Fortaleza -

TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE JULHO 2020

 

 

“O servo só é um servo se ele continuar a agir como servo

 

quando outros o tratam como um servo.”

 

Pr. Abe Huber

 

 

 

##################################################################################################

 

 

 

TEMA: NÃO PERCA JESUS

 

TEXTO: Jeremias 2:2 – Lucas 2:41-49

 

QUEBRA-GELO: Em sua opinião, o que mais nos afasta de Jesus.

 

INTRODUÇÃO: Vivemos em tempos muito difíceis, tempos onde muitas almas preciosas têm sido ceifadas por um vírus invisível. Todos nós lamentamos com muita tristeza a perda irreparável dessas preciosas almas, no entanto, há uma morte bem mais trágica que um homem pode enfrentar; a morte espiritual. Infelizmente, muitas pessoas em meio a essa pandemia, estão se afastando ainda mais de Cristo, e não são poucos os cristãos que tem se esfriado na fé. No texto lido de Jeremias, Deus lembra o seu povo quando eles desejam agradá-Lo, mesmo em meio ao deserto (lutas) o povo seguia-O, mas agora Deus manifesta sua tristeza vendo seu povo se afastando Dele. Nessa noite vamos meditar no texto de Lucas 2:41-49 e aprender:

 

 

ALGUNS CUIDADOS PARA NÃO PERDERMOS JESUS.

 

1) CUIDADO COM O “COSTUME, A ROTINA” – Lucas 2:41-42

Subiram a Jerusalém conforme o costume Já fazia 12 anos que José e Maria conservavam o costume de ir para o Templo, mas chegou um tempo que eles perderam Jesus e nem perceberam. Quantos de nós já deixamos Jesus para traz e nem percebemos!!! Nessa noite, vamos examinar se Jesus ainda continua conosco.

 

PERGUNTA: Em sua opinião, como saber se a igreja, a célula e outras atividades espirituais viraram mera rotina para nós?

 

 

2) NÃO COMECE UMA NOVA JORNADA SEM JESUS - Lucas 2:43-44

caminharam o dia inteiro José e Maria caminharam o dia inteiro sem Jesus. Quantas vezes nós começamos uma viagem sem Jesus? Não são poucos que começam um ministério sem Jesus, um casamento sem Jesus, um projeto sem Jesus. E o triste é que assim como José e Maria, só percebemos a ausência de Jesus quando estamos no fim da viagem.

 

PERGUNTA: Você já começou alguma jornada em sua vida sem Jesus? Qual a lição que você aprendeu? Compartilhe com o grupo.

 

 

3) NÃO SE AFASTE DO TEMPLO – Lucas 2:45-46

depois de três dias acharam-no no Templo Quando José e Maria sentiram falta de Jesus, começaram a procurá-lo entre seus parentes e amigos, porém só o encontraram no Templo. Ainda hoje muitos cristãos priorizam mais ambientes envolvendo família e amigos do que o Templo. Família e amigos são presentes preciosos que Deus nos concede, mas como o próprio Jesus disse: não sabei que eu devia estar na casa de meu Pai?… (v.49) Faça como Ana (Lucas 2:37), não se afaste do templo por nada.

 

PERGUNTA: Leia Lucas 2:37 e peça para o grupo comentar o versículo.

 

 

CONCLUSÃO: José e Maria caminharam um dia inteiro sem Jesus, mas demoraram três dias para encontrá-Lo novamente. Não perca Jesus, não se afaste do Templo, não permita que o diabo use o medo, a crise, o coronavírus para esfriar sua fé em Jesus. Que nessa noite possamos trazer Jesus de volta para o centro de nossas vidas!!!

 

 

 

 

#################################################################################################

 

 

 

 

 

TEMA: VIVENDO MILAGRES EM TEMPOS DE CRISE

 

TEXTO: Gênesis 26.1-6;12-15

 

INTRODUÇÃO: Houve fome e seca na terra, maior da que houvera nos dias de Abraão. Esaú saiu para caçar e não encontrou nada porque era tempo de fome. Junto com a fome vem pobreza, miséria, destruição, guerras, desespero e morte. O ambiente era de escassez e luto. Era tempo de crise. Crise sempre existiu e sempre existirá. O segredo é como agir diante da crise! Isaque viveu milagres em tempos de crise. Sendo assim, o que temos que fazer para viver milagres em tempos de crise?

 

 

 1.      OUÇA A VOZ DE DEUS.

O povo estava abandonando suas casas e descendo ao Egito. Isaque resolveu ir junto. Porém o Senhor lhe disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser; habita nela, e serei contigo e te abençoarei. Isaque obedeceu e ficou. – Muitas pessoas perecem na crise por não ouvirem Deus. É mais fácil ouvir as pessoas do que a Deus! Então, como ouvir Deus? Aproximando-se dele (Jeremias 29.13; Provérbios 8.17; Jeremias 33.3, Salmo 119.105,130). O Senhor pode falar nos cultos, nas células, nos estudos bíblicos, contudo é preciso estar sensível à doce voz do Espírito Santo (Romanos 8.14).

 

 

2.      NÃO PARE DE SEMEAR (versos 12,13).

A primeira coisa na época de crise é parar de semear. Alguns até comem a semente temendo o risco de perdê-la. A pior coisa é parar de semear, de orar, de ler a Bíblia, de estar na casa de Deus, de ir à célula. Na hora da crise a fé faz toda diferença. Só semeia quem tem fé! Isaque semeou e no mesmo ano colheu cento por um, prosperou e ficou riquíssimo! Na crise é tempo de semear.

 

 

3.      PERSEVERE (versos 15-25).

Os filisteus ficaram com inveja da prosperidade de Isaque. Eles plantavam e não dava certo, vem um estrangeiro, planta e colhe 100 por um! Os filisteus haviam entulhado os poços abertos nos dias de Abraão. Agora Isaque precisou cavar três vezes até conseguir. Isaque não reclamou a Deus pela perseguição, mas perseverou porque cria nas promessas. Os que desistem, nunca serão campeões. Isaque perseverou e prosperou (Hebreus 10.36).

 

 

CONCLUSÃO: Isaque ouviu a vós de Deus, semeou e foi perseverante e no final ainda levantou um altar de adoração ao Senhor. Interessante que ele armou sua tenda perto do altar. Isaque prosperou em tempo de crise. Você também pode. Creia nisso!

  • Para Reflexão: Nesse tempo de crise, quais são as vozes que você tem ouvido? Você acredita que Deus pode fazê-lo viver milagres em tempos de crise?
  • Para Oração: Continue orando e pedindo a Deus que traga saúde física, emocional e espiritual para o tempo em que estamos vivendo.
  • Para Aplicação: O segredo para ouvir, semear e perseverar é tornar-se íntimo de Deus. Aproveite este tempo para aprofundar seu relacionamento com Ele.

 

 

 

 

 

#################################################################################################

 

 

 

 

 

TEMA: A UNÇÃO DE ALEGRIA

 

TEXTO: Hebreus 1:9

 

INTRODUÇÃO: As pessoas precisam receber a unção do óleo da alegria, porque muitas vivem debaixo de traumas. E o trauma freia a vida de uma pessoa, de um líder, de um casal e de uma família.

Quando você vir uma pessoa, um líder, um casal ou uma família freado, pode ter certeza que é por causa de um trauma. Tais pessoas precisam ter suas vidas mudadas por Deus para viverem uma vida em abundância, como a Palavra promete.

Se há uma pergunta chave para o Planeta neste tempo, é saber das pessoas se elas são felizes. Se você não é completamente feliz, o que está faltando? Você pode dizer: dinheiro. Mas quantas pessoas têm tanto dinheiro e, mesmo assim, vivem infelizes, em depressão, e outros até se suicidam?

Apesar de muitos pensarem que a solução para as suas vidas e para a cura dos traumas é o dinheiro, sabemos que isso não é verdade. O dinheiro não é solução.

No Brasil, apesar de ainda não sermos reconhecidos como uma Nação rica, somos felizes e temos nossas emoções bem ordenadas, pelo menos, se olharmos do ponto de vista das emoções dos europeus. Estes são ricos, detentores da história, do conhecimento, mas são infelizes; claro que não estamos generalizando.

Então, a pergunta chave é: O que faz uma pessoa, um casal, uma família ser feliz? Todos têm o direito de ser felizes. A verdadeira alegria está em Deus, na unção dEle derramada sobre sua vida. E é essa obra linda que Deus quer realizar no Seu povo. Acredite: Deus quer que você seja feliz, que seja possuído pela alegria do Senhor.

 

 

O ÓLEO DA ALEGRIA

Em Hebreus 1:9, diz que “o Senhor te ungiu muito mais do que todos os teus amigos e derramou sobre a tua cabeça o óleo da alegria”. Como a Bíblia é um livro de promessa, essa é uma promessa para a sua vida, a vida do casal e a vida da família.

É verdade que a Palavra contém inúmeras promessas para a nossa vida. Mas se essas promessas são verdadeiras, como usufruirmos a verdadeira alegria? Por que muitos cristãos vivem tristes, frustrados, traumatizados?

Para experimentarmos o óleo da alegria com o qual o Senhor quer nos ungir, é necessário que haja remoção de muitas situações, lembranças, mágoas, traumas. Tudo isso freia a vida e, às vezes, paralisa até à morte. Precisamos de cura na vida pessoal, na liderança, no casamento e na família.

Quando o casal é curado, por exemplo, na figura do sacerdote e da sacerdotisa, um ministra e anima ao outro; há cumplicidade. E ambos encorajam os filhos. Aí está a cura do casamento e da família. Deus quer remover todos os traumas que impedem a conquista e quer fazer de você um vencedor.

Deus quer entrar na mente da família para que a Sua glória invada toda a casa. É possível que a casa dos filhos de Deus seja a sede e a arca do avivamento, a base da profecia de Deus. A glória de Deus vai encher a sua casa por dentro e por fora. A blindagem do Altíssimo vai invadir a sua casa e a mente da família será sarada no poderoso Nome de Jesus.

 

 

POR QUE A MENTE DA FAMÍLIA AINDA NÃO FOI MUDADA?

A mente da família ainda não foi mudada por causa da ausência da glória de Deus na casa, porque está faltando a unção do óleo da alegria. Mas quando o óleo da alegria chegar à sua casa, então ela se tornará o recanto da paz. Todos que entrarem na sua casa não vão mais querer sair dela, porque a presença de Deus os atrairá.

Infelizmente, muitas casas têm mais de inferno que de céu. Mas quando a alegria do Senhor for derramada sobre a sua vida e sua família, então o céu virá para sua casa. Deus fará esse milagre. Só depende de você.

 

 

EVANGELHO, A GLÓRIA DE CRISTO

O Evangelho, a glória de Cristo, quando chega à vida de alguém, é sempre para transformar o dia, mudar a sorte, criar uma nova história. Então, considere que hoje pode ser o dia da sua mudança em todas as áreas. Talvez, você olhe para a sua vida e só veja guerra, esteja parado olhando para o dia mau, mas lembre-se de que a Bíblia diz que existe o dia difícil, o chamado dia mau, mas também está escrito no Salmo que o Senhor fez o dia para você se alegrar.

E o dia do Senhor na sua vida é hoje. Este é o dia em que o Senhor quer curar você como pessoa, como líder, como casal e como família. Ele quer curá-lo(a) de todos os traumas que prendem sua vida.

O Evangelho é a glória de Cristo. A Bíblia diz em Apocalipse que quando entrarmos no Céu, não haverá noite nem trevas, porque o Senhor é o Grande Sol que brilhará eternamente. É claro que sabemos que nos dias atuais, deparamo-nos com tantos traumas na vida das pessoas…

Jesus disse que as pessoas que são infelizes denunciam no olhar. Há tanta doença matando o homem. Há homens feridos por mulheres e mulheres feridas por homens. Tais feridas os fazem arrogantes e prepotentes, tanto homem quanto mulher, e fazem com que vivam matando um ao outro.

O casamento está a um passo da falência, porque os traumas do passado ainda estão vivos. Porém, o Senhor está dizendo hoje que Ele vai mudar sua sorte. O Evangelho da glória de Cristo entrou na sua casa, por isso ela será a manifestação do poder de Deus.

Todos os seus traumas podem ser apagados através da confissão e arrependimento com ministração específica. Você pode hoje fazer uma liberação no seu coração do trauma que seu pai, sua mãe, seus familiares e autoridades causaram e que tem sugado e roubado sua paz, alegria, prazer de viver.

Hoje é o basta de Deus. Ele mudará a sua sorte e restituirá a alegria da sua salvação. Somente Ele pode fazer isso, o Senhor dos senhores, Yeshua, o Messias. Hoje Yeshua toma a figura do Pai do Céu e cura os traumas para fazer de você a melhor pessoa do Planeta.

Receba a unção do óleo da alegria sobre sua vida, seu casamento, sua família.

Você pode ser feliz, você tem esse direito!

 

CONCLUSÃO: Nesse momento ore pelas pessoas fazendo unção com óleo.

 

 

 

 

 

 #########################################################################################

 

 

 

 

 

TEMA: SOMOS FRUTO DAS NOSSAS ESCOLHAS E RESULTADO DAS NOSSAS DECISÕES

 

TEXTO: Josué 24:15

 

INTRODUÇÃO: Desde o momento em que nos levantamos até o fim do dia, milhares de escolhas são feitas. A maioria das consequências da nossa vida é resultado de escolhas feitas  por nós mesmos! NUNCA ESQUEÇA: AS CIRCUNSTANCIA QUE NOS ENCONTRAMOS HOJE  SÃO UM REFLEXO DIRETO DAS ESCOLHAS QUE FIZEMOS ONTEM “Você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você.” By William Shakespeare

Existem coisas na nossa vida,  que não acontecem por escolha nossa. Na nossa vida Podemos escolher: A nossa profissão, a cidade onde vamos morar, a roupa que vamos usar, com quem vamos nos casar. É sobre as escolhas que fazemos em nossa vida que eu gostaria de ministrar em seu coração.

O texto que lemos como base nos mostra o grande general Josué confrontando o povo de Israel  acerca da maior escolha que o homem precisa fazer. Deus tira Israel do jugo de Faraó no Egito, levanta Moisés para esta missão, Moisés morre e Deus levanta seu sucessor Josué.

 

 

JOSUÉ, AGORA DESAFIA O POVO A UMA TOMADA DE POSIÇÃO.

 

I – Por que escolher? – “…escolhei…”.

1.    fomos criados por Deus com a capacidade de fazer escolhas e tomar decisões. Deus respeita nosso livre arbítrio.

2.    Escolhas espirituais são individuais. Ninguém pode fazê-las por você, mesmo, que seja o seu líder de célula, seu discipulador.

3.    Deus coloca diante de nós benção e maldição, vida ou morte, mas Deus não decide por nós. Dt 30.19-20 – “O céu e a terra tomo hoje por testemunha contra ti, de que te pus diante de ti a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência…”.

 

 

II – Quando escolher? – “…escolhei hoje…”.

1.    A escolha tem que ser feita com urgência – “…hoje…”. Porque assim o Espírito Santo ordena: “Hoje se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações” Hb 4.7b. A escolha tem que ser feita hoje, porque o amanhã poderá ser tarde demais.

 

 

III – Há um propósito na escolha – “…a quem deveis servir…”.

Assim como é impossível seguir em duas direções opostas ao mesmo tempo, de igual modo é impossível servir a dois senhores.

Mt 6.24 – “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e as riquezas (mamon)”.

 

 

IV – Uma escolha acertada

Josué fez escolha acertada, quando,  confrontou o povo de Israel, o povo estava em cima do muro, o coração do povo estava dividido “CORAÇÃO DIVIDO NÃO TEM DONO”  Josué escolheu servir ao Senhor – Js 24.25 – “…eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Hoje é o dia em que o nosso Deus preparou para você. Escolha fazer uma aliança com Jesus e receber a salvação, a vida eterna.

 

 

CONCLUSÃO: Muitas vezes é necessário coragem para escolher a melhor parte. Neste momento somos desafiados a rever nossos valores e posicionamentos. Somos desafiados a escolher a melhor parte. Ouça Jesus te dizendo: “uma cousa só te é necessário”. Faça hoje a sua opção por Jesus.

 

 

 

 

#################################################################################################

 

 

 

 

 

TEMA: O CEGO QUE ENXERGAVA

 

TEXTO: Marcos 10:46-52

 

INTRODUÇÃO: A GRAÇA DE DEUS EM CRISTO JESUS ESTÁ DISPONÍVEL PARA TODAS AS PESSOAS. O pior cego é aquele que ver mas não enxerga, vamos aprender com a  vida do cego Bartimeu como alcançar a graça de Deus.

A manifestação da graça de Deus depende de certas CONDIÇÕES:

 

 

1.  QUE O HOMEM RECONHEÇA SUAS VERDADEIRAS NECESSIDADES

Naquela época do ano, todos os judeus maiores de 12 anos de idade que moravam num raio de 25 km de Jerusalém eram obrigados a ir ao templo para celebrar a Páscoa.

Bartimeu se instalou estrategicamente no caminho dos viajantes para lhes pedir esmolas, mas, quando Cristo lhe perguntou: “O que você quer que eu lhe faça?”, ele teve uma visão apurada de seu real problema e pediu: “Mestre, eu quero ver!”.

Ele vivia de esmolas porque era cego, não porque gostasse de ser um pedinte, por isso pediu para Jesus “eu quero ver”, mesmo sabendo que isso iria modificar completamente seu modo de vida. Nunca mais iria pedir esmolas, porque já não seria mais cego. Mas era isso mesmo que ele queria, uma completa mudança de vida. Uma cura para a causa de seus problemas.

Muitas pessoas estão pedindo “esmolas” para Jesus, mas não querem realmente que Ele mexa na raiz dos seus problemas, pois isto poderia mudar seus modos de vida. Muitos querem alívio para as consequências dos seus pecados, mas não querem realmente deixar o pecado.

Se alguém não sabe quais são suas verdadeiras necessidades precisa, então, pedir que Jesus as faça ver.

 

 

2.  QUE O HOMEM CREIA EM JESUS DE TODO O SEU CORAÇÃO E DECLARE SUA FÉ COM SEUS LÁBIOS

A expressão “Filho de Davi” era um título messiânico. Todos os judeus o sabiam.

Bartimeu era cego, mas podia “ver” que Jesus não era um qualquer. Ao chamar Jesus assim, Bartimeu estava dizendo: “Eu creio que Jesus é o messias prometido de Deus”.

Ele poderia até ser apedrejado por isso, mas não se intimidou, não se acovardou, não se calou diante de uma multidão. Ele creu em seu coração e com seus lábios declarou sua fé publicamente.

 

 

3.  QUE O HOMEM INVOQUE O NOME DE JESUS E CLAME POR SUA SALVAÇÃO

Misericórdia é a junção de duas palavras: miséris + cordia (miséria + coração). Numa linguagem bem livre, podemos dizer que misericórdia significa: Olhar as misérias do outro com os olhos do coração.

Esta frase tão curta, “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim”, revela o quanto Bartimeu podia enxergar:

– Bartimeu reconhece sua situação miserável.

– Bartimeu crê em Jesus e faz sua pública declaração de fé.

– Bartimeu invoca o nome de Jesus.

– Bartimeu clama por sua salvação.

 

CONCLUSÃO: A graça de Deus em Cristo Jesus está disponível para todas as pessoas, mas sua manifestação depende do homem reconhecer sua verdadeira condição e necessidades, crer de todo o coração que Jesus é o messias prometido de Deus, fazer sua pública declaração de fé, invocar o nome de Jesus e clamar por sua salvação.

 

 

 

 

##################################################################################################

 

 

 

 

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo