Fortaleza -

TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE DEZEMBRO 2020

 

Um bom líder é aquele que pode dizer:

“Pode me copiar, pois eu estou copiando a Cristo”.

 

 

 

 

 

 

 

 

TEMA: SERVIR A CRISTO: UM JUGO OU UM PRIVILÉGIO?  

 

TEXTO: Gênesis 29:20

 

QUEBRA-GELO: Você já se sentiu cobrado em excesso?

 

INTRODUÇÃO: Não são poucos os cristãos que acham que servir a Jesus e ser fiel a Ele é muito difícil, na verdade muitos acham isso um peso enorme, um verdadeiro jugo. No texto lido como base, lemos que Jacó serviu a seu sogro sete anos para poder casar com Raquel, a mulher que ele amava. Mas que esses anos lhe pareceram poucos dias pelo muito que a amava. É muito triste ler na própria Palavra de Deus alguém servindo uma pessoa com tanta alegria, pelo prazer de receber a mulher que amava, enquanto muitos servem a Cristo, Aquele que nos deu a vida como uma obrigação. Nessa noite vamos aprender juntos:

 

 

3 MOTIVOS PELOS QUAIS AS PESSOAS ACHAM DIFÍCIL SERVIR A JESUS

 

 

1º MOTIVO – Acham que Deus exige demais. - I João 5:3

Muitos acham que aquilo que a Bíblia apresenta como pedidos de Deus, são exigências demais, muita pressão. Gênesis 29:20 diz que para Jacó os sete anos pareceram poucos dias pelo muito que amava a Raquel. Na verdade, achamos penosos os mandamentos de Deus, porque talvez ainda O amamos muito pouco (João14:21)

 

PERGUNTA: Em sua opinião, o que leva as pessoas acharem que os mandamentos de Deus são difíceis?

 

 

2º MOTIVO – Perdem de vista o objetivo e a recompensa da fé. 1 Pedro 1:8-9

O objetivo de Jacó era se casar com Raquel, e durante os sete anos ele não perdeu isso de vista. Seu propósito não era trabalhar para o tio. No texto lido como base, lemos que o fim objetivo da nossa fé, é a nossa salvação.

O nosso objetivo não é cumprir mandamentos, é conhecer e prosseguir conhecendo Aquele que nos amou, salvou e nos deu o privilégio de sermos filhos de Deus, além da garantia da salvação.

 

PERGUNTA: Em sua opinião, além da salvação, qual outro objetivo da vida cristã?

 

 

3º MOTIVO – Esquecem daquilo que Deus já fez. Salmos 78:10-11 – Salmos 106:8-13

Um dos grandes problemas da humanidade se chama ingratidão. Esse mal atinge também cristãos que se esquecem muito fácil das bênçãos doadas pelo nosso Pai e Criador. Não somos dignos do Amor de Deus e muito menos da dádiva chamada salvação que Jesus conquistou por nós na Cruz. Mas infelizmente a ingratidão faz com que muitos cristãos sirvam a Cristo por interesse ou medo da condenação e não por amor, gratidão e alegria pelo que Ele já fez e continua fazendo. 

 

PERGUNTA: Comente uma virtude na vida de um cristão que serve a Cristo com amor?

 

 

CONCLUSÃO: Deus Pai não achou que era pesado demais enviar Jesus para morrer por nós, devido ao seu grande amor pela humanidade. Jesus não achou pesado demais deixar a Sua Glória e vir morrer pelos nossos pecados. E você, acha difícil demais, exigência demais o que Deus te pede? Servir a Cristo, é um julgo ou um privilégio para você? Que possamos buscar cada dia mais, um coração grato e cheio de amor e satisfação em servir o nosso Cristo!!!

 

 

 

 

##############################################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: TRÊS VERDADES SOBRE A TENTAÇÃO.  

 

TEXTO: 2 Pedro 2:6-9

 

QUEBRA-GELO: Em sua opinião, o que é tentação?

 

INTRODUÇÃO: Todos os dias somos tentados a fazer coisas que não são corretas. Jesus na oração do Pai Nosso nos ensinou a orar: “Não nos deixes cair em tentação” (Mateus 6:13). Assim como nós, Jesus também foi tentado em tudo, mas resistiu. Ele nunca caiu em tentação. Sempre seremos tentados, por isso temos que aprender a resistir às tentações sem “cair”. A tentação vem sempre antes do pecado, por isso é importante sabermos que no momento em que somos tentados, ainda não pecamos, por isso precisamos aprender a resistir às tentações para não pecarmos, pois o pecado nos afasta de Deus. O texto lido nos mostra que Ló afligia todos os dias sua alma justa, resistindo às tentações. Nesta noite vamos aprender juntos:

 

 

TRÊS VERDADES SOBRE A TENTAÇÃO:

 

1ª VERDADE: A tentação não vem de Deus - Tiago 1:13-15

O texto diz que …Deus não pode ser tentado pelo mal… e a ninguém tenta… Se a tentação não vem de Deus, então por quem somos tentados? O diabo é quem nos tenta (Mt 4:1). Ele usa como ferramenta a cobiça que há no interior do homem. Segundo o texto lido, tentação é um processo que envolve três estágios: Cobiça, pecado e morte.

 

PERGUNTA: Em sua opinião, como resistir às tentações?

 

 

2ª VERDADE: Não somos tentados acima do que podemos resistir. 1Coríntios 10:13

Muitos dizem: “Não pude resistir, a tentação foi mais forte do que eu”. Isto não é verdade, sempre podemos resistir às tentações. No texto lido, Deus nos ensina que Ele não permitirá que sejamos tentados acima daquilo que podemos suportar, Ele sempre dará um escape para que possamos resistir. Você pode resistir às tentações, basta querer e confiar em Deus, e com certeza Ele te sustentará em qualquer situação.

 

PERGUNTA: Em sua opinião, porque Deus permite que sejamos tentados pelo diabo?

 

 

3ª VERDADE: Deus sempre vai livrar os piedosos de cair em tentação – 2 Pedro 2:9

Quando Deus vê uma pessoa realmente lutando contra a tentação, Ele sempre vai livra-lo de cair. Deus via que Ló …afligia todos os dias a sua alma justa… Ou seja, ele não queria se envolver com a injustiça daquele povo. Precisamos resistir às tentações e ao pecado até o sangue (Hb 12:4). Jesus nos prometeu que estaria conosco todos os dias e jamais nos abandonaria.

 

PERGUNTA: Em sua opinião, qual é a área que somos mais tentados?

 

 

CONCLUSÃO: Nesta noite aprendemos três verdades sobre a tentação. Que a cada dia possamos resistir firmemente ao diabo, não dando espaço para ele agir em nossas vidas. Vamos colocar em pratica o que aprendermos nesta noite, e pedir para o Espirito Santos nos ajudar a jamais cairmos em tentação, lembre-se, o Senhor jamais te desamparará!!!!

 

 

 

 

##############################################################################################################################

 

 

 

 

 

TEMA: ROMPENDO LIMITES

 

TEXTO: Jeremias 12:5

 

QUEBRA-GELO: Você já ganhou alguma medalha ou troféu? Já superou algum desafio?

 

INTRODUÇÃO: O que Deus queria dizer ao profeta? Que devemos rever nossos limites. Jeremias estava olhando para baixo, comparando-se a pessoas que viviam no mesmo nível que ele. Seria como dizer: “você está nivelando-se por baixo”. Não tinha lógica reclamar de competir com pessoas que estavam a pé, como ele, quando na verdade Deus o capacitaria para competir com pessoas que estavam a cavalo! É Deus quem o ajudaria para isso! Jamais podemos limitar Deus ao nosso limite. Deus deseja ver você rompendo limites e para isso precisas crer que os limites de Deus estão bem acima dos nossos. Para romper limites é preciso saber que:

 

 

01 – QUEM SE ABATE COM PEQUENOS PROBLEMAS NÃO SUPERARÁ OS GRANDES DESAFIOS – Hb 11.6

Deus não faz acepção de pessoas, mas faz acepção de fé. No reino o que diferencia os vencedores dos perdedores é a fé no Deus que tudo pode. Nada é impossível ao nosso Deus (Lc 1.37); Abraão, o pai da fé, cria que Deus podia até mesmo trazer à existência o que não existia para realizar sua promessa (Rm 4.17).

Problemas sempre existirão, o que faz a diferença é confiar naquele que é capaz de todas as coisas e que está a todo momento pronto a nos ajudar. Você é filho de Deus, portanto não coloque molduras caras em quadros feios, ou seja: não valorize os problemas, mas Aquele que pode lhe socorrer diante deles.

 

 

02 – QUEM NÃO ROMPE EM TEMPO DE PAZ COMO ROMPERÁ NAS ADVERSIDADES? – Jr 12.5 b

Estudos apontam que às margens do Jordão cresciam arbustos de folhagens muito densa e relativamente baixos. Ali viviam leões que podiam circular sem serem vistos por uma pessoa que andava pela floresta. Imagine o perigo para as pessoas que se aventuravam a caminhar por entre as árvores? Poderiam ser atacadas por leões sem terem menor chance de defesa. Novamente Deus propõe a Jeremias uma situação bem mais complicada do que a que ele estava acostumado. “Se em terra de paz você não se sente seguro, como você vai fazer na floresta do Jordão?” Deus queria dizer que Jeremias deveria andar em confiança. Não sabemos como ficarão as coisas após a pandemia, mas sabemos que aquele que controla tudo está no controle de nossas vidas (Sl 37.5). Pela fé vamos romper sem temer.

 

 

03 – DEUS TEM SEMPRE ALGO BEM ALÉM DA NOSSA IMAGINAÇÃO – Ef 3.20

Não há limites para o que Deus pode realizar. Você não tem ideia do que Deus pode fazer em você, por você e com você! Você nasceu para vencer! Você precisa crer que vai romper em várias áreas da sua vida, mas para isso precisa buscar mais intimidade com o Senhor (Is 55.6), encher-se do Espírito Santo (Ef 5.18), e como filho de Deus, ser guiado por Ele em todos os seus caminhos (Rm 8.14). Deus quer te surpreender, acredite.

 

 

CONCLUSÃO – Mesmo que falem coisas negativas aos seus ouvidos, filtre tudo na Palavra de Deus e confesse vitória. Declare que em Cristo Jesus você é mais que vencedor (Rm 8.37). Não se abata com pequenos problemas, procure romper hoje para romper ainda mais amanhã. Deus tem sempre algo além da nossa imaginação. Vamos em frente, você nasceu para vencer. Não deixe que as circunstâncias lhe imponham limites. Com a bênção de Deus você viverá rompendo limites.

 

 

 

 

###############################################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: RECEBENDO UM NOVO CORAÇÃO

 

TEXTO: Ezequiel 36:26

 

INTRODUÇÃO: Deus falou através do profeta Jeremias que faria uma Nova Aliança com Seu povo, não mais escrita em tábuas de pedra, mas impressa no coração humano (Jr 31:33, 2Co 3:3). Este é o tempo em que o Senhor quer selar esta profecia em sua vida. O homem sem Deus se corrompe, a cada dia, pois é influenciado pelo meio em que vive e pelos relacionamentos que tem, mas aquele que se aproxima do Senhor, buscando intimidade e se deixa guiar por Ele, desfrutará de uma nova vida que renovará a cada manhã – Uma Nova Aliança.

Hoje, vivemos um novo tempo, o tempo da Graça de Deus. Jesus é o Mediador entre Deus e o homem (Hb 12:24), e o seu sangue é o sinal desta Nova Aliança (Mt. 26:28; 1Tm 2:5). Todo aquele que aceita Jesus como Senhor e Salvador, receberá um coração renovado e assim tornar-se-á participante desta aliança. O caminhar com Jesus leva o homem à restauração. Só Jesus pode operar o milagre da renovação de corações. Quando falamos em coração renovado, não nos referimos ao órgão do corpo humano, mas sim à alma, sede das emoções, dos sentimentos, pensamentos e vontade. Jesus quer que o seu coração seja curado, sem culpas, traumas, dores, ressentimentos, mágoas e tristeza. Ele deseja te dar um novo coração, ou seja, uma alma livre.

 

 

CARACTERÍSTICAS DE UM NOVO CORAÇÃO:

 

 

1. UM CORAÇÃO RENOVADO E QUEBRANTADO

Toda pessoa orgulhosa tem um coração duro. A Bíblia diz que Deus resiste ao soberbo (Tg. 4:6), mas não rejeita um coração contrito (Sl.51:17). O quebrantamento demonstra rendição, dependência total do Senhor. Não se trata de lamento ou choro, mas de uma entrega, sem reservas ao Senhorio de Jesus. Um coração quebrantado atrai a atenção de Deus, e as mudanças virão a partir disso.

 

 

2. UM CORAÇÃO RENOVADO E CURADO

Para ter uma aliança com Deus, todas as áreas da vida deverão estar abertas para receber a cura. Ser curado na alma é ser livre e resolvido nas emoções. É saber que sua vida está nas mãos de Deus e tudo concorrerá para o seu bem. Um momento de aflição pode acontecer, mas aquele que tem um coração renovado logo recebe a Paz, e não vive mais sob o jugo da ansiedade, porque crê no cuidado do Senhor (Fp 4:6; 1Pe 5:7).

Na vida, ocorrem situações que ferem a alma, e geralmente as feridas são causadas pelas pessoas mais queridas: pais, maridos, esposas, filhos, irmãos, noivos, discípulos e amigos. A tendência humana é alimentar estas feridas, mas quem tem um coração renovado é benigno, compassivo e perdoador (Ef.4:32). Uma alma curada é livre do ódio, pois nela habita o perdão. Não fique paralisado, nem dê vazão às emoções geradas pela situação desagradável. Tome posse do perdão!

 

 

3. UM CORAÇÃO RENOVADO E CONSOLIDADO

A dúvida persegue o homem desde o Gênesis, quando a serpente lançou o seu veneno no coração de Eva. O diabo não mudou sua estratégia, ele permanece gerando situações e usando pessoas para ferir seu coração. O objetivo dele é semear a incredulidade, a dúvida e a desconfiança, trazendo desmotivação e quebrando relacionamentos. Porém, uma alma consolidada não fica enganada. O discípulo consolidado é firme, decidido e não se deixa levar por aparência, nem pelas astutas ciladas do diabo. Ele não empresta o seu ouvido à maledicência, nem entra em contendas, antes tem prazer em conversas saudáveis.

 

 

CONCLUSÃO: Este é o tempo de abrirmos todos os compartimentos do nosso coração para Jesus. Nada

pode ficar escondido, ou camuflado. Ore ao Senhor: “Eu abro o meu coração e desejo que ele seja renovado por Ti. Arranca Senhor, tudo que impede o meu caminhar contigo, eu quero ter uma alma quebrantada, curada e consolidada. Ajuda-me Deus, a ser um vencedor. Amém”.

 

 

 

###############################################################################################################################

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo