Fortaleza -

MORREU NA MADRUGADA DESTA QUINTA FEIRA PASTOR PRESIDENTE DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS (TEMPLO CENTRAL) DO CEARÁ

 

(Pastor Bastos a esquerda)

 

MORREU NA MADRUGADA DESTA QUINTA FEIRA PASTOR PRESIDENTE DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS (TEMPLO CENTRAL) DO CEARÁ

 

Faleceu na madrugada desta quinta feira (03.06.10), o Pastor Sebastião Mendes Pereira, mas conhecido como pastor Bastos, em decorrência de complicações em sua saúde. O mesmo já estava internado por mais de uma semana, devido alguns problemas pulmonar.

Hoje (quinta feira), por volta das zero horas, depois de algumas tentativas de reanimá-lo após uma parada cardíaca, os médicos confirmaram o falecimento do pastor Bastos.

Pastor Bastos tinha Formação teológica e ministerial e, era pastor presidente do Ministério Templo Central Assembléia de Deus – Ceará há 24 anos.

____________________________________ 

Nós que fazemos a Assembleia de Deus Caminho da Graça desejamos nos solidarizar com a família desse homem que foi um marco na história do Ceará, deixando para todos nós um grande exemplo de vida e dedicação pelo Reino de Deus e sua Palavra.  

Nossa oração e suplicas é no intuito de que Jesus Cristo venha consolar a esposa do Pastor Bastos, bem como, todos os seus filhos, netos e toda sua parentela, assim como também, toda a igreja, que nesse momento, com certeza está chorando a perda de mais um daqueles que ficarão reconhecidos como desbravadores do Evangelho de Jesus Cristo aqui no nosso Estado, entretanto, nos alegramos em saber que ele hoje, já está entre aqueles que alcançaram uma maior glória. 

Fortaleza, 03 de junho de 2010 

Pr. Mário Eugênio

___________________________________

  

 Biografia:

 

Sebastião Mendes Pereira, mais conhecido como pastor Bastos, nasceu no dia 03 de maio de 1921, na Praia de Iracema, Fortaleza – CE, sendo seus pais Abel Mendes Pereira e Francisca Barbosa Pereira; tinha 15 anos quando, através de um tio seu, que era evangélico, chegou em suas mãos um exemplar do Novo Testamento, que foi lido avidamente de Mateus a Apocalípse, leitura esta que deixou no jovem intenso desejo pela leitura de toda a Bíblia. Certo dia, ao passar pelo mercado central, viu um cidadão vendendo Bíblias, comprou uma por cinco mil réis, lendo-a em um pequeno espaço de tempo, convertendo-se à Cristo através da leitura deste maravilhoso livro.

Como nunca assistira a um culto evangélico, foi convidado por seu tio Vicente Marcelino Pereira para ir a Assembleia de Deus, na rua Tereza Cristina, 673, no dia 10 de abril de 1938, culto que foi dirigido pelo pastor José Teixeira Rego, tendo como pregador oficial o missionário Orlando Boyer, que discorreu sobre o Salmo 1º. Feito o apelo pelo pastor Teixeira Rego, o nosso irmão Bastos que ainda não tinha dezessete anos, aceitou publicamente ao Senhor Jesus como Salvador pessoal de sua vida.

Ao voltar para casa, encontrou o seu pai sumamente irado, pois sabia que o filho agora era crente, e o mesmo procurou surrá-lo e pô-lo fora de casa, passando nosso irmão Bastos por muitos sofrimentos e provações, mas com muita humildade e resignação a tudo suportou, orando intensamente por seus pais, os quais se renderam a Cristo um ano depois.

Irmão Bastos desejava ardentemente ser batizado nas águas, e no dia 1º de maio de 1938 haveria um batismo, na inauguração do tanque batismal, mas seu pai não o deixou sair de casa nesse dia. Porém, no dia 31 de julho do mesmo ano, ele foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, na sede do Templo Central, a rua Tereza Cristina, 673, pelo dinâmico presbítero e vice-presidente da igreja, João Olegário Rodrigues. O Senhor Jesus o batizou com o Espírito Santo no dia 29 de julho de 1939, e neste mesmo ano começou a cooperar ativamente no trabalho do Senhor, passando no dia 17 de dezembro a lecionar em uma classe da Escola Bíblica Dominical.

No dia 05 de maio de 1940, foi designado para a função de tesoureiro da então congregação de Mucuripe, hoje Varjota e, com a transferência do pastor Antonio Gomes Barbosa para pastorear a igreja de São Luis do Curú, irmão Bastos assumiu interinamente e depois definitivamente a direção da congregação em Varjota. Convém salientar que o pastor Bastos dirigiu como solteiro a congregação, casando-se posteriormente com a senhorita Teresinha Félix Pereira, crente no Senhor Jesus, desde os 9 anos de idade e que fora sua aluna da Escola Bíblica.

No dia 9 de setembro de 1948,por designação do pastor Teixeira Rego, foi consagrado ao diaconato, e no dia 22 de novembro de 1951, foi autorizado evangelista, sendo enviado a pastorear a Igreja em Betania, Itapipoca-CE, cargo que assumiu no dia 1º de dezembro de 1951. Exercendo sua nova função, agora no interior, esforçou-se sobremaneira para atender as grandes dificuldades espirituais e, muitas vezes, materiais, do enorme campo que estava sob sua responsabilidade. Sob sua gestão foram construídos os templos em Buritizal, Moitas e Trairí, sendo também fundador do trabalho em Itapipoca, onde comprou um grande terreno para a construção de um belo templo. Reformou a sede em Betânia, e viajando a cavalo visitava os irmãos mesmo nos lugares mais distantes, realizando outros importantes trabalho, tendo o reconhecimento dos irmãos pelo sério trabalho e dedicação.

Em 1953, por ocasião da convenção estadual realizada em Fortaleza, foi consagrado a pastor, em cerimônia oficiada pelo pastor José Teixeira Rego e o missionário Nels Nelson, na tarde de 6 de setembro.

Depois de 9 anos de profícuo pastorado em Betânia, foi convocado pelo missionário Nels Nelson e o ministério local para servir ao Senhor Jesus na Igreja em Fortaleza-CE, aqui chegando no dia 22 de dezembro de 1960. trabalhou um ano com muito esforço e dedicação com o pastor Armando Chaves Cohen e, com a saida deste para Belém do Pará, ficou ao lado do pastor Emiliano Ferreira da Costa, trabalhando como co-pastor e vice-presidente da Igreja. E, com a partida do pastor Emiliano para a Glória, no dia 1º de maio de 1985, assumiu a presidência da igreja e da convenção estadual.  

 

________________________________________________

Print Friendly
Compartilhe com seus amigos!

Comentários Encerrados.

BANNERS

Voltar ao Topo