Fortaleza -

DEVOCIONAL: Amigo

Amigo…

O que é um amigo? Quais são suas características? Estas e outras são perguntas que constantemente pairam sobre minha mente pensante.

Sabendo eu que está tão difícil encontrarmos um amigo que de fato seja amigo, é que fui motivado a escrever este texto nessa tarde de quarta feira quando pensava acerca da grande necessidade que temos de sermos e termos amigos que sejam como irmãos, pessoas a quem possamos desabafar, brincar, caminhar, confiar, dialogar, abraçar e ser abraçado sem pretensões algumas que não sejam a própria amizade.

Percebo a cada momento que falar sobre esse assunto se torna cada vez mais raro, como raro andam os amigos verdadeiros, porém, é o que desejo aqui fazer.

Quais são, portanto, as características de um amigo verdadeiro?

Ei-las:

O amigo jamais decepciona! Mesmo quando suas expectativas em relação àquele para quem dedicara sua amizade lhe conduz ao inesperado.

O amigo sofri ombreado ao outro; Lhe dispensa tempo mesmo quando não há tempo; carinho quando os sentimentos estão abalados e esperança quando as desesperança aplaca diante das demais buscas a sua volta,  e mesmo quando tudo e todos estão totalmente desfavoráveis a tal realidade.

O amigo percebe a dor do outro quando ela parece imperceptível e se torna indivisível aos olhos.

Ver as pequenas possibilidades de conduzir em seus braços até mesmo quando o que se tem a conduzir aparentemente está intransportável.

O amigo senti a dor do coração e não simplesmente da percepção; Senta-se ao lado para dar-lhe colo, afeto e lhe proporciona ajuda quando o ajudado não encontra em si forças suficientes para si auto ajudar.

O amigo verdadeiro é assim – vai até o fim mesmo que o fim não tenha fim em si mesmo tornando-se um “quase eterno”; Chora quando as lágrimas servem de remédio para a alma do corpo ferido; Geme diante da dor gemida pelo próximo e consola com abraços diante da inexistência de palavras de consolo. Todavia, o amigo celebra a alegria de ver a satisfação do espírito pronto e contente do amigo-amigo.

O amigo-amigo está difícil mais ainda se consegue encontrar em uma das estações da vida.

Fortaleza, 04 de julho de 2007

Mário Eugênio

 

 

___________________________________________

 

 

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Comentários Encerrados.

Busca na Bíblia
Patrocinadores

Voltar ao Topo