Fortaleza -

TEMAS DAS CÉLULAS – MÊS DE JANEIRO 2021

 

 

 

 

“O servo só é um servo se ele continuar a agir como servo

quando outros o tratam como um servo.”

Pr. Abe Huber

 

 

 

 

 

 

TEMA: A IMPORTÂNCIA DO BATISMO

 

TEXTO: Atos 8.12-13 – Atos 2.38 – Romanos 6.2-8

 

INTRODUÇÃO: O que é o batismo? O batismo é um sinal visível de uma graça invisível. É uma ação de fé e aceitação. É a confirmação de uma aliança com Cristo. No batismo podemos ter duas certidões: a de óbito para o pecado e a de nascimento para a vida eterna. Jesus morreu e ressuscitou e simbolicamente no batismo nós também morremos e ressuscitamos com Cristo. Jesus é o nosso maior exemplo e depois de adulto, antes de iniciar seu ministério, Ele foi batizado nas águas. Se Jesus que era Jesus se batizou, imagine nós?  Não deixe para depois, é hora de despertar para o batismo, porque:

 

 

1 – É UMA CONFISSÃO PÚBLICA DE FÉ – Rm 10.9-10

 

Para ser salvo precisamos crer e receber Jesus Cristo como único Senhor e Salvador, arrepender-se dos pecados e confessá-lo publicamente num ato de fé (Rm 10.9-10). A Bíblia diz: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mt 10.32-33). No batismo você está dizendo diante dos anjos e dos homens que crê em Jesus como seu único Senhor e Salvador. Você já fez a sua confissão pública de fé?

 

 

2 – É UM ATO IMEDIATO DOS SALVOS COM MUITA ALEGRIA – At 16.27-34

 

A Bíblia relata na conversão do carcereiro que ele e os seus, na mesma noite, foram todos batizados. Com isso houve uma grande manifestação de alegria (At 16.33-34). A Bíblia também registra a conversão de um eunuco, alto oficial da rainha dos etíopes, evangelizado por Filipe, que ainda em viagem o abordou e disse: “Eis aqui a água; que impede que seja eu batizado? Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração” (At 8.26-39). “Então, mandou parar o carro e ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco” (At 8.38). Após ser batizado, o eunuco seguiu o seu caminho “cheio de Júbilo” (At 8.39). Geralmente o batismo após a conversão é seguido de muita alegria nos céus e na terra (Lc 15.10).

 

 

3 – O BATISMO É UMA ORDEM DE JESUS – Mt 28.19; Mc 16.15-16

 

O batismo não é apenas uma opção, mas uma ordem direta de Jesus! Jesus mandou fazer discípulos e batizá-los. Você ama a Jesus? Você obedece a Jesus? A Bíblia diz: “Aquele que me ama obedece aos meus mandamentos” (Jo 14.15). Conta-se a história do noivo que sempre dizia à sua noiva que a amava, só que um dia ela lhe fez a seguinte pergunta: você de fato me ama? Sim, respondeu ele. Em seguida a noiva disse: então, vamos nos casar? Ele respondeu: claro que te amo meu amor, mas, compromisso agora não! A pergunta é: aquele noivo realmente a amava? No casamento a noiva diz sim para o noivo, no batismo você diz sim para Jesus. Obediência, amor e compromisso sãos características dos salvos.

 

 

CONCLUSÃO: Se hoje você partisse para a eternidade para onde iria a sua alma? A Bíblia diz: “quem crer e for batizado será salvo.” Portanto, é hora de despertar e expressar obediência, compromisso e amor a Cristo descendo o quanto antes às águas do batismo!

 

 

 

 

#############################################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: DISCIPLINA PARA UM ANO DE SUPERAÇÃO

 

TEXTO: Provérbios 16.1-3

 

QUEBRA-GELO: O ano passado trouxe algum aprendizado a você?

 

INTRODUÇÃO: Seja honesto, no início do ano passado você nem imaginava o que viria pela frente em 2020, concorda? Se você antecipasse tudo o que o ano lhe espera muitas coisas seriam evitadas e também muitos benefícios seriam obtidos. Porém, saber o futuro, não cabe a nós, mas ao Senhor. Se o ano passado nos ensinou algo, foi estarmos prontos para esperar o inesperado e, estar disposto a recriar e se adaptar a um novo normal. Ao olharmos adiante, como deveríamos nos portar diariamente para um 2021 de vitórias e superação? Traçar alvos e metas é bom, ter um bom planejamento é básico, mas, acima disso devemos assumir um compromisso conosco mesmos de sermos disciplinados nas coisas do Senhor. Vejamos cinco atitudes básicas para um ano de superação:

 

 

1 – LER A BÍBLIA TODOS OS DIAS – Sl 119.11, 105, 130 – Mt 22.29 – Is 5.13

 

“Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!” (Sl 119.97). Há duas importantes revelações neste versículo: a primeira é o amor do salmista pela Palavra de Deus. Você precisa amar as Escrituras, desejá-la todos os dias. Nela está contida a vontade do nosso Criador. Amar as leis do Senhor é um princípio de vitória. Esse amor nos levará à segunda revelação, que é a importância de meditar Nela todos os dias. Isso significa que ela fazia parte da vida do escritor, de seu dia a dia, de seus aprendizados, de seus planos, de suas decisões, etc. Agindo dessa forma você irá colher diariamente os benefícios para uma vida vitoriosa.

 

 

2 – ORAR TODOS OS DIAS – 1Ts 5.17 – Mt 6.6 – Lc 11.9-10

 

O Espírito Santo é o guia por excelência dos filhos de Deus (Rm 8.14). Ao ler a Bíblia e orar todos os dias você irá aumentar a sua intimidade com Ele e naturalmente se alinhará aos Seus propósitos. Uma caminhada cristã de superação precisa de oração diária. A oração é a chave das mudanças e do planejamento. Não faça nada sem orar. Não fique sem fazer nada depois de orar porque algo vai fluir. Seja disciplinado à leitura da Palavra e à oração todos os dias e você estará seguro diante de qualquer situação inesperada.

 

 

3 – FALAR DE JESUS TODOS OS DIAS – 2Co 5.20 – 1Tm 2.4

 

É importante falar de Jesus a tempo e fora de tempo (2Tm 4.2). Muita gente não conhece um Jesus vivo, que nos ama e quer reconciliar-nos com o Pai (1Tm 2.4-5). Nós somos a carta aberta para levar Jesus às almas aflitas (2Co 3.2-3). Somos a esperança da glória (Cl 1.27). Ao falar de Jesus você tem um aliado muito importante, o Espírito Santo. Lendo a Bíblia e orando todos os dias você não terá dificuldade alguma de falar de Jesus às pessoas.

 

 

4 – ESPERAR UM MILAGRE TODOS OS DIAS – Sl 86.10-11 – Hb 11.6

 

Fé não é “vontade”, é “certeza”. Fé não significa “pensamento positivo” nem “desejo” de vitória, mas “certeza” da vitória. A fé nos faz crer no inacreditável, ver o invisível e realizar o sobrenatural. Nada é impossível para Deus (Lc 1.37), e se orarmos com fé o milagre vai acontecer (Mt 21.22). Esperar por esse milagre já é uma atitude de fé.

 

 

5 – ALEGRAR-SE COM AS TRIBULAÇÕES – Mt 5.10-12 – Rm 8.18 – Rm 12.12

 

Deus permite tribulações para nos instruir e não para nos destruir. No reino de Deus não há tribulação desprovida de propósito. Davi disse: “Se ando em meio a tribulação, tu me refazes a vida” (Sl 138.7). Paulo disse: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente” (2Co 4.17-18). Alegre-se ao passar por tribulação porque certamente ela é para seu bem (Rm 8.28).

 

 

CONCLUSÃO - Com esta disciplina diária você estará preparado para um 2021 de superação. Que Jesus o abençoe.

 

 

 

 

 

##############################################################################################################################

 

 

 

 

 

TEMA: O SEU DESERTO VAI FLORESCER

 

TEXTO: Isaías 35.1-10

 

QUEBRA-GELO: Você já orou pedindo para sair do deserto?

 

INTRODUÇÃO: Você já orou ou viu alguém orar assim: “Senhor me tira do deserto”? A boa notícia é que a partir de hoje você não precisa mais orar assim! Porque é tempo de romper e uma vez rompendo é o deserto que vai ter de sair de você!

 

 

01 – SEU DESERTO ESTÁ NO FIM – Is 35.1-2

 

No deserto tem areia, calor e frio. Deserto fala de escassez, sequidão, fadiga, medo, fome, sede, vazio, desespero, morte e ausência de vida. Quantas vidas já morreram no deserto. Qual tem sido o seu deserto? Com a tecnologia de irrigação hoje em Israel há frutas, cereais e flores da melhor qualidade. Porque é uma nação abençoada por Deus e a bênção de Deus faz toda a diferença (Pv 10.22). Deus quer fazer o seu deserto florescer! Tudo o que está estéril, vai florescer! (Is 43.19)

 

 

02 – HÁ UMA PROMESSA PARA VOCÊ, CREIA NELA – Is 35.5-6

 

Os olhos dos cegos se abrirão e eles verão! Os ouvidos dos surdos se abrirão, serão destapados! Deus pode mudar a sua história! Veja Gênesis 21.8-19 – Agar e seu filho Ismael após expulsos, foram para o deserto. Sem comida e água, ela se afasta para não ver a criança morrer. “Então Deus lhe abriu os olhos, e ela viu uma fonte. Foi até lá, encheu de água a vasilha e deu de beber ao menino” (Gn 21.19-NVI). Qual era o problema do momento? A sede, a falta de água, o desespero. Um pouco d’água já seria a solução, mas, Deus deu uma fonte! Qual o método? Abriu-lhe os olhos. A razão? Deus ouviu o choro do menino. Por que Deus ouviu o choro do menino? (Gn 21.15). Porque ele era filho de Abrão e estava debaixo de promessa. Você aceitou Jesus, você também é filho de Abraão e está debaixo de promessa! (Gl 3.7; Rm 4.16; Rm 9.6-8). Deus quer abrir teus olhos!

 

 

03 – ASSUMA SUA AUTORIDADE EM JESUS E CONFESSE A VITÓRIA – Is 35.4-6 – Pv 18.21

 

O Senhor manda dizer aos desalentos de coração, aos desanimados, aos enfraquecidos, não temais, sede fortes. O primeiro passo para você mudar o seu deserto é ter a fé de Abrão e crer nas promessas. Declare de todo o seu coração: “o meu deserto florescerá!” O aleijado vai pular, dançar, correr e avançar. A língua dos mudos cantará de alegria. – Analisemos: língua desprendida fala de autoridade no nome de Jesus, confissão de vitória, lábios que glorificam a Deus e cantam louvores da vitória (Hb 13.15). Você representa Jesus na terra e Jesus te representa no céu. Tudo que pedimos no nome de Jesus Ele faz para a glória de Deus (Jo 14.13). Qual é o seu deserto? Ore, creia e declare a vitória em nome de Jesus. Glorifique e confesse a vitória. Não permita que suas palavras anulem a sua fé. Deus promete e quer fazer o seu deserto florir. Você crê?

 

 

CONCLUSÃO – Qual tem sido o seu deserto? Chegou o seu dia e a sua sorte vai mudar! Declare de todo coração: Hoje a minha vida vai mudar, confesso que sou filho(a) de Deus e que o Espírito Santo abrirá os meus olhos para a me conduzir a uma vida de vitória. Vou glorificar o nome do Senhor e o meu deserto vai florescer!

 

 

 

 

##############################################################################################################################

 

 

 

 

 

TEMA: VENCEDORES ANDAM DE CABEÇA ERGUIDA

 

TEXTO: Salmo 3.3

 

QUEBRA-GELO: Compartilhe pelo menos uma vitória do rei Davi.

 

INTRODUÇÃO – O rei Davi é um exemplo de vencedor, ele sofreu perseguições, passou por provas e lutas, mas Deus estava sempre com ele e lhe dava vitória (1Cr 18.6). O Diabo quer nos abater, mas Deus deseja a nossa vitória e quer nos ver sempre de cabeça erguida. O ser humano foi feito para andar de cabeça erguida. “Quem olha para cima, deixa as preocupações para baixo”. Não se abata com os problemas, não se desespere com as situações, levante a cabeça porque Deus quer te ver de bem com a vida. Assim como Davi, você nasceu para vencer.

 

 

1 – O QUE DEUS ERA PARA DAVI?  – Sl 3.1-3 – Sl 28.7

 

No salmo “três” Davi expressa a sua confiança em Deus num momento em que fugia de seu filho Absalão. Que situação triste para um pai. Nesse momento ele busca a Deus e abre seu coração citando as lutas contra seus inimigos, e que agora vindo da própria família. Todavia, Davi olha para cima e declara o que Deus era para ele: a) Um escudo (2Sm 22.1-4); b) A sua glória; c) Aquele que exaltava a sua cabeça. – O que Deus é para você?

 

 

2 – O QUE DAVI ERA PARA DEUS? – At 13.22 – Mt 5.8

 

Deus mandou o profeta ir a casa de Jessé e escolher um dos seus filhos como o futuro rei de Israel. Eliabe, o mais velho, era o destaque da família, porém, o Senhor disse a Samuel: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração” (1Sm 16.7). Lá no campo, junto às humildes ovelhas, Deus já havia visto um homem puro, segundo o Seu coração. Davi tinha um coração de servo, fiel, confiante, e de um verdadeiro adorador (Jo 4.23).

 

 

3 – DEUS NOS FAZ ANDAR DE CABEÇA ERGUIDA – Lv 26.12-13 – Mq 7.18-19

 

Davi pecou, mas, arrependeu-se, clamou por misericórdia e o Senhor o perdoou. O Egito simboliza a escravidão do pecado. Deus quer viver em nosso meio, quer nos libertar do pecado e ser nosso Senhor e Rei. O jugo do pecado nos faz andar curvados olhando para baixo, para uma vida de derrota. Cristo nos faz olhar para o alto (Cl 3.1-2). Que o Senhor veja em você um coração como o de Davi, fiel e temente a Ele (Sl 139.23-24).

 

 

CONCLUSÃO – Não importa aonde e nem como você está, o que importa é que o Senhor é quem exalta a sua cabeça. Ele exaltou a cabeça de Davi, um homem segundo o Seu coração. Ele quer exaltar a sua cabeça também, confie e olhe para o Alto, porque em Cristo Jesus você é mais que vencedor (Rm 8.37). E vencedores andam de cabeça erguida.

 

 

 

 

###############################################################################################################################

 

 

 

 

TEMA: OS VENCEDORES SONHAM SEMPRE

 

TEXTO: Gênesis 37.1-11

 

QUEBRA-GELO: Quais são os seus sonhos como um(a) vencedor(a)?

 

INTRODUÇÃO – Sempre que pensamos em sonhos da Bíblia logo falamos de José do Egito. Com base na linda carreira de José, para sermos um vencedor, assim como ele foi, é preciso fazermos algumas reflexões importantes:

 

 

1 – SONHO SEM EXPERIÊNCIA – Rm 8.28

 

É possível conseguir o emprego dos sonhos sem ter experiência profissional? Quanto maior o sonho, maior o preço! “Sonhos são gratuitos, transformá-los em realidade tem um preço.” Somos o único ser criado por Deus com a capacidade de sonhar, portanto, Ele quer que tenhamos sonhos. Visões e sonhos são a linguagem do Espírito Santo. Deus colocou um grande sonho no coração de José, mas ele teve que passar pelo processo da experiência para chegar lá.

 

 

2 – EXPERIÊNCIA SEM SONHO – Gn 37.12-28

 

Você acredita que José do Egito, ao ter o sonho de Deus, aceitaria seu destino sabendo do caminho que iria atravessar? Não é porque a vida lhe negou um desejo que você vai desistir dos seus sonhos. Não desista! Não jogue fora seus sonhos em um momento de frustração, desânimo ou cansaço. Mantenha os olhos no prêmio! As experiências servem para o nosso crescimento. Mesmo sendo de família rica, José foi vendido pelos próprios irmãos como escravo. Depois, traído e injustiçado na casa de Potifar, e ainda, esquecido por seu amigo por dois anos lá no cárcere. No entanto, de que adiantariam as experiências se houvesse desistido do seu sonho? Confiante em Deus José perseverou e finalmente chegou ao seu propósito, o trono do Egito.

 

 

3 – SONHO COM EXPERIÊNCIA – Gn 41.38-44

 

Você não conhecerá nenhum líder extraordinário e bem sucedido que não tenha tido um grande sonho, todavia, qualquer sonho dado por Deus precisará Dele para ser realizado. Veja a experiência de Pedro: numa noite Pedro não pescou nada, no dia seguinte fez a maior pesca da sua vida porque obedeceu a voz de Jesus (Jo 21.3-6). Sua melhor fase pode vir depois da maior frustração, o segredo está em reconhecer e obedecer a voz do Mestre. Sonho com experiência tem tudo para se concretizar. Como estão os seus sonhos? Você nasceu para sonhar!

 

 

CONCLUSÃO – “Os vencedores sonham sempre”. Quantos tinham sonhos, mas ainda não tinham a experiência; outros conseguiram a experiência, contudo perderam os sonhos. Os vencedores são aqueles que sonham e nunca desistem. Estes estão sempre dispostos a pagarem o preço da experiência até chegarem ao propósito. Lembrando que Deus quer que sonhemos e é Ele que coloca os sonhos no nosso coração. Porém, Ele não quer ser excluído dos nossos sonhos!

 

 

 

 

 

###############################################################################################################################

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo