Fortaleza -

TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE NOVEMBRO 2020

 

“A maior habilidade de um líder

é desenvolver habilidades extraordinárias

em pessoas comuns.”

 

Abraham Lincoln

 

 

 

 

 

 

 

 

TEMA: BEM-AVENTURADOS OS QUE ORAM

 

TEXTO: Lucas 11:1

 

QUEBRA GELO: Em sua opinião, qual a maior benção que recebemos quando oramos?

 

INTRODUÇÃO: Há uma frase que diz: “Nenhum homem é maior do que sua vida de oração. ” De fato, a oração é o combustível do cristão, é o meio que o cristão tem para se relacionar com Deus. É claro que a motivação principal do nosso coração em buscar a Deus, não pode ser apenas pelos benefícios recebidos, mas sim o prazer de estar em constante comunhão com o nosso Pai e Criador. No texto lido, um dos discípulos pediu para Jesus: …ensina-nos a orar… Ele sabia que este foi o grande segredo da vida e ministério de Jesus; “uma vida de oração”. Sem dúvida, há grandes bênçãos para aqueles que assumem uma vida de oração, nesta noite vamos aprender juntos:

 

 

04 BENEFÍCIOS DE UMA VIDA DE ORAÇÃO.

 

 

1º Benefício – QUEM ORA MAIS CANSA MENOS. Mateus 11:28-30

Ninguém jamais trabalhou como Jesus, ainda assim Ele dizia: vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei… Jesus tinha muita disposição porque vivia em constante comunhão com o Pai. Assim também é com o cristão, quem ora mais tem mais disposição, o cristão que não ora está parado ou andando empurrado.

 

PERGUNTA: Comente sobre a importância da oração na vida de um cristão?

 

 

2º Benefício – QUEM ORA TEM MAIS FORÇA PARA VENCER AS DIFICULDADES. Isaías 40:29-31

Há uma frase que diz: “Quem se ajoelha diante de DEUS, não se curva diante de nenhuma dificuldade.” O texto lido diz que os que esperam no Senhor renovam as suas forças. A regra é simples, quanto mais dificuldades, mais temos que intensificar nossas orações.

 

PERGUNTA: Compartilhe com o grupo, um momento difícil em sua vida, em que você venceu com oração?

 

3º Benefício – QUEM ORA PRODUZ MAIS. Eclesiastes 10:10 – João 15:4-5

Eis uma verdade que o diabo não quer que o cristão saiba; Cristão que ora mais, produz com mais facilidade e eficiência. O nosso machado da oração precisa estar sempre afiado, precisamos estar sempre ligados em Jesus através da oração, assim seremos muito mais produtivos.

 

PERGUNTA: Em sua opinião, qual o maior inimigo da oração?

 

 

4º Benefício – QUEM ORA MANIFESTA MAIS O FRUTO DO ESPÍRITO EM SUA VIDA. Gálatas 5:22,23

Quanto mais perto de Deus nós estamos, mais manifestamos o fruto do Espírito em nossas vidas, e o melhor meio que o cristão tem para se aproximar de Deus é cultivando uma vida de oração.

 

PERGUNTA: Você acha que os cristãos de hoje têm manifestado o fruto do Espírito em suas vidas? (Leia novamente Gálatas 5:22-23)

 

 

CONCLUSÃO: Bem-aventurados os que oram! nossa vida de oração tem que crescer tanto em extensão como em intensidade, só assim poderemos desfrutar da comunhão com o Pai e nos beneficiar do poder da oração. Decida nesta noite se tornar um homem, uma mulher de oração, e com toda certeza sua vida vai mudar radicalmente!!!

 

 

 

 

###############################################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: “DEUS PROCURA OS DISPONÍVEIS NÃO OS CAPACITADOS”

 

TEXTO: Lucas 14:16-27

 

QUEBRA-GELO: Em sua opinião, o que é estar disponível para Deus?

 

INTRODUÇÃO: A vida é feita de escolhas e todas as vezes que escolhemos algo, sem perceber, estamos abrindo mão de outras opções, pois não podemos fazer tudo ao mesmo tempo. Quando o assunto é Reino de Deus, precisamos aprender que não somos escolhidos por Deus de acordo com nossa capacidade e sim disponibilidade. Em outra parábola, ensinando sobre o Reino de Deus, Jesus disse que muitos são chamados, mas poucos escolhidos. (Mateus 22:14) Creio que isso acontece, não porque Deus faz acepção de pessoas, mas sim porque muitos estão sempre ocupados para aceitarem o chamado de Deus. Foi o aconteceu na parábola que lemos como base para esse estudo. Nessa noite, vamos aprender juntos:

 

 

TRÊS COISAS ESSÊNCIAS PARA TRABALHARMOS NO REINO DE DEUS.

 

1) PRECISAMOS ESTAR DISPONÍVEIS A DEUS - Lucas 10:2 – Lucas 14:18

Jesus disse que a seara é grande mais são poucos os trabalhadores. Essa é uma grande realidade em nossos dias, quando muitos cristãos poderiam estar servindo o Reino, mas alegam não estarem disponíveis para Deus por conta do trabalho, negócios, famílias etc… Na parábola que nós lemos, Jesus deixou claro que tudo isso se torna desculpas quando usado para recusar o convite do Rei para se envolver com o Reino. É muito triste, mas existem muitos cristãos que receberam dons e talentos de Deus, mas acabam enterrando porque o uso desses dons no Reino exige renuncias de lazer e certos prazeres terrenos.

 

PERGUNTA: Em sua opinião, o que mais rouba nosso tempo, deixando-nos indisponíveis para Deus?

 

 

2) ESTAR DISPONÍVEIS PARA DEUS QUANDO ELE QUISER. Mateus 21:28-31

Muitos cristãos acham que estar disponíveis para Deus é apenas orar, ler a Bíblia e ir à Igreja. Isso tudo é essencial na vida cristã, mas não nos torna disponíveis para o Reino. Quantos cristãos estão dentro das igrejas locais a anos, e quando são convidados para trabalhar para o Reino, dizem que vão, mas nunca vão. São iguaizinhos o filho da parábola que lemos. Os disponíveis que Deus procura, são aqueles que dizem; “Eis me aqui”, quando são chamados por Deus.

 

PERGUNTA: Em sua opinião, qual a maior dificuldade que temos em nos comprometer com a obra de Deus?

 

 

3) ESTAR DISPOSTO A ASSUMIR UM COMPROMISSO - Lucas 14:33 – Apocalipse 3:1-2

Talvez este seja um dos maiores motivos pelo qual temos tão poucos cristãos interessados em trabalhar para o Reino. Assumir um compromisso!!! De fato, o texto deixa claro que se quisermos seguir os passos de Jesus precisamos renunciar a tudo quanto temos. Muitos cristãos até sentem vontade de trabalhar para o Reino, mas quando são passados os critérios e responsabilidades acabam recuando. Precisamos entender que Deus é um Deus de excelência e compromisso, daí D’Ele exigir para sua Obra pessoas dispostas a assumir excelência e compromisso.

 

PERGUNTA: Comente com suas palavras uma qualidade de um cristão compromissado com o Reino de Deus?

 

 

CONCLUSÃO: Deus procura os disponíveis e não os capacitados. Verdadeiramente é um grande privilégio ser usado por Deus em Sua obra, mas há um privilégio ainda maior do que ser usado por Deus que é ser aprovado por Ele. Somente cristãos disponíveis e compromissados podem alegrar o coração do Rei Jesus. Que nesta noite Deus possa nos levantar como filhas e filhos compromissados com o Seu Reino.

 

 

 

 

 ####################################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: PROVADOS e APROVADOS

 

TEXTO: Isaías 43:1-2 – João 16:33

 

QUEBRA-GELO: Você já enfrentou alguma situação muito difícil, mas que te trouxe grande aprendizado?

 

INTRODUÇÃO: Todos nós gostaríamos de uma vida tranquila, sem grandes problemas, sem provações, mas ao decorrer da vida aprendemos que é impossível ter uma vida sem aflições. Mesmo caminhando com Jesus ao nosso lado, não estamos isentos das provações e aflições da vida. É claro que caminhando com Jesus ao nosso lado, temos a garantida de conforto e vitória. A Bíblia nos ensina que muitas lutas e adversidades que passamos em nossas vidas, são provações que Deus permite para nos moldar. Quando Deus nos permite passar por uma prova e para nos aprovar e não reprovar. O texto lido de Isaías nos ensina algumas coisas que devemos sempre lembrar quando passarmos por um período de grandes lutas.

 

 

O QUE DEVEMOS LEMBRAR QUANDO PASSAMOS POR PROVAS:

 

1) AS PROVAS NÃO SÃO PARA NOS DERRUBAR, MAS PARA NOS EDIFICAR - Isaías 43:2 – 2 Coríntios 4:17

Já aprendemos que todos vamos passar por lutas e provações, a questão agora é como permanecer firmes (em pé) depois que as lutas passarem. A Bíblia nos ensina que podemos ser mais que vencedores em todas as coisas (Rm 8:37), mas para isso precisamos confiar em Deus e canalizar as provações para desenvolver nossa fé e crescermos em todas as áreas.

 

PERGUNTA: EM SUA OPINIÃO, COMO PODEMOS PERMANECER FIRMES NAS PROVAÇÕES DA VIDA?

 

 

2) DEUS SEMPRE ESTARÁ CONOSCO, MESMO NA HORA DA PROVAÇÃO - Mateus 28:20 – Salmos 91:15            

Deus prometeu que estaria conosco em toda e qualquer situação. Nossa segurança não é a ausência dos problemas e sim a presença de Jesus conosco em meio as dificuldades. Nunca estaremos sozinhos, mesmo em meio as maiores tempestades, Deus sempre estará conosco. Talvez você esteja passando por uma provação muito severa. Creia, Deus está te preparando para uma grande vitória.

 

PERGUNTA: Em sua opinião, porque precisamos passar por provações?

 

 

3) DEUS SEMPRE PROTEGERÁ E LIVRARÁ VOCÊ DO MAL - Isaías 41:10 – Salmos 34:19

O Senhor nos promete que ainda que passemos pela prova mais difícil, nada nos fará dano algum. Ainda que passemos pelas piores situações possíveis, Deus nos promete cuidado e proteção. Quando andamos alinhado com a vontade do Pai, podemos sentir Seu cuidado e proteção mesmo nos momentos mais difíceis.

 

PERGUNTA: Alguém já teve a experiência de sentir o cuidado e amor de Deus em meio a uma grande prova? Compartilhe para o grupo.

 

 

CONCLUSÃO: Neste mundo você enfrentará muitos problemas, alguns maiores outros menores, mas é você que decide se passará essas “provas de fogo” sozinho ou com Deus ao teu lado. Quer sair das lutas da vida como um vencedor? Então entregue sua vida a Jesus e faça o que Ele ensina. Obedeça a Ele em todos os momentos de sua vida, e você se tornará um grande vencedor!!!

 

 

 

 

##############################################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: DESPERTAR PARA UM GRANDE AVIVAMENTO

 

TEXTO: Romanos 13.11-12

 

QUEBRA GELO: Você usa despertador para acordar?

 

INTRODUÇÃO: O relógio de Deus não para, e a cada tic tac o Espírito Santo testifica no coração de seus filhos: “é hora de despertar”!  O apóstolo Paulo há quase dois mil anos já alertou os irmãos de Roma para despertarem. Você consegue imaginar como ele agiria se estivesse nos dias de hoje? Muitos se desviando da fé, o planeta em caos, as ameaças e rumores de guerras, as pandemias, etc. Porém, somos um povo seguro e feliz, mesmo em meio ao caos. Todavia, precisamos ficar alertas a esses sinais e nos despertar para um grande avivamento.

 

 

01 – É HORA DE DESPERTAR – 2Pe 3.9-10

 

O despertador de Deus está soando por todos os lados ao nosso redor. Jesus virá como um ladrão de noite. O apóstolo Paulo disse: “Pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa” (1Ts 5.2-4). O Senhor quer salvar o máximo de almas possível (1Tm 2.4). Portanto, tudo indica que nestes últimos dias virá uma grande onda de avivamento em todo o planeta, para que as almas perdidas sejam despertadas e salvas.

 

 

02 – DESPERTAI PARA OS SALVOS – At 2.1-4 – At 1.8

 

Avivamento é o ato de se avivar, ou seja, de se tornar mais vivo, mais ativo, mais intenso, despertado e nítido. Após a descida do Espírito Santo em Atos dos apóstolos vemos uma Igreja despertada por grande avivamento no dia de Pentecostes. A Igreja avivada crescia a cada dia com grandes manifestações do poder de Deus (At 2.42-47). Normalmente quem está dormindo está vivo, mas, inativo. O apelo de nossos dias, diante dos sinais que vemos é: “despertai!” Despertai para a obra gloriosa da propagação do evangelho. Só salva o perdido aquele que já está salvo. Salvar as almas perdidas é o principal propósito da Igreja de Cristo na terra. A hora avança e a noite vem (Jo 9.4), e, é hora de despertar e abrir o coração para um grande avivamento.

 

 

03 – DESPERTAI PARA OS PERDIDOS – Lc 12.17-21 – Is 59.2

 

Se morrer hoje onde você passará a sua eternidade? O arrependimento é uma das principais características do avivamento. O avivamento traz consigo o temor de Deus, o pecado é odiado e abandonado, e a Palavra de Deus é amada, desejada e exaltada. O avivamento genuíno gera um desejo ardente de buscar a Deus, independente das circunstâncias. “Já é hora de vos despertardes do sono; porque a salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos” (Rm 13.11). É hora de despertar para um grande avivamento a acordar as almas perdidas.

 

 

CONCLUSÃO: O relógio de Deus não para e os sinais estão gritando para um “despertar”. É hora de buscar santidade, intimidade e poder do Espírito Santo para realizar a grande obra que Ele tem para nós. Tudo passa, não deixe passar esta oportunidade de encher-se do Espírito nestes últimos dias e cumprir o seu propósito. A Igreja avança vitoriosamente e, felizes são aqueles que fazem parte desta história. É tempo de despertar para um grande avivamento.

 

 

 

 

##############################################################################################################################

 

 

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo