, é “estar em Cristo”.

 

 

1 – O QUE É “ESTAR EM CRISTO”? – Gl 3.26-29

Estar “em Cristo” significa que ao aceitarmos Jesus Cristo de todo o nosso coração, como nosso único e suficiente Senhor e Salvador, passamos a ser filhos de Deus (Jo 1.12). O pecado nos separa de Deus, mas o sangue de Jesus nos purifica de todos os nossos pecados e nos reconcilia com Deus (Is 59.2; 2Co 5.21). A experiência genuína com Cristo nos leva a um novo nascimento e a partir de então uma nova natureza passa a agir em nós. Para entrar na presença de um Deus santo devemos estar escondidos em Cristo. Estar “em Cristo” significa que Deus já não vê as nossas imperfeições, mas vê em nós a justiça do Seu próprio Filho (Ef 2.13-16, Hb 8.12). Somente “em Cristo” é que a nossa dívida do pecado é cancelada, o nosso relacionamento com Deus restaurado e nossa eternidade garantida (Jo 3.16-18; Jo 20.31).

 

 

2 – QUAIS COISAS VELHAS QUE JÁ PASSARAM?

Coisas velhas são aqueles velhos pecados que você praticou e se arrependeu. As vezes o inimigo tenta trazer à tona em nossa memória situações que nos deixam perturbados, embaraçados e encucados, mas, a Bíblia afirma que o Senhor já tratou tudo isso lá na cruz. Deus diz: “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro” (Is 43.25); “Apagai as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi” (Is 44.22). O Senhor tem prazer na misericórdia e lança todos os nossos pecados no fundo do mar (Mq 7.18,19). Se Deus promete não se lembrar mais dos nossos pecados (Hb 10.17), então, a quem você está ouvindo ao voltar a se lembrar deles? Creia e se aproprie do perdão. Você é nova criatura!

 

 

3 – O QUE SIGNIFICA “EIS QUE TUDO SE FEZ NOVO”?

A vida cristã é feita de coisas novas (Rm 6.4). Para uma nova criatura as coisas velhas já não mais existem. A expressão “Tudo se fez novo” é muito abrangente. O que Deus faz é sempre completo. Ele não muda 50%, 90% ou 99%. A Palavra diz ‘tudo”! Algumas pessoas depois que se encontram com Cristo têm até seus nomes mudados (Jo 1.42; At 13.9).

 

 

CONCLUSÃO: Você pode estar cansado da vida que está levando e gostaria de experimentar algo novo. Roupa nova, carro novo, casa nova, emprego novo, nada resolve o vazio de um coração sem Jesus. Deixe Jesus fazer isso por você, é o Espírito Santo que opera isso em seu coração. É tempo de romper! Renda-se a Ele neste momento e viva uma nova vida.

 

 

 

 

################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: OS 5 INGREDIENTES PARA UNÇÃO

 

TEXTO: Êxodo 30:22-31

 

INTRODUÇÃO: Neste texto Deus dá a Moisés orientações de como fazer o óleo da unção que seria importantíssimo e imprescindível no tabernáculo para ungir os utensílios da adoração e também para ungir os sacerdotes. Analisemos, então, os 5 elementos necessários para termos a unção de Deus nos dias atuais.

 

 

I – O PRIMEIRO ELEMENTO: A MIRRA – SUBMISSÃO 

A mirra possui propriedades antissépticas, anti-inflamatórias, calmante, imunológica, expectorante entre outras. Dela é extraída uma resina através de aberturas na sua casca que depois de seca se transforma em grãos ou prensada até virar extrato. A mirra nos fala de mansidão e submissão, porque ela passa por um processo de prensa por vários dias para gerar o extrato de mirra. O primeiro ingrediente para uma vida de unção é mansidão e submissão à vontade de Deus. Em Números 12:3 nos fala que Moisés foi o homem mais humilde e manso que já existiu. Creio que durante o período que passou e viveu no deserto ele foi tratado por Deus e se tornou um homem manso, humilde e totalmente submisso ao Senhor, e por isto pode ser usado pelo Senhor para tirar o povo da escravidão do deserto que durava séculos.

 

 

II – O SEGUNDO INGREDIENTE O CINAMOMO – RETIDÃO E INTEGRIDADE

A árvore de cinamomo adulta pode chegar a medir até doze metros de altura e seu tronco é longo e longilíneo sem curvas e   uma coroa de folhas, frutos e flores bem ao seu topo. As flores da árvore de cinamomo são bastante fragrantes com um cheiro agradável. O cinamomo representa retidão e integridade. Provérbios 11:20.  Se você quer a unção de Deus em sua vida precisa determinar viver contra as regras deste mundo, do diabo e da carne e ter uma vida íntegra, ter o caráter correto.

 

 

III – O TERCEIRO INGREDIENTE É O CÁLAMO – HUMILDADE.

O cálamo somente estaria pronto para ser usado quando sua cabeça tocava o chão e somente exala o perfume quando seu tronco era quebrado, por isto ele nos fala de humildade. Em Mateus 23: 1 a 12, Jesus nos fala que os fariseus eram orgulhosos e por assim serem não viviam o que pregavam, e queriam ser vistos e aplaudidos pelos homens por terem conhecimento da lei e por sua religiosidade.

 

 

IV – O QUARTO INGREDIENTE É A CÁSSIA – AVALIAÇÃO INTERNA.

A flor de cássia tem características de Desintoxicação e Purificação para o corpo humano.

A cássia nos fala de uma avaliação interior para uma limpeza interna. Jesus ensinou sobre isto quando falou várias vezes aos fariseus: (ler Mateus 23:27,28).  Quem deseja ter a unção do Senhor em sua vida precisa fazer uma auto analise e colocar-se diante do Senhor para uma limpeza interna. Quando há um confronto com você mesmo, você poderá pedir ao Senhor para te limpar, te curar e restaurar. Isto se chama de arrependimento.

 

 

V- O QUINTO ELEMENTO É O ÓLEO DE OLIVA – O TRABALHO DO ESPIRITO SANTO.

O azeite de oliva era extraído através de uma prensa feita em uma pedra, e o óleo era usado para alimentação, para unção e servia como remédio.

A extração do óleo simboliza o trabalho do Espirito Santo em nossas vidas. Uma das características de alguém trabalhado pelo Espirito Santo é ser canal de cura e restauração para a vida de outras pessoas.

 

 

CONCLUSÃO: Você se considera uma pessoa ungida? Você possui estes ingredientes em sua vida? Tem dado permissão ao Espirito Santo para trabalhar em todas as áreas da sua vida?

Você foi ungido por Deus para servi-lo e adorá-lo.

 

 

 

 

#################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: O QUE ACONTECE QUANDO PISAMOS NAS ÁGUAS

 

TEXTO: Josué 3.12,13

 

INTRODUÇÃO:   Deus havia feito a promessa pela primeira vez a Abrão dizendo: “Abrão sai da tua terra do meio da tua parentela e vai para uma terra que eu te mostrarei. De ti farei uma grande nação”. Abraão acreditou e saiu com Sarai. E Deus falou para ele: “As terras que você está pisando eu te darei.”  Observe que ele não disse “eu já te dei”. Mas “eu te darei”. Ou seja, serão suas no futuro. Abraão morreu e de sua descendência se levantou uma outra geração, agora, sob a liderança de Josué. Na manhã que foram tomar posse da terra prometida Josué parou diante do Jordão e viu que o Jordão estava cheio de forma que era impossível atravessar com crianças, velhos e animais.  E Josué foi consultar a Deus e disse: “Temos um problema muito sério. Estamos na beira da terra da promessa. Estamos vendo a terra, mas não temos como chegar até lá.  Estou prestes a tomar a benção, mas há um Jordão que nos separa. E eu não tenho como chegar à terra que tu me prometeste.”  Foi nesse momento que Deus deu a seguinte instrução: “Separa doze homens, e ordena aos sacerdotes que peguem a arca do concerto. A arca do Senhor de toda a terra e marchem na frente. E há de ser que quando as plantas dos pés deles tocarem nas águas…  o Jordão vai se abrir no meio.  O que isso significa tudo isso?

 

 

I – PISAR NA ÁGUA FALA DE FÉ:

Aquele era um momento decisivo na vida do povo de Israel, mas principalmente na vida de Josué e dos sacerdotes. Porque se eles ficassem olhando a força da correnteza eles jamais pisariam nas águas do Jordão. Eu imagino que os sacerdotes fizeram tudo por pura obediência e fé, porque do ponto de vista natural era loucura. Por que Deus não abriu primeiro o rio Jordão para dar segurança ao povo e depois ordenou ao povo para passar? Porque Deus só age a partir da fé. Hebreus 11.6 “Porque sem fé é impossível agradar a Deus…”   Quantos estão dispostos a pisar nas águas do Jordão (exercer a fé)?

 

 

I – PISAR NA ÁGUA FALA DE POSICIONAMENTO: João 13.2-8 .

Na última ceia Jesus lavou os pés de cada um dos seus discípulos. Quando chegou a vez de Pedro, ele não queria deixar que Jesus lavasse os seus pés. Mas Jesus lhe disse: “Se eu não te lavar os pés não tens parte comigo”. E quando Jesus falou para Pedro que se ele não lhe lavasse os pés Pedro não teria parte com ele. Naquele momento, Pedro queria que Jesus banhasse ele completamente. Então foi um momento de posicionamento. Tem muita gente que quer andar com o Jesus mas tem vergonha de se identificar publicamente com ele e por isso mesmo, não quer se comprometer. Mas para esse o próprio o Senhor adverte: “Aquele que se envergonhar de mim eu também me envergonharei dele naquele dia”. É tempo de posicionamento! Quantos estão dispostos a pisar nas águas do Jordão?

  

 

III – PISAR NA ÁGUA FALA DE CONQUISTA:

O que tem haver a passagem do Jordão com as conquistas em nossa vida hoje?  Muita coisa. A Benção está ali. O diabo escuta e manda o Jordão. A benção está logo do outro lado, a alguns passos de você, e tudo o que separa você da sua conquista é o Jordão. De um lado você tem a correnteza do Jordão descendo ribanceira abaixo. Do outro você tem a promessa de Deus: coloca o pé na água que eu vou fazer o milagre! É nessa hora que vamos decidir se tomamos posse da promessa e entramos na conquista ou ficamos paralisados pelo medo. E hoje é dia de você cruzar esse Jordão e tomar posse das promessas de Deus em sua vida. Você precisa ousar passar para o outro lado.

 

 

CONCLUSÃO: Mete o pé nas águas, e deixa Deus fazer. Alguém precisa tomar uma atitude de fé, de posicionamento e de ousadia hoje. A sua bênção está bem perto. Está depois do Jordão.

 

 

 

#################################################################################################

 

 

 

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo